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Prepare-se para o mercado de trabalho e veja quais são as 10 habilidades requisitadas pelos profissionais do futuro.
O mundo está mudando em uma velocidade inacreditável. As tecnologias possibilitaram o avanço em tantas áreas, eliminando barreiras e transformando as relações humanas.
Devido a esse novo cenário, é possível afirmar que o que era valorizado antes, em relação ao mercado de trabalho e a força produtiva, hoje em dia não é mais. Atualmente, existem diversos caminhos dentro da atuação de carreira.
A liderança tradicional não funciona mais. Novos papéis e métodos ágeis são fundamentais para ter sucesso. As pessoas buscam novas formas de aprender e adquirir habilidades em consonância com a realidade contemporânea. Tudo mudou.
Aqui nesse post, vamos falar mais sobre essa transmutação do mercado de trabalho e de como algumas habilidades, antes conhecidas, tornaram obsoletas abrindo espaço para outras.
A pesquisa Re:Trabalho 2020, conduzida em uma parceria entre a Tera com a Scoop&Co e Época Negócios, investigou o impacto da tecnologia nas pessoas e organizações – e como esses fatores vêm definindo o futuro do trabalho. Desse compilado de informações, surgiram alguns insights norteadores sobre o que se espera das novas gerações.
As habilidades não técnicas, conhecidas como ‘soft skills’, agora são chamadas de ‘essential skils’ tamanha a notoriedade que alcançaram dentro das empresas. Adaptabilidade, colaboração, criatividade e persuasão destacam-se. Fora isso, 73% das pessoas acreditam que a autogestão dos colaboradores é o caminho mais inteligente para atingir objetivos de forma rápida.
Por outro lado, 39% das pessoas afirmam que suas empresas já aplicam métodos ágeis e 88% das pessoas se sentem confortáveis em fazer alinhamentos diários com a equipe. Outro ponto de destaque é que 84% das pessoas acreditam que é necessário investir em novas formas de aprender, destacando a importância de sermos autodidatas.
Então o mercado de trabalho está mudando rapidamente, o que significa que em um curto espaço de tempo, os profissionais terão que desenvolver habilidades e serem polivalentes para entregarem com excelência seu produto ou serviço.
Para você antecipar-se e ficar por dentro, destacamos abaixo quais são as 10 habilidades essenciais para quem queira destacar-se no futuro.
Ser adaptável às mudanças é algo requisitado pelas empresas. Faz sentido, afinal, se o mundo está cada dia mais dinâmico é natural que as empresas queiram profissionais resilientes e com alta capacidade de adequar-se aos novos cenários.
Essa habilidade de enfrentar as incertezas e transformá-las em desafios proporciona aos profissionais grandes oportunidades de ascensão.
Para isso, é fundamental desenvolver uma mentalidade resiliente, ajustável e sagaz para superar os desafios com criatividade e inovação.
Uma nova roupagem do trabalho em equipe, a colaboração é uma das habilidades que se destacam. Isso significa propor soluções para melhorar a rotina de trabalho de todos, ter empatia com o próximo, demonstrar boa vontade, responsabilidade, determinação e comprometimento.
Os profissionais colaborativos são peças fundamentais para enfrentarem os desafios do mercado competitivo, porque antecipam o problema e o tratam imediatamente, impedindo prejuízos.
Antes subestimada, a criatividade ganhou espaço dentro das empresas a ponto de ser requisitada. A lógica é de que é importante ter domínio técnico sobre uma determinada área – como também é de igual interesse que o profissional traga ideias novas, técnicas atualizadas, conhecimentos multidisciplinares para formar um embasamento mais sólido.
É atrativo para as empresas ter profissionais de formações diferentes trabalhando em conjunto. Tanto para enriquecer a troca de conhecimentos quanto para criar experiências. E a criatividade entra nesse pacote. Por isso, é esperado que a maioria das pessoas procure por cursos, oficinas e workshops que as estimulem a despertar o lado criativo.
A capacidade de defender uma ideia de maneira clara, sem elevar a voz ou ofender as pessoas, é mais demandada. Mais do que isso, provar seu ponto com dados e informações fundamentadas é o mínimo esperado. Isso é persuasão.
Algumas pessoas relacionam essa habilidade com vendas e manipulação, um mito que precisa ser desconstruído. Segundo o dicionário, essa palavra significa convicção. E, em um mundo existem inúmeras maneiras de coletar dados e interpretá-los, já passou da hora de criar certezas fortemente estabelecidas com embasamento.
As metodologias ágeis foram criadas para maximizar o trabalho das equipes de projetos e os resultados gerados aos clientes. E, como vimos acima, são aplicadas em quase metade das empresas atuais.
Dentro do manifesto ágil, espera-se a colaboração de todas as partes envolvidas no projeto e um bom líder precisa acreditar na equipe, estimular a comunicação pessoal, priorizar atividades e manter um ritmo contínuo e cíclico.
Isso só é possível com a habilidade de liderança. O líder do futuro deverá ter o equilíbrio entre o ser e o dever, uma pessoa sensível que consegue ver além das aparências com atitude de compreensão. Dessa forma, o comportamento de um bom líder irá provocar engajamento e entusiasmo de sua equipe.
O controle das emoções é uma habilidade muito valorizada nos profissionais. Nos dias de hoje isso é cobrado, no futuro, certamente será muito mais.
O equilíbrio emocional permite que o profissional enfrente a adversidade e não se desestruture, habilidade importante para resolver a grande demanda de problemas.
É considerado, pelos gestores de Recursos Humanos, como a competência do século XXI e com tendência de intensificar ainda mais no futuro. Existem empresas que testam candidatos em situações de tensão, para avaliar a habilidade de como se comportam sobre pressão. Não basta considerar apenas o intelecto, é fundamental avaliar as condições emocionais do profissional.
Ter conhecimento sobre si próprio a ponto de saber a duração de cada tarefa desempenhada, seus picos produtivos, quanto consegue absorver de informações e em quanto tempo aplica-se um conhecimento novo, na prática, é em suma, o que chama-se autogestão.
Os superiores não querem gastar tempo cobrando ou ensinando uma pessoa sobre seus limites. Um profissional que tenha autoconhecimento de suas fraquezas e forças possui controle de suas emoções, e assim, consegue reduzir os impactos das situações e garantir uma autogestão contínua.
As empresas buscam profissionais alinhados com a tendência de mercado. Será considerado um profissional diferenciado, aquele que tiver qualificação e experiência em seu currículo.
Sabemos que nem sempre é fácil conciliar o profissional e ter disponibilidade para especializações. Porém, é um desafio que todos os profissionais são obrigados a contornar, para não colocar seu emprego em risco, por um melhor capacitado.
Por isso que um profissional autodidata, que tenha a habilidade de aprender sozinho, ganha espaço. Existem novas formas de aprender, como a EaD, que abrem verdadeiras portas e possibilidades de adquirir conhecimentos – mantendo-se atualizado na sua área.
Criar um bom relacionamento com a comunidade, parceiros, pessoas envolvidas na cadeia assumiu uma importância maior nos dias atuais. Nunca foi tão válido cultivar relações interpessoais sólidas e duradouras para ajudar no crescimento do negócio.
Sem contar que o sucesso está atrelado a uma interação cordial entre os profissionais. Assim, criar relações e construir uma teia, na qual a comunicação e a troca de experiência sejam produtivas é visto com bons olhos.
Por último, vamos falar sobre uma habilidade antiga que ganha novas interpretações: ser inovador. Não é obrigatório ser especialista em TI, porém o profissional deve se atentar aos avanços da tecnologia. É importante saber dominar as ferramentas incipientes e estar atento às novidades.
Destaca-se aquele que sabe manusear as informações, adaptar-se facilmente às mídias sociais, ter conhecimento de computação em nuvem, interesse pelas novidades da internet e estar apto para trabalhar com celular e tablet.
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