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Os canais de vendas são a forma que os produtos e serviços são oferecidos aos clientes. Em outras palavras, é a escolha do local ou da plataforma que as pessoas podem conhecer e realizar a compra. Um bom exemplo desse canal é a loja física. Só que muitas pessoas confundem esse conceito com canais de divulgação. Esse último é o local em que o mix vai ser divulgado, não necessariamente onde será vendido.
Existem muitos canais que a empresa pode implementar, tanto online quanto offline. A escolha dos mais efetivos pode ser um grande desafio. Se você conhece a persona e o funcionamento de cada canal de venda, o trabalho torna-se mais rápido e assertivo. Vale ressaltar que a boa gestão desses canais é crucial para otimizar os resultados do negócio.
Portanto, continue a leitura que vamos explicar cada um deles e ajudar a identificar qual o melhor para seu negócio!
Existem várias opções de canais de vendas que você pode adotar no seu negócio online. Separamos os seis principais para demonstrar suas aplicações e funcionalidades. Vamos lá?
Essa é uma estratégia de marketing digital muito utilizada na atualidade por oferecer melhores retornos financeiros. A ferramenta permite patrocinar links de publicidade no Google. Assim, com uma simples pesquisa de palavra-chave, o seu produto aparece no topo da lista de resultados de pesquisas. Esse canal de venda é usado pelos clientes que já tem a intenção de compra e estão pesquisando em qual empresa é melhor adquirir.
Quando você já tem uma base de leads de seus clientes, você consegue segmentá-la de acordo com o estágio do funil que cada um se encontra. Assim, você pode personalizar a mensagem adequada para cada jornada do comprador e enviá-la por e-mail. Nesse canal de venda você pode informar detalhes e vantagens de um produto, novidades da loja e outras informações relevantes.
É uma plataforma digital que funciona como um catálogo, no qual os anunciantes cadastram a oferta dos seus produtos e serviços. Caso efetue uma venda, alguns sites cobram uma comissão, de acordo com o pacote de serviços contratado pelo anunciante. Esses pacotes variam conforme a visibilidade que você definir para cada produto.
São inúmeras as vantagens de adotar esse canal de venda, mas o principal é que você consegue escalar as vendas. Também consegue passar confiança aos consumidores, já que seu produto vai ficar visível em uma plataforma do mercado digital. Outra vantagem é que a intermediação fica por conta do marketplace, então você consegue focar em se diferenciar de seus concorrentes.
É uma loja online que vende produtos ou serviços de uma empresa, funcionando como um comércio eletrônico. Esse canal de venda permite que você personalize o site de acordo suas estratégias de negociação. Você tem a liberdade de exibir os produtos, divulgar promoções, informar a forma de pagamento, dentre outras.
O e-commerce precisa que você gaste mais tempo no gerenciamento para conseguir escalar o negócio. Além de adotar estratégias de divulgação e diferenciar a sua empresa dos concorrentes. Mas, esse canal de venda tem grande potencial de crescimento, pois já existem muitos negócios de sucesso que adotam essa estratégia.
É um canal de venda que você anuncia seu produto e serviço em sites, blogs e redes sociais de terceiros. Geralmente, esse terceiro é um influencer que troca a divulgação por comissões de vendas. O programa de afiliados é mais indicado para quem comercializa produtos ou serviços digitais, pois apresenta baixo custo de divulgação.
Você pode encontrar os afiliados em plataformas digitais gratuitas, como a Hotmart. Ela funciona como uma intermediadora das empresas com os afiliados. Você precisa fazer o cadastro dos seus produtos na plataforma dela, que vai gerar os links de divulgação e disponibilizar para os afiliados. Quando a venda for realizada pelo link, a plataforma efetua o pagamento da comissão ao afiliado e cobra de você.
Atualmente as pessoas estão sempre conectadas ao celular e ao computador. Dessa forma, as redes sociais assumiram um papel importantíssimo nas relações pessoais e de trabalho. Sendo assim, as empresas viram o enorme potencial das redes sociais como um canal de venda e para a divulgação de produtos e serviços.
O Facebook e o Instagram já adaptaram suas plataformas para oferecerem essas opções de venda. No Facebook, a empresa pode comercializar pela própria página e também conta com a opção de marketplace. Já no Instagram, você cria um perfil corporativo, assim consegue informar o preço nas fotos de divulgação. Com isso, direciona o cliente para a página de compra.
Agora que você conhece os canais de vendas online, chegou o momento de conhecer os físicos também. Muitos clientes gostam de “pegar” ou experimentar os produtos antes de comprar. Já quem vai adquirir um serviço, só tem confiança em fechar o negócio depois de conversar pessoalmente com um especialista.
Se você quer oferecer também essa modalidade aos seus clientes, confira abaixo as principais opções!
Como o próprio nome diz, esse canal de venda é uma loja física própria do seu negócio. Ela é uma excelente aliada para reforçar a sua marca, além de ter a liberdade de fazer promoções e engajar seus clientes. A loja física intensifica a experiência de compra, convida o consumidor a experimentar ou conhecer e, posteriormente, a comprar!
A sua desvantagem é que demanda de grande investimento, só que, bem planejado, traz bons resultados no médio e longo prazo. Contar com uma excelente localização, disposição dos produtos, atendimento de qualidade e design de ambiente pode ajudar a alcançar mais rápido esses resultados. Além disso, adotar estratégias de marketing também é interessante para atrair e convencer os clientes.
Esse canal de venda é muito utilizado por empresas que já estão estabelecidas do mercado e querem expandir. Dessa forma, você consegue que sua marca amplie em mais regiões e difunda o seu modelo de negócio. Mas afinal, o que é franquia? É quando você dá permissão para um franqueado abrir uma unidade do seu negócio e vender seu produto ou serviço.
Isso acontece, quando você cede os direitos de utilização da marca e fornece o conhecimento operacional do negócio. Ou seja, fornece os sistemas de gestão, pacotes de mídia, produtos e/ou serviços, dentre outros. Só que isso tudo é fornecido em troca do pagamento da taxa de franquia e os royalties.
O distribuidor é um canal de venda diferenciado, pois ele faz a intermediação entre a marca e o consumidor. Em outras palavras, ele revende os produtos dessas marcas para os clientes finais. Para isso, o distribuidor precisa contar com um estoque grande de produtos disponíveis para oferecer.
É muito comum acontecer com a venda de veículos, pois as grandes marcas repassam os carros às concessionárias para realizarem a comercialização. Essa é uma boa opção de escalar as vendas, se for bem acordada com o distribuidor. Ele realiza todo o processo de venda dos produtos e é comissionado por isso.
Como você pode perceber, a escolha do canal de venda adequado para seu negócio traz inúmeras vantagens. Se você já vende um produto ou está começando agora, esse é o passo principal para ter sucesso. E, optar por combinar mais de um canal de venda (online e offline) pode ser interessante para expansão da marca.
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