Áreas MARKETING

Se você quer se tornar um gestor de marketing, então precisa saber disso!

10 de dezembro de 2019

Todo gestor de marketing precisa saber qual o seu papel dentro da empresa assim como o que é esperado no dia a dia da profissão. Saiba mais aqui!

Faz alguns anos que o mundo despertou para o papel estratégico do marketing a qual promete ser uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho na próxima década. 

Dentre as diversas vertentes que existem dentro do segmento, o gestor de marketing destaca-se por possuir um papel estratégico e adequar os produtos ou serviços às necessidades e linguagem do público alvo.

Também está dentre as funções, manter-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e sociais e outros índices que podem impactar no seu mercado de atuação. 

Aqui nesse post, você vai saber mais sobre a profissão de gestor de marketing, como funciona a rotina, sua principais atribuições e outras informações que você precisa saber. Confira. 

Como funciona o dia a dia do gestor de marketing? 

Marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor. E para isso, é importante conhecer a fundo o público-alvo. O gestor de marketing é exatamente quem vai coletar todas as informações que influenciam o processo de compra do consumidor. Depois disso, estratégias de vendas que influenciam na tomada de decisão.

Isso inclui analisar o mercado no qual está inserido, realizar pesquisas de comportamento do consumidor, levar em conta as tendências da economia, demografia, idade e gênero por região. Além disso, o profissional deve levar em consideração fatores externos como: 

  • avanços tecnológicos; 
  •  mudanças culturais; 
  • ambiente ecológico ou natural; 
  • fornecedores e concorrentes. 

Com isso em mãos, o gestor de marketing pode pensar em como aumentar as vendas de produtos e serviços por meio do engajamento social, boa comunicação com o público e inovação. 

Quais as atribuições de um gestor de marketing?

Como você pode reparar acima, são muitas atribuições de um gestor de marketing e normalmente, existe uma equipe qualificada para conseguir lidar com as tarefas e desafios. 

Um dos maiores desafios dessa função é ser um bom líder, o que inclui conhecer seus colaboradores e aprender a explorar as potencialidades de cada um de forma positiva. Mas, claro, não adianta ter qualidade se as pessoas não estiverem comprometidas e engajadas com sua forma de liderar. 

Assim, é possível determinar qual profissional é o mais qualificado para executar determinada tarefa. Além disso, o gestor de marketing precisa saber como oferecer liberdade e autonomia para que outras pessoas resolvam determinados tipos de situação. 

Dentro desse contexto, o gestor de marketing precisa saber organizar as atividades, o cronograma, a condução das pesquisas e definir os indicadores para acompanhar os resultados das ações. E tornar tudo mais produtivo e eficiente.

O que acha de começar uma especialização em marketing e tornar-se um profissional desejado pelo mercado? Entre aqui e conheça o nosso curso!

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.