Como melhorar a comunicação empresarial

A capacidade de alinhar informações e se comunicar diretamente com sua equipe é um dos maiores legados que uma empresa pode ter. Saiba mais!

Se você frequentou qualquer ambiente corporativo nos últimos anos deve saber que a comunicação empresarial possui uma importância significativa para o sucesso de qualquer área de negócio. 

É o que garante que todos envolvidos estejam na mesma página, com as expectativas alinhadas. Fora isso, é fundamental para manter a coesão, a produtividade e um ambiente de trabalho saudável. 

Por essas e por outras, a comunicação empresarial é algo essencial dentro de qualquer organização que almeja crescer, desenvolver e alcançar resultados altamente produtivos. A parte boa é que com passos relativamente simples, é possível melhorar – e muito – essa dinâmica. 

Aqui nesse post, vamos mostrar como eliminar os ruídos na comunicação, alinhar as informações, construir um ambiente saudável onde todos podem se expressar sem medo e aumentar a assertividade da tomada de decisão

Vamos lá?

Como melhorar a comunicação empresarial?

Como mencionamos acima, para manter uma equipe funcional e alinhada, é essencial para melhorar a comunicação da empresa. Isso é importante tanto para aumentar o sucesso do negócio quanto para solidificar e fortalecer as comunicações dentro do trabalho. 

Melhorar a comunicação dentro da corporação possui inúmeros benefícios, como quebrar obstáculos, unir as pessoas e guiar todos rumo a um objetivo comum. Dessa maneira, para ajudar nessa implementação, vamos ensinar algumas técnicas. 

Confira as dicas que separamos a seguir:

1.Crie espaços colaborativos

Estamos em um momento onde os espaços geográficos estão passando por revisões, uma vez que as relações de trabalho mudaram e, concomitante, aconteceu uma pandemia. No entanto, independentemente do que aconteça daqui para a frente, um espaço colaborativo incentiva as trocas. 

Esse conceito não se restringe apenas ao ideia física, de um escritórios sem divisórias e com espaços de descompressão. O conceito é de um ambiente onde esteja aberta a possibilidade de co-criação.

2. Estimule a comunicação interpessoal

A comunicação empresarial depende da maneira com a qual os indivíduos se comunicam um com os outros.

Dessa forma, para melhorar a expressão e a maneira com que as pessoas expressam suas ideias, é interessante promover  ações educacionais como palestras e dinâmicas. 

Algumas das ações são empatia, comunicação não-violenta e boas práticas de expressão verbal. Fora isso, oferecer materiais de estudo e compartilhar outras ferramentas sempre são estratégias válidas para incentivar nessa habilidade. 

3. Comunicação horizontalizada

Escuta ativa e valorização das opiniões são os dois pilares principais para aumentar a participação da equipe como um todo tanto nas decisões quanto nas discussões. Esse conceito é conhecido como o princípio da horizontalidade, onde todos possuem voz para opinar sobre determinado assunto.

Estimular esse tipo de comunicação não significa, de maneira alguma, que não existirá hierarquia ou tomadores de decisões específicos. Pelo contrário, indica de que é possível apostar em modelos de gestão mais colaborativos, com líderes acessíveis e abertos ao diálogo.

4. Abra os canais de comunicação

Como dissemos acima, um ambiente colaborativo estimula a troca. Também é uma maneira de conceder espaço para que a comunicação aconteça. Isso tanto formalmente quanto informalmente. Devido a isso, a gestão deve buscar meios alternativos e explorar outros canais. 

Os espaços de convivência e os eventos de entretenimento, por exemplo, fora do horário de trabalho ajudam a fortalecer os laços além de facilitar a expressão de ideias e criar um ambiente saudável, onde as pessoas sintam-se respeitadas. 

Inclusive, essa pode ser considerada como uma dica extra: invista na cultura organizacional.  Deixe claro que a qualidade da comunicação interna é algo essencial para a corporação e traduz os valores e princípios da empresa. 

Para finalizar, mantenha em mente de que melhorar a comunicação empresarial abrange técnicas e ferramentas inovadoras para transformar a empresa em uma organização sustentável e produtiva. 

Para isso, conte com o MBA Fundace FEA – USP/RP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis, uma especialização indicada para quem busca além dos conceitos tradicionais. 

É um curso indicado para profissionais que enxergam a importância de levar a gestão de pessoas a outro patamar de excelência, construindo uma base conceitual sólida e propondo melhorias em todas as dimensões. 

É adequado para quem quer elevar os resultados em todas as esferas, saindo apenas do âmbito financeiro e abordando os contextos sociais e ambientais. 

Saiba como o MBA EAD Fundace FEA – USP/RP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis  pode fazer diferença na sua vida profissional.  Aprofunde seus conhecimentos, tome decisões estratégicas acertadas e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.