MBA GESTÃO DE PROJETOS MARKETING

Inovação empresarial: o que é, sua importância e exemplos

20 de maio de 2022

Para que o seu negócio cresça, é fundamental inovar e melhorar continuamente os seus processos de desenvolvimento. Nesse sentido, a inovação empresarial é fundamental. Saiba mais no artigo de hoje!

Com a tecnologia cada vez mais presente no dia a dia das pessoas, a inovação deixou de ser um diferencial e se tornou fundamental para que uma empresa se mantenha no mercado. Nesse sentido, profissionais de diversos segmentos têm buscado maneiras de investir em inovação empresarial, se alinhando com o contexto global.

No entanto, o que pode parecer simples aos olhos dos consumidores se torna um grande desafio para as equipes de marketing, gestão e processos diversos nas empresas. Portanto, é muito importante entender onde o conceito de ”inovação” se aplica e como utilizá-lo dentro de um negócio.

Além disso, são muitos os exemplos de organizações que ficaram para trás devido à ausência dessa modernização. Vale lembrar também que, tão importante quanto trazer as novidades do mercado para dentro de uma empresa, é atualizar os antigos mecanismos, seja nas relações com o cliente ou na produção de um certo produto.

Você tem dúvidas sobre esse tema? Não se preocupe! No artigo de hoje iremos apresentar quais são os tipos de inovação empresarial e sua importância. Então, vamos à leitura?

 

O que é inovação empresarial

Em primeiro lugar, é fundamental definir o conceito de inovação empresarial. Assim como já mencionamos, é possível envolver diversas áreas dentro de uma empresa que precisam ser renovadas constantemente. Desde a área administrativa até a maneira como os diferentes setores de um ambiente se interligam.

Nesse sentido, os gestores de uma empresa devem ficar atentos a cada detalhe, visando sempre a otimização e a maior eficiência dos modelos produtivos. No entanto, isso não necessariamente significa ”cobrar” mais dos funcionários, mas sim identificar qual a melhor maneira de aumentar a qualidade e o desempenho de cada um.

 

Tipos de inovação empresarial

Além de compreender como a inovação se aplica no ambiente, devemos ficar atentos aos seus inúmeros tipos. Dentre as diversas maneiras de se modernizar e de se atualizar, temos a inovação de processos, produtos ou serviços, organizacional, no marketing e nos meios tecnológicos. Descubra os detalhes sobre cada uma delas a seguir.

Inovação de processos

Nessa etapa, saiba que existem várias maneiras de otimizar os processos em uma empresa. Deste modo, para se tornar mais simples de utilizá-las, pense em cada processo de forma separada e busque alternativas para aumentar a rapidez e a qualidade. Lembre-se de que essas análises devem ser constantes e nunca esporádicas.

Inovação de produtos

Essa é uma das mais importantes, visto que a relação entre o cliente e uma determinada marca ou agência de serviços se baseia, em grande parte, na qualidade dos produtos. Nesse sentido, busque, em cada inovação, aumentar os benefícios e experiências do seu cliente, para que este sempre volte a consumir seus produtos ou serviços.

Inovação organizacional

A organização é muitas vezes tratada como algo ”supérfluo” nas empresas menores ou que estão iniciando seus negócios. Contudo, estar atento ao modo como essa característica é tratada dentro de um ambiente empresarial é extremamente importante. Grandes marcas do mercado, inovam nesse aspecto constantemente, por exemplo.

Inovação de marketing

O marketing nunca pode ser desvalorizado em uma empresa que busca o crescimento. Nesse âmbito, a contratação de profissionais especialistas nesse assunto deve ser considerada em empresas que ainda não contam com esses mecanismos. Além disso, hoje em dia, milhares de empresas já possuem um ou mais gestores em redes sociais.

Inovação tecnológica

Investimento em tecnologia não é um diferencial ou um ”fator a mais” nos modelos de negócio. Dessa forma, investir em softwares e hardwares que impulsionam sua empresa é essencial. Nesse caso, existem ótimos programas no mercado que ajudam as equipes administrativas, processuais e de recursos humanos em suas tarefas.

 

Qual a importância da inovação empresarial?

Agora que você já sabe quais as melhores formas de inovar dentro de sua empresa, também é crucial compreender a maneira como essas modernizações e atualizações impulsionam os negócios. Em uma economia quase que completamente digitalizada, a competição no mercado exige cada vez mais das companhias, agências e empreendimentos independentes.

Desse modo, os consumidores, devido ao grande número de opções mercadológicas, sempre irão buscar as empresas que mais lhe oferecem vantagens. Ainda mais, com o e-commerce cada vez mais presente nas relações comerciais, os empreendimentos locais precisam buscar novas formas de atrair a atenção dos clientes.

E é nesse aspecto que a inovação empresarial se mostra com uma grande importância. Gestores, diretores e microempreendedores devem se perguntar constantemente: por que os clientes iriam preferir os nossos produtos ou serviços em relação ao do concorrente? A resposta provavelmente sempre estará relacionada com suas inovações.

 

Exemplos em empresas renomadas

A Amazon, uma gigante do e-commerce desde os primórdios da internet, presenteia seus clientes com inovações constantemente. O sistema Amazon GO, por exemplo, foi um dos primeiros a possibilitar compras sem caixas, utilizando o aplicativo. É só retirar o produto da prateleira e colocá-lo no carrinho, que automaticamente o pagamento será feito.

Um excelente exemplo de inovação organizacional é a rede de fast-foods McDonald ‘s. Assim como retrata o filme ”Fome de Poder”, os modos de produção foram pensados detalhadamente, visando a rapidez e a qualidade de atendimento. Desde então, a empresa é uma das líderes do segmento e atende milhões de clientes diariamente.

A partir disso, vemos o quanto é importante se atualizar e prezar pelo desenvolvimento adequado da empresa em todas as áreas. Para isso, nada melhor do que investir em formação profissional de qualidade e de renome no mercado atual. 

Clique e conheça o MBA em Gestão de Projetos Inovadores  e alavanque sua carreira!

Logo

Nós usamos cookies

Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.