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Hoje em dia, uma das funções mais determinantes dentro de uma empresa é a do gestor de projetos. Ele é o responsável pela administração de todo o processo de um projeto, levando-o da estaca zero até o resultado final.
Mas quais são as tarefas que, de fato, ficam na mão do gestor de projetos? E quais habilidades alguém tem que ter para se tornar um? Confira a resposta no texto de hoje!
Apesar de toda a equipe estar envolvida e precisar fazer sua parte para que um projeto dê certo, o gestor de projetos é o responsável principal pelo sucesso dessa jornada. Para isso, ele deve tomar a frente em várias tarefas.
Algumas das principais funções do gestor de projetos são:
Definir o projeto, desenvolver um cronograma e determinar o orçamento necessário são tarefas do gestor. Na definição do projeto, ele deve deixar claro quais são os objetivos, os riscos, a abordagem e todos os detalhes possíveis para que o trabalho da equipe tenha sucesso.
Um bom conhecimento em mapeamento de processos, pode tornar a organização de um projeto muito mais eficaz e trazer resultados melhores.
Depois de dar início aos trabalhos, o gestor de projetos deve gerir o cronograma, garantindo que todas as tarefas são atribuídas às pessoas certas e estão sendo entregues a tempo, sem deixar que nada fuja do orçamento. Se for necessário alterar algo, ele também se responsabiliza pela entrega da alteração.
O gestor deve ficar de olho nos resultados para obter métricas apropriadas e ter uma visão do progresso do projeto, garantindo que ele está indo na direção desejada.
Muitos problemas podem surgir no caminho do projeto – erros em alguma tarefa, atrasos na entrega, conflitos entre a equipe etc. O que o gestor deve fazer é encontrar esses problemas e resolvê-los da melhor maneira possível.
Da mesma forma, ele deve ficar atento para que os possíveis riscos do projeto fiquem sob controle e não atrapalhem o andamento do trabalho.
A comunicação entre uma equipe é essencial para assegurar que todos sabem o que deve ser feito e quando deve ser feito. O gestor de projetos fica responsável por sempre divulgar informações que sejam relevantes para o trabalho e garantir que todos estejam bem informados.
Mesmo que motivação seja algo que depende mais do interior do indivíduo do que de influências externas, o gestor de projetos pode ajudar seus colaboradores a se sentirem mais animados. Compreender a equipe, conhecer os pontos fortes de cada um e trabalhar para que todos mostrem seu melhor desempenho é uma forma de incentivar o entusiasmo.
Muitas vezes, o gestor precisa cumprir tarefas que não são, necessariamente, de sua responsabilidade. Porém, em situações em que é preciso cumprir um prazo urgente ou em que uma tarefa simples fica no caminho da equipe, ele pode tomar a frente e resolver o problema.
Em outras palavras, ainda que o gestor de projetos não faça todas as tarefas, ele é o responsável pela realização de todas elas. Sua função é garantir que nada impeça o progresso do trabalho dos colaboradores e que tudo será entregue no momento e da maneira que deve ser.
Como é possível perceber, ser um gestor de projetos exige muita responsabilidade. Porém, também exige certas habilidades e aptidões que podem facilitar muito o dia a dia do profissional.
Entre elas, estão:
Ser um gestor de projetos é assumir um cargo de muitas responsabilidades e saber conjugar todas as suas tarefas de acordo com o caminho que o trabalho da equipe deve seguir. Para isso, é preciso muita organização, uma excelente comunicação e habilidades de liderança.
Mas o mais importante para garantir o sucesso nessa área é ter a formação adequada. Afinal, os estudos são essenciais para se adquirir as capacidades de gestão necessárias.
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