Cronograma de estudos EAD: aprenda a como criar um

Fazer um curso a distância demanda disciplina, foco e motivação. Organizar um cronograma de estudos EAD é a principal maneira de alcançar o sucesso! 

O ensino à distância possui vantagens expressivas para quem opta por essa modalidade de ensino. 

Começa pela flexibilidade de horário (permite que as pessoas consigam conciliar trabalho e estudos), passa pela autonomia e liberdade de escolha (o aluno é protagonista do próprio aprendizado)… 

E culmina no acesso à oportunidades única sem se deslocar (utilizar um ensino de qualidade em qualquer lugar do Brasil). Apesar de tantos benefícios, as pessoas hesitam na hora de matricular-se devido a disciplina necessária para aprender. 

Grandes poderes implicam em grandes responsabilidades. O EAD oferece mais autonomia, assim como liberdade de escolha e flexibilidade de horários. 

Mas para isso, também exige disciplina para cumprir as demandas. Uma das maneiras de conseguir é criar cronograma de estudos EAD. 

Para isso, estamos aqui para te ajudar! 

Cronograma de estudos EAD: como criar um?

A gestão de tempo e a capacidade de concentração são duas habilidades necessárias para interagir com colegas e professores e, de alguma forma, potencializar o conhecimento. Se por um lado, a EAD requer mais organização, por outro lado, essas habilidades são bastantes valorizadas no mercado de trabalho. 

Se você não acredita que possui disciplina para EAD, vale a pena chamar a atenção para o fato que, independentemente do formato do curso, sempre será necessário planejamento e força de vontade para finalizar. 

Isso vale, inclusive, para o presencial. Com dedicação, organização e disciplina, é possível estudar por conta e atingir seus objetivos – quaisquer que eles sejam. 

Vamos mostrar abaixo, como começar a montar seu cronograma de estudos para o EAD. 

Defina objetivos

O ponto inicial de qualquer planejamento está em focar no seu objetivo. 

Mentalize o porquê você está especializando-se e o que vai conquistar quando terminar a pós-graduação. Relembrar continuamente sobre as suas motivações é uma maneira eficaz de entusiasmar-se com o curso e conseguir seguir seu cronograma de estudos EAD. 

Defina o horário das suas atividades

Da mesma forma que acontece com o trabalho, o segredo está em definir o horários das suas atividades. Outra orientação importante é reservar dias e turnos para realização dessas. Dessa maneira, além de criar uma rotina favorável será possível mensurar todo o progresso com mais clareza. 

Para se organizar melhor, uma dica é que você pode usar o Calendário do Google para marcar atividades, aulas e palestras. 

Priorize as atividades mais relevantes

Depois de relembrar das suas motivações e separar os horários para cada uma das suas atividades, está na hora de erguer as mangas e executar o cronograma. 

Para isso, é fundamental priorizar quais são as tarefas mais importantes, sempre elencando os prazos e demandas. Você pode fazer isso usando um software de metodologia ágil, como o Trello. 

 Mantenha a disciplina

Agora que você tem um planejamento, é hora de erguer as mangas e executá-lo. 

Aqui que entra todos os pontos levantados acima: relembre constantemente das suas motivações, separe um tempo do seu dia, priorize sempre quais são as atividades mais relevantes. E esforce-se em manter seu cronograma EaD em dia. 

Uma maneira de manter a concentração é utilizando a técnica Pomodoro. 

Analise o seu desempenho

Uma das maneiras de manter a disciplina e a motivação em alta é analisar seu desempenho. Você não precisa fazer isso sozinho. Se escolher uma instituição renomada, com corpo docente qualificado e conteúdo programático relevante é simples avaliar como está caminhando seus estudos. 

Cronograma de estudos EAD: dicas finais 

Para finalizar, um ponto de atenção é garantir equilíbrio entre tarefas, horas de descanso, lazer e atividades físicas. O cérebro precisa de momentos de diversão e relaxamento. Fora isso, exercícios físicos são absolutamente essenciais para aumentar a atividade cerebral. 

Dormir também é importantíssimo para a saúde e ainda contribui para a preservação da memória de longo prazo. Por isso, na hora de colocar seu cronograma em prática, sempre lembre-se de deixar horários reservados para o seu descanso! 

Partindo dessas premissas, você não apenas vai montar seu cronograma de estudos EaD como vai conseguir extrair o máximo que um curso à distância pode oferecer. Organize-se com disciplina e tenha os estudos em dia! E você atingirá o sucesso, sem sombras de dúvidas. 

E aí o que achou de nossas dicas de estudo? Aqui no blog da Fundace você encontra muito mais dicas de carreira, estudo e MBA. Confira!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.