Áreas FINANÇAS

Como o PIX influencia a gestão financeira da minha empresa?

08 de fevereiro de 2021

Saiba o que é o PIX, como essa tecnologia surgiu e como impactará o dia a dia das empresas. Leia mais aqui!

O que é o Pix? 

É um novo sistema de pagamentos criado pelo Banco Central, colocado em operação em novembro de 2020, para realizar transações financeiras, em segundos, 24 horas por dia e sete dias por semana. 

O Pix é uma tecnologia que chegou para acrescentar segurança, agilidade e competitividade no dia a dia das pessoas e, consequentemente, das organizações. 

O coordenador do MBA USP EAD Gestão de Tesouraria Corporativa FEARP, professor doutor Marcelo Botelho explica: a tecnologia vai revolucionar a maneira como as pessoas fazem e recebem os pagamentos.

Segundo o professor, a tecnologia já é usada em países da Europa e na China e vai impactar, principalmente, os pequenos empreendedores e empresas que planejam alugar ou adquirir uma máquina de cartão. 

Aqui neste post, vamos nos aprofundar no conceito do Pix, comentar o que muda para o mercado financeiro, como afeta as transferências bancárias e como as empresas serão impactadas. 

Vamos lá? 

A criação do PIX 

O Pix foi criado com o intuito de acelerar a digitalização dos pagamentos no Brasil e paralelamente aumentar a competitividade dos serviços financeiros. 

A ideia é basicamente inserir no mundo digital todos os pagamentos feitos entre pessoas, empresas e o Governo. 

Na prática, o Pix permite transações em tempo real, sem que haja intermediários, mesmo entre contas de diferentes instituições. 

Isso se dá devido ao seu sistema de chaves que podem ser: CPF, Telefone, Email ou uma Chave aleatória, que dão a permissão para uma pessoa realizar a transferência pelo modelo.

Ou seja, não é mais preciso preencher uma vastidão de dados para conseguir realizar uma transação. Simplicidade!

O Pix acaba não somente com o tempo de espera, mas também com as tarifas, que estão presentes nas transações do tipo TEDs e DOCs, por exemplo. 

Em suma, é uma tecnologia que vem para facilitar o pagamento de compras, impostos, boletos, etc. E poderá substituir outros meios como o cartão de débito e o dinheiro. 

Além disso, incentiva a inclusão financeira da população e também acrescenta competitividade no mercado, para que as empresas ofereçam serviços financeiros cada vez melhores e mais práticos.

 

O que o Pix muda para o mercado financeiro?

Uma das principais vantagens do Pix é a redução de custos, uma vez que diminui o custo operacional dos negócios e aumenta a rapidez do recebimento dos pagamentos.

Menos custos podem significar maior margem de lucro para os vendedores e menos gastos para os consumidores. 

Em outras palavras, é uma tecnologia que permitirá que a gestão de fluxo de caixa atinja um novo patamar de eficiência. Esse ponto em particular será extremamente vantajoso para as pequenas empresas. 

Outro benefício é eliminar os intermediários das transações, o que aumenta a liquidez e diminui o custo com tarifas cobradas na rede bancária. 

Essa agilidade dos recebimentos provavelmente acelerará as transações nas empresas.

Assim, é esperado a redução da inadimplência e eficiência no processo de cobrança. 

Por último, o Pix tornará as transações mais seguras, uma vez que serão criptografadas e protegidas pelo sigilo bancário. 

Conclusão 

Outros impactos indiretos do Pix serão pagamento imediato aos colaboradores e fornecedores, melhorando as relações comerciais e aumento na produtividade das empresas. 

Uma maneira de visualizar isso é entender como será mais simples e rápido fazer pagamentos sem precisar digitar dados bancários.

 O mundo está mudando em uma velocidade incrível e quem não se atualizar e conhecer o que está sendo adotado na resolução de antigos problemas vai ficar defasado. Para inteirar-se das novidades e do que anda acontecendo por aí, é interessante especializar-se em finanças, inteligência de mercado, tesouraria e outras ferramentas para conseguir criar planos estratégicos financeiros para toda a organização. Dessa forma, os resultados com certeza serão maximizados.

O MBA USP Gestão de Tesouraria Corporativa FEARP é a pós-graduação para quem deseja adquirir expertise na área e se tornar um profissional com autoridade e destaque no mercado.

O curso é ideal para o desenvolvimento de habilidades de liderança e gestão na área de atuação e com isso, te torna um líder apto para tomar decisões mais inteligentes e se adaptar de forma rápida às mudanças, trazendo resultados extremamente satisfatórios.

 

Comece agora a especializar-se e aumentar seus conhecimentos técnicos e socioemocionais para nova economia e a transformação digital. Faça o  MBA USP em Gestão de Tesouraria Corporativa FEARP e conquiste o mercado! 

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.