GESTÃO DE PROJETOS

Afinal, o que é gerenciamento de projetos e como é feito?

07 de dezembro de 2017

Gerenciar projetos é uma das atividades essenciais para o sucesso de um empreendimento. Ideias, ações e inovações partem de planejamentos que devem ser muito bem feitos. A capacidade de gerir uma equipe e os recursos necessários deve ser desenvolvida em qualquer profissional que tenha grandes responsabilidades. Mas afinal, o que é gerenciamento de projetos?

A principal característica do projeto é ser um empreendimento temporário. Seu objetivo é aperfeiçoar ou até mesmo criar um novo produto ou serviço em prol do aumento da competitividade e do posicionamento no mercado da empresa ou instituição.

O gerenciamento de projetos não costuma ser fácil, e manter a qualidade durante o passo a passo do desenvolvimento é um desafio imenso para o gestor, que deve manter sob controle o orçamento e a equipe.

Para ajudá-lo a compreender o que é gerenciamento de projetos e tudo o que é necessário para agilizar o seu dia a dia de gestão, preparamos este conteúdo com as principais questões a serem analisadas na hora de montar um cronograma e uma equipe. Siga em frente!

Como é feito o gerenciamento de projetos

Detalhamento das atividades

O primeiro passo para entender o que é gerenciamento de projetos e fazê-lo de maneira eficiente é estabelecer uma metodologia de trabalho e o detalhamento das atividades. Todos os setores da empresa deverão ser abarcados nessa metodologia, com convergência de expertises.

O trabalho deverá ser fluido, e para isso é necessário detalhar o escopo do projeto e o passo a passo a ser percorrido a fim de se atingir os objetivos. Comece pelo que é mais importante e mais propício à realização em um primeiro momento.

A montagem do time

Depois de estabelecer quais os passos para se atingir o objetivo, é chegada a hora de montar um time de execução das tarefas. Vale lembrar que esse time não se restringe aos funcionários da empresa ou instituição, fornecedores e clientes são recursos importantes para o cumprimento da missão e devem ser levados em conta.

O gestor precisa delegar várias das tarefas de acompanhamento, e para isso devem ser escolhidos líderes de processos para as diversas frentes do projeto. Esses líderes devem ter grande capacidade de mobilização da equipe e credibilidade entre os funcionários.

As habilidades necessárias para a execução das tarefas devem estar bem claras, a fim de encontrar as pessoas certas. Também é importante formar uma equipe diversificada e que entenda o que é gerenciamento de projetos. Competências técnicas devem somar-se e diminuir os riscos de erros de execução ou fabricação.

Desenvolvimento do cronograma

O cronograma deverá ser desenvolvido juntamente com a equipe escolhida para executar o projeto. É importante levar em conta o tempo que será necessário para a realização das atividades da empresa, não adianta se perder em vários processos com prazos impossíveis de serem cumpridos. Isso só pode ser medido junto a quem tem experiência de trabalho em ações de cada etapa.

Ao mesmo tempo em que a pessoa decidirá quanto tempo será necessário para realizar a tarefa na empresa, ela vai se comprometer com esse prazo. Se o recurso for externo (no caso de funcionários terceirizados) o custo se relaciona diretamente com o tempo necessário para realizar a tarefa. O cronograma, então, trará o orçamento para compor o valor de investimento no projeto.

O que é gerenciamento de projetos a partir de indicadores?

O monitoramento de cada etapa do projeto visa manter sob controle, entre outras coisas, o custo e o cumprimento de prazos. É necessário mitigar qualquer problema que venha a ocorrer (e eles ocorrem) e que coloque em risco a execução dos processos com qualidade.

Um dos indicadores de problemas é o atraso na execução das tarefas. Outro é o aumento de custos de determinada etapa. Os problemas podem ocorrer pela falta de recursos na linha de produção ou perda de matéria-prima por retrabalhos.

O ideal, nesses casos, é ter sempre um funcionário que possa cobrir outro na função e revisar os documentos relacionados ao processo de execução das tarefas.

Flexibilidade no gerenciamento de projetos

Cuidar de um projeto, seja ele corriqueiro ou inovador, é um trabalho complexo e que exige preparo por parte do gestor. Muitas variáveis entram na conta, e ter flexibilidade para lidar com problemas é fundamental. Mas o plano inicial deve balizar as decisões para que não ocorra a perda de foco das ações.

Há muitas maneiras de entender o que é gerenciamento de projetos e várias metodologias a se usar para conseguir resultados satisfatórios. No entanto, as principais características para ter sucesso nessa missão é saber se comunicar com a equipe, monitorar os indicadores e motivar a todos por meio da integração. Cada participante deve se sentir uma peça essencial para o sucesso da empreitada.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a entender melhor o que é gerenciamento de projetos. Se ficou com alguma dúvida ou se quiser compartilhar alguma experiência, escreva nos comentário!

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.