Visão estratégica MBA GESTÃO ESTRATÉGICA Institucional Áreas Carreira

O que é visão estratégica e como aplicá-la corretamente em uma empresa

15 de julho de 2022

Hoje, vivemos em um mundo BANI: Brittle (Frágil); Anxious (Ansioso); Nonlinear (Não-linear) e Incomprehensible (Incompreensível).Nesse contexto, as empresas e os profissionais precisam de uma visão estratégica. No caso das organizações, esse tipo de visão alinha as metas dos setores internos com a realidade vivida no mercado em que a empresa atua.

Por outro lado, os profissionais que têm essa habilidade auxiliam as instituições a identificar oportunidades e contornar desafios. Portanto, devido a essa importância, a visão estratégica se posiciona como um diferencial no perfil de um profissional.

Neste artigo, explicaremos melhor o que é a visão estratégica. Mostraremos a sua importância, aplicações e como ajuda na definição de metas empresariais.

Acompanhe os próximos tópicos!

O que é a visão estratégica?

Explicando de forma simples, a visão estratégica é a habilidade de planejar o futuro e definir metas inteligentes para o negócio. Dessa forma, a empresa avança na sua área de atuação sem impedimentos vindos com a ausência de um objetivo claro.

Aplicando na vida profissional, a visão estratégica é uma soft skill (habilidade) muito valorizada. Uma vez que, como dito na introdução, essa habilidade capacita o profissional a direcionar a empresa em bons caminhos mercado. Por isso, os que têm essa habilidade, no geral, ocupam cargos gerenciais ou de liderança.

De acordo com o livro “Planejamento estratégico: conceitos, metodologia e práticas”, escrito por Djalma de P. Rebouças de Oliveira, a visão estratégica pode ser vista também como um conceito. Nesse caso, significa a arte de manusear de modo adequado os recursos disponíveis.

Mas como surgiu esse conceito? A princípio, as empresas o utilizavam nas linhas de produção para elevar o desempenho das fábricas na era industrial. Depois, o conceito passou a ser usado no marketing empresarial com o objetivo de destacar os negócios da concorrência.

Já no século vinte e um, a transformação digital e a gestão baseada em dados fizeram a visão estratégica focar em análises de informações. Sendo assim, as metas e objetivos são definidos com base em dados fornecidos por tecnologias de alto desempenho.

 

Porque a visão estratégica é importante

Segundo o livro “Planejamento estratégico”, de Idalberto Chiavenato, as organizações que se planejam de maneira estratégica se destacam das demais. Essa afirmação mostra como essa habilidade é importante. Por outro lado, a falta dela pode impactar na sobrevivência de uma organização.

De acordo com um estudo realizado pelo Sebrae, 60% dos negócios encerram as atividades nos primeiros 5 anos de existência. Uma das razões é que 55% não têm um plano de negócios bem estruturado. Algo que seria feito com a visão estratégica.

Outro aspecto que mostra a importância da visão estratégica é a adaptação a cenários desafiadores. Recentemente, a pandemia da Covid-19 levou muitas empresas a fecharem as portas por não saberem como enfrentar os desafios.

Isso diferiria caso a visão estratégica já fizesse parte da cultura e da política da organização. Visto que, os gestores começaram imediatamente a realizar uma análise das mudanças, os impactos gerados e quais ações de enfrentamento seriam aplicadas.

 

Como aplicar a visão estratégica no planejamento de sua empresa

Para ter sucesso na aplicação da visão estratégica na empresa, o gestor ou empreendedor precisa adotar práticas eficientes.

Mas quais são elas? A seguir, elencamos as principais.

Ter um objetivo claro e definir metas

O primeiro passo é definir objetivos e metas. Para isso, é importante utilizar a metodologia OKR (objective and key results). Em português: objetivos e resultados-chave). Na prática, um objetivo pode ser escalar as vendas da empresa. Já as metas são os “degraus” para alcançar esse objetivo. Por exemplo:

  • Dobrar o número de clientes em um mês;
  • Reduzir o ciclo de vendas em 30%;
  • Elevar as receitas em 25%.  

Colher informações sobre o mercado 

Para ter sucesso com o planejamento das estratégias da empresa, é necessário também “se debruçar na janela” do mundo empresarial.

Em outras palavras, observar o comportamento do mercado de atuação do negócio. Para isso, existe o conceito de benchmarking que é uma análise estratégica das melhores práticas realizadas pelas organizações do mesmo setor.

O objetivo principal é identificar oportunidades e fraquezas, além de estratégicas que podem ser adaptadas para a realidade da empresa. Quando o benchmarking é bem feito, o negócio entende como atuar de forma inteligente entre a concorrência. Dessa forma, a visão estratégica se instala nas decisões, metas e propósitos da organização.

Fazer um planejamento estratégico detalhado

O planejamento estratégico precisa ser baseado em três pilares: missão, visão e valores. Desse modo, a empresa detalha cada passo da sua trajetória rumo ao alcance dos objetivos. Quanto à missão, significa o motivo ou propósito do negócio existir. Já a visão é o lugar no qual a empresa deseja chegar.

Por fim, os valores se referem às convicções organizacionais. São esses valores que estruturam a cultura e os procedimentos internos, diferenciando a empresa de outras organizações. Esse auto conhecimento é fundamental para entender o posicionamento do negócio no mercado e, então, implantar a visão estratégica.

 

Conheça o MBA Gestão Estratégica da Fundace! 

Por fim, ao observarmos o mercado empresarial, notamos uma crescente exigência por profissionais eficientes em traçar estratégias para as organizações. Sendo assim, os que fazem o MBA USP Gestão Estratégica da Fundace-USP, conseguem boas oportunidades de empregos e chances de conquistar cargos de liderança.

Durante o curso, o aluno aprende sobre:

  • Administração e contemporaneidade;
  • Gestão de pessoas;
  • Estratégia;
  • Controladoria;
  • Finanças de curto e de longo prazo;
  • Finanças estratégicas.

Esses ensinamentos são repassados por professores da FEA-RP/USP — instituição composta por profissionais e docentes que dominam os conhecimentos da área de administração nacional e internacional. Desse modo, os alunos formados são preparados para atuarem de forma eficiente no ambiente corporativo.

O que acha de se tornar um profissional com visão estratégica? Então, conheça agora mesmo o MBA USP em gestão estratégica da Fundace!










Posts relacionados





Fique conectado
Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.