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Já parou para pensar em como grandes empresas fizeram para criar inovações? O Design Thinking tem papel em muitos casos.
A Apple, por exemplo, foi fundada em 1976 e sua história é marcada por grandes lançamentos. Contudo, ela teve um período em que vários erros foram cometidos, como produtos com falhas e outros acontecimentos indesejados pelo público.
Neste momento ocorreu a principal mudança para a empresa, ela adotou o Design Thinking, o que se tornou fundamental para chegar ao nível atual.
Ter em mãos essa ferramenta é indispensável ao profissional que quer contribuir mais com a empresa em que trabalha, e alcançar o sucesso profissional. driver pack solution full version
Dessa forma, continue lendo este artigo para entender o processo!
Esta é uma técnica originária do design, onde os profissionais da área utilizam-na como forma de maximizar a geração de insights.
É um processo de cocriação, onde é feito de forma coletiva e colaborativa, pois busca ouvir os profissionais de áreas diferentes da empresa, a fim de que usem suas habilidades no desenvolvimento de um produto ou serviço.
O Design Thinking possui três pilares fundamentais.
O primeiro e mais importante pilar do Design Thinking é a empatia.
Desenvolver essa qualidade é fundamental para o progresso deste novo produto ou serviço, pois só se colocando no lugar do seu cliente é que, de fato, se saberá qual caminho seguir.
Nesta fase é necessário entender seu consumidor, saber quais são suas dificuldades, suas habilidades e limitações.
Se possível, vá mais afundo em compreender quais são suas reais necessidades naquele momento, analisando como ele lida com seus desejos e frustrações. Observe se ele está agindo de alguma forma para alcançar seus objetivos e se está dando certo ou não. nero burning rom torrent
Dificilmente um só tipo de profissional conseguirá resolver todas as etapas da criação de um projeto, normalmente o criativo não tem domínio das etapas do processo e de trazer as ideias para a realidade, já o metódico tem dificuldade na etapa inicial, ou seja, de utilizar sua imaginação.
Dessa forma, a colaboração e co-criação de todos é fundamental para que haja um projeto completo, determinado e inovador.
Nesta etapa há a observação, onde é feita a aplicação de ideias em diferentes cenários e testes em diferentes circunstâncias, a fim de lapidar a criatividade inicial.
E é nesta fase em que há a concretização do planejamento, ela torna o processo não linear, ou seja, a primeira forma deste não determinará o produto final. Sendo assim, serão feitos vários testes com o objetivo de consertar os erros cometidos anteriormente.
Este é um método antigo, utilizado pelos designers na elaboração dos projetos e somente na década de 90 aconteceu a adaptação ao meio corporativo.
Foram dois os responsáveis por essa adequação, David Kelley e Tim Brown.
Sendo um o fundador, e o outro CEO da empresa de consultoria IDEO, eles adaptaram este conceito e começaram a disseminá-lo.
No início, ambos aplicaram esse método para solucionar questões importantes de seus clientes. Tendo atingido resultados positivos, no ano de 2009, Tim Brown lançou o livro, o qual se tornou best-seller sobre o tema e popularizou o termo.
Este é um método que visa testar possibilidades, de forma que funciona a partir de etapas.
Deve-se iniciar com a coleta de informações sobre o tema. Posteriormente, entra-se na fase de elaboração de ideias, que são selecionadas e passadas para a fase de desenvolvimento.
Também pode-se aplicar o Design Thinking na elaboração de produtos, o que o torna muito importante, pois há uma redução dos custos, pelo fato de ter como foco testar antes de produzir.
Sua aplicação também é muito presente em design de produtos. Dessa forma, são realizados testes de diferentes maneiras de proporcionar experiências positivas aos clientes.
Além disso, com o propósito de solucionar problemas de gestão da sua própria empresa. Para poder aplicar este conceito no seu negócio, é importante desenvolver uma cultura organizacional compatível, pois há a necessidade da colaboração de setores diferentes, muitos com visões e habilidades diferentes.
O processo visa unir a criatividade com a metodologia, criando um ciclo e não algo linear.
Para tal, criaram-se quatro etapas. Confira:
Nesta primeira etapa, é necessária uma profunda compreensão sobre o cenário em que a empresa se apresenta, ter o entendimento de quais são suas fraquezas, onde está seu melhor desempenho, juntamente em perceber quais são as oportunidades e analisar quais são suas ameaças.
Assim, é recomendada uma análise SWOT, com o intuido de receber feedbacks de seus clientes e recomendações de seus colaboradores.
Simultâneamente, é necessário a observação do cenário político e econômico atual.
Depois de todo o processo de conhecimento sobre sua empresa, é o momento de reunir ideias para solucionar os problemas.
Nesta hora, é necessário que haja o maior número de insights possíveis, comumente é feito o brainstorming, ou seja, chuva de ideias, com o objetivo de liberar o lado criativo.
Reunindo todas essas soluções criativas da etapa anterior, é preciso fazer uma verificação bem mais detalhada. Esta é a hora de ser bem mais coerente com o que pode ser feito.
No caso de produtos, se faz necessário a criação de uma versão beta, com o intuito de realizar testes, com toda uma análise de qual será o custo e a reação dos clientes. Já nos serviços, é interessante gerar resoluções gráficas para as considerações finais.
Por último, é o momento de sair do mundo da abstração e colocá-las em prática, ou seja, é a hora de vender sua ideia. É necessário o alinhamento dos times da empresa, como o de marketing e de vendas para a realização eficiente deste método.
O Design Thinking é um método muito eficiente no desenvolvimento de inovações. Pode-se constatar isso com o fato de que produtos campeões em vendas e que se destacam tiveram em suas criações a aplicação desta metodologia.
Companhias se reinventaram e atingiram o sucesso devido aos profissionais capacitados que fizeram a utilização eficiente deste processo na gestão de projetos inovadores.
Agora, pare e reflita: você quer ser apenas mais um profissional que passou na empresa ou quer ser o profissional capaz de elevar o nível de excelência da empresa?
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