Conheça as características de um gestor do agronegócio

Aqui nesse post, vamos mostrar quais são as principais características de um profissional de gestão do agronegócio. Leia mais! 

Como tornar-se um gestor do agronegócio?

Para começar, é necessário ter conhecimentos importantes como gerenciar processos, liderar equipes e utilizar ferramentas tecnológicas para otimizar processos e recursos. 

Além disso, é importante ter boas habilidades de comunicação, mentalidade treinada para solução de problemas, visão estratégica e pensamento inovador. 

Se você está interessado no assunto, fique conosco até o final!

Aqui nesse post, vamos falar mais sobre cada uma das características fundamentais para tornar-se um profissional de sucesso dentro do segmento. 

Também vamos mostrar como desenvolver os conhecimentos necessários para destacar-se na área, conquistar cargos mais altos e atingir a realização profissional. Acompanhe! 

Gestor do agronegócio: panorama geral do mercado 

O agronegócio brasileiro é uma área em franca expansão devido à sua importância na balança comercial do país, capacidade de geração de novos empregos e constante necessidade de abastecer o mundo. 

Agora, nos tempos modernos, a área tornou-se uma das mais inovadoras e modernas do país.

Isso, porque ela conta com uma alta utilização de tecnologia que tem o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir os desperdícios. 

Hoje em dia, o agronegócio é responsável por cerca de metade das exportações brasileira e correspondeu a 21,1% do PIB nacional em 2018. 

O desempenho do setor é ascendente nos últimos anos, tanto interna como externamente. Devido a esses números, existem inúmeras oportunidades para profissionais do segmento, principalmente, tratando-se de comércio exterior e logística. 

Além disso, atualmente, existe um amplo leque de atuação, o que torna a área mais multidisciplinar.

Mas, isso acaba aumentando as exigências de conhecimentos específicos e aptidões complementares.  

Principais características de um gestor do agronegócio

Por isso, agora, é possível atuar nas áreas de inteligência de mercado, marketing, análise de risco, entre tantas outras…

Assim, ser gestor do agronegócio exige deixar de ser predominantemente técnico para evoluir em um consultor especializado. 

Abaixo, destacamos quais as principais características para ser um gestor do agronegócio bem sucedido. Vamos lá. 

Boa comunicação 

Saber comunicar-se sempre foi importante para qualquer cargo de gestão. Dentro do agronegócio, torna-se excepcional!

O profissional está envolvido em diversas relações comerciais e industriais, em todos os elos da cadeia produtiva agrícola ou pecuária. 

Para manter a empresa competitiva dentro do mercado atual, é de suma importância que todos os processos estejam alinhados e todos os envolvidos tenham as informações claras. 

Foco em solução de problemas 

O agronegócio apresenta desafios bem peculiares como desperdício da produção, problemas na logística de entrega, excesso de burocracia, produtividade e sustentabilidade

Dessa maneira, saber como agir e propor solução para os problemas é uma das características mais requisitadas na área. Para isso, é importante ter um pensamento inovador,visão estratégica e desenvolver cada vez mais habilidades de gestão. 

Saiba mais no próximo item. 

Pensamento inovador 

Como mencionamos acima, pensamento inovador é uma característica fundamental para um gestor do agronegócio. Principalmente, quando falamos dos desafios específicos do setor como produtividade, otimização de recursos e excessos de burocracias. 

O gestor do agronegócio precisa conhecer os desafios inerentes da área e estar atento às principais tendências para o futuro.

Uma dessas tendências são as inovações tecnológicas do setor que garantem uma alta melhoria nos resultados.

Dessa maneira, é possível tomar medidas acertadas tanto na correção de problemas quanto na hora de encontrar soluções para as principais atividades dos mercados de atuação. 

Liderança

Saber liderar, comunicar-se, organizar processos, ter pensamento inovador, visão estratégica, conhecer as principais tendências de mercado e conduzir a execução das atividades junto à uma equipe, são habilidades essenciais para quem gostaria de destacar-se em instituições do agronegócio. 

Além disso, vale salientar a importância de conhecer as ferramentas tecnológicas que podem ajudar na execução do trabalho, nos resultados das produções e no aumento real de desempenho, reduzindo as perdas no campo. 

Diversas empresas do setor estão investindo em ideias disruptivas e inovadoras para acrescentarem eficiência nas produções, assegurando a sustentabilidade. 

Para estar por dentro das inovações, é fundamental especializar-se na área e manter-se atualizado. 

A importância de um gestor do agronegócio se especializar

Por isso, a qualificação profissional dentro do segmento do agronegócio é de suma importância!

Seja para aumentar a empregabilidade, alavancar a sua carreira, melhorar o currículo ou aprofundar-se nos conhecimentos da área de atuação. 

Fora isso, como mencionamos acima, para quem almeja altos cargos de gestão no setor, estar por dentro das novidades tecnológicas é uma das habilidades solicitadas nos líderes do futuro.  

O MBA EAD Agronegócio da Fundace é uma alternativa indicada para quem gostaria de tornar-se um desses líderes. É uma pós-graduação indicada para compreender tecnologias e aplicar as inovações existentes com intuito de aumentar a produtividade.  

Pronto! Chegamos ao final! 

Esperamos que esse texto tenha mostrado a importância do conhecimento específico na área para se tornar um gestor do agronegócio de sucesso!

 
O que acha de começar o MBA EAD Agronegócio da Fundace FEARP-USP para tornar-se um profissional de sucesso!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.