Hobbies e interesses no currículo: tudo sobre!

Acrescente hobbies e interesses no seu currículo e destaque-se dos candidatos. Porém, fique atento a essas principais dicas antes de começar! 

Quais são os hobbies e interesses pertinentes para aparecerem no meu currículo?

Essa é uma das perguntas mais comuns na hora de redigir o CV. É frequente surgirem dúvidas sobre a configuração e a estrutura mais adequada, até porque é uma tarefa confusa e, muitas vezes, irritante. 

Tratando-se de detalhes, como hobbies e interesses, fica ainda mais desafiador. Afinal, informações pessoais, objetivos e formação são dados fáceis de serem encaixados dentro da narrativa do currículo. 

Por outro lado, colocar seus passatempos no papel demanda avaliação e energia. 

Exatamente por isso, esse é o tema principal desse post. Aqui, vamos mostrar o que vale ou não incluir no CV tratando-se de hobbies e interesses. Também como fazer isso para destacar-se dos outros candidatos. 

Fique conosco até o final! 

Hobbies e interesses no currículo: o que são 

Os hobbies e interesses são atividades realizadas com certa regularidade durante o seu tempo livre. Seja por diversão, complementação de renda, para acalmar ou apenas para controlar a ansiedade. 

Incluí-los no seu currículo representa um diferencial, principalmente, porque os recrutadores valorizam pessoas com habilidades socioemocionais como criatividade, empatia e autogestão. 

No entanto, vale a pena acrescentar os considerados relevantes dentro da função que você pretende desempenhar. Por isso, antes de ir escrevendo uma lista imensa de como ocupa seu tempo livre, é importante avaliar o perfil da vaga e também o da empresa. 

Hobbies e interesses: analise os prós e contras 

Ou seja, dependendo do tipo de emprego que busca, faz sentido ou não acrescentar seus hobbies e interesses no currículo.

 Cabe avaliar caso a caso, sempre prestando atenção se a informação será um elemento essencial para avaliar se você possui ou não competências para o cargo. 

Para te ajudar nessa questão, seguem algumas diretrizes básicas. Você deve acrescentar hobbies e interesses no seu currículo se: 

  • Ajudar a quebrar o gelo na entrevista; 
  • Demonstrar habilidades necessárias para o cargo; 
  • Comprovar a sua capacidade na resolução de problemas;
  • Evidenciar que seu perfil se encaixa com a cultura organizacional. 

A parte boa é que um currículo sempre é adaptável e você não apenas pode, como deve, mudá-lo de acordo com o cargo e a empresa. 

A dica aqui é: análise se acrescentar os hobbies e interesses no currículo é uma estratégia interessante. Senão, melhor deixar espaço para dados mais importantes.  

Quando e como colocar hobbies no currículo? 

Em contrapartida, lembre-se que nem sempre é relevante acrescentar qualquer hobbie no currículo, como ler ou assistir séries. A ideia é colocar aqueles que te promovam ativamente e, ao mesmo tempo, reflitam seu conjunto de habilidades. 

Escolha os hobbies e interesses considerados genuínos, os que demonstram a sua personalidade e ainda exemplificam como você irá contribuir para o crescimento do negócio. 

Outra dica é vincular seus interesses a conquistas e, dessa forma, destacar o seu comprometimento e determinação com o sucesso. Por exemplo, se você gosta de esportes, mencione sua capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo. 

Se você utiliza o seu tempo livre para pintar, cite a sua mente criativa. Se, por acaso, faz ioga e meditação, foque na sua autodisciplina e controle emocional. Depois, crie uma sessão específica para acrescentar essas informações. 

Inclua apenas dois ou três passatempos relevantes, descrevendo-os sucintamente em um tom profissional e direto. 

Outra orientação interessante é utilizar marcadores para listar as atividades individualmente. 

Vale ressaltar que é recomendável ser breve em todas as sessões. Em linhas gerais, sempre é bom ser sucinto. 

Pronto! Agora, você tem em mãos orientações básicas de como acrescentar hobbies e interesses no seu currículo. Confie em si mesmo e boa sorte! 

Gostou do que leu aqui? Explore mais a fundo o blog da Fundace. Você vai encontrar outras dicas e orientações de como alavancar sua carreira profissional e destacar-se no seu mercado de atuação. Fique por dentro!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.