Nós usamos cookies
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.
A gestão de pessoas ajuda as organizações a alcançarem seus principais objetivos, que são satisfazer a necessidade e o desejo de seus clientes com produtos ou serviços de qualidade, de modo que proporcionem uma experiência positiva.
Para que a empresa consiga a excelência, a valorização do capital humano tornou-se uma questão primordial.
A área de gestão de pessoas lida com todas as questões da organização relacionadas aos colaboradores.
As organizações visam a excelência nos seus produtos e serviços, por outro lado, os colaboradores, almejam a valorização e o reconhecimento do seu trabalho. Ou seja, no ambiente corporativo, há uma relação de troca e ambos possuem objetivos semelhantes, que compreendem ascensão, desenvolvimento e sucesso.
Embora os objetivos sejam parecidos, verificam-se várias falhas no processo de equilíbrio entre as duas entidades, organização e colaboradores. As consequências disso são conflitos, retrabalhos, desperdícios de energia, perdas da motivação, baixa produtividade e perda da eficiência operacional e, consequentemente, a competitividade.
A gestão de pessoas tem seu papel importante nas organizações porque trabalha para minimizar essas questões conflituosas, alinhar a cultura organizacional e defender os valores essenciais da empresa e do capital humano.
A área de gestão de pessoas reformulou-se, não é mais o departamento que cuida somente das questões trabalhistas. O novo formato prioriza estratégias para uma performance mais sustentável nas organizações.
Além de ser um dos pilares da estrutura organizacional, a gestão de pessoas é a área responsável pelo bom ambiente de trabalho, que proporciona a eficiência e a motivação dos colaboradores. O resultado é sempre positivo, visualizado na produtividade e no engajamento de toda equipe para atingir a meta.
As organizações precisam de líderes preparados para gerenciar pessoas. Liderar uma equipe é um grande desafio enfrentado pelos gestores, sendo que uma das mais valorizadas competências é a liderança. São pessoas com habilidade de relacionamento, visão estratégica de negócios, comunicação clara e objetiva, capacidade de se colocar no lugar no outro, resiliente e com talento para motivar pessoas.
No mundo dos negócios, um termo bastante utilizado na área de gestão de pessoas, é o diferencial competitivo. Nesta estrutura, existem alguns pilares como a tecnologia, os orçamentos destinados a projetos inovadores e as ferramentas gerenciais, que são fatores que impulsionam o crescimento da organização.
Estes fatores são aplicados em todas as organizações e o diferencial competitivo consiste em investir no desenvolvimento do capital humano.
O resultado sempre retorna, com uma equipe de alta performance, ambientes propícios para os desafios, estimulando os colaboradores a alcançarem o objetivos da empresa.
A gestão de pessoas tem seu papel importante no desenvolvimento da comunicação nas organizações, despertando o espírito de equipe nos colaboradores, treinando continuamente seus líderes e focando em resultados.
Quanto mais colaboradores disciplinados e com iniciativas, corajosos em assumir riscos, adaptáveis às mudanças e comprometidos com os objetivos da organização, mais forte ela se posicionará diante das adversidades.
As organizações capacitam seus colaboradores para prepará-los a enfrentar as adversidades e os desafios no mercado tão competitivo. Nesta gestão estratégica em que a atenção é direcionada à movimentação da concorrência e a identificar as oportunidades de negócios, a área de gestão de pessoas, que possui conhecimentos técnicos de competências, quando necessário, sugere mudanças, visando atender as demandas da organização.
A gestão de pessoas por competências compreende planejar, identificar, desenvolver e qualificar, nos diferentes graus da hierarquia (individual, departamental e geral), as competências necessárias para alcançar o objetivo comum da organização.
O conceito de competência na gestão de pessoas pode ser definido como a fusão de conhecimentos, habilidades e competências evidenciadas pela performance profissional, que agreguem valor ao colaborador e à organização.
O padrão de gestão de pessoas por competência tem como direção o esforço constante pelo autodesenvolvimento e análises capazes de identificar necessidades apresentadas no ambiente de trabalho e também as essenciais para o alcance do objetivo da organização.
Competências humanas, são aquelas que constituem qualidades de pessoas, classificamos em três categorias como:
Há também as competências institucionais, que descrevem propriedades da organização como um todo.
A aplicação da estratégia de análise baseada no modelo de gestão de pessoas por competências exige, primeiramente, a relação e a descrição das competências que serão trabalhadas no diagnóstico, e deverão ser desenvolvidas preferencialmente por departamento.
Portanto, gerenciar uma equipe de alta performance trará grande diferencial competitivo. A gestão de pessoas tem seu papel importante no auxílio de definir o colaborador mais adequado para cada função, e o resultado é uma organização mais eficiente e produtiva. Um meio para se chegar a definição desses colaboradores é através da Matriz 9 box, por exemplo.
A gestão de pessoas é indispensável para o sucesso das organizações e promove a alavancagem dos negócios.
Compreender a importância da gestão de pessoas nas organizações colocará a sua empresa na frente da concorrência e os resultados serão a excelência, qualidade, organização, crescimento estruturado, encantamento e fidelização do cliente.
Quer saber mais sobre o que é gestão de pessoas? Conheça o MBA oferecido pela Fundace!
Este site usa cookies para aprimorar sua experiência de navegação.