A atuação do agronegócio brasileiro no mercado internacional

Saiba porque o agronegócio brasileiro é mundialmente famoso e qual a sua importância no abastecimento de alimentos

O Brasil é conhecido no mundo todo por ser um grande produtor de commodities agrícolas como grãos, carne, açúcar, café… – dentre outras commodities. Além de ser um dos países que literalmente abastece o mundo, o agronegócio possui um impacto social significativo e movimenta boa parte da economia brasileira.

No cenário internacional, somos conhecidos por oferecer excelentes condições para o desenvolvimento de atividades diretamente ligadas ao agronegócio. 

Todos estes aspectos fazem com que a agricultura brasileira seja vista com bons olhos no mercado mundial. Continue conosco e entenda porque esse é um bom ramo tanto para estudar quanto para fazer negócios. 

Quais os principais pontos do setor do agronegócio do brasil no mercado internacional?

Além das condições climáticas favoráveis, como solo fértil e biodiversidade, ainda temos uma ampla gama de tecnologias que ajudam a aumentar a produtividade. Por essas e outras, o Brasil desempenha um papel fundamental no abastecimento mundial de alimentos. 

Somos líderes em produção e exportação de diversos itens como açúcar, café, suco de laranja e diversas proteínas animais. Um segmento que ganhou destaque nos últimos anos é o de alimentos orgânicos. 

Além disso, em 2019, o Brasil se consolidou como o maior exportador de carnes bovinas do mundo.

Fora isso, existem dados que apontam como essa importância vai crescer consideravelmente nos próximos anos. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), a demanda por alimentos irá aumentar quase 50% nos próximos dois anos. 

Dentro desse cenário, a produção de alimentos no Brasil deve apresentar um crescimento de 80% até 2050. Os números são claros: o agronegócio é um dos setores mais pujantes e somos bem vistos pelos mercados internacionais. 

Os impactos da internacionalização no agronegócio

Como mencionamos acima, o Brasil tem condições de solo favoráveis para produzir quase todos os alimentos possíveis. Também conta com pesquisa e tecnologia de ponta para aumentar a produtividade e atender as demandas dos mercados mais exigentes.

Contudo, assim como acontece em outros setores, ainda precisa aumentar a competitividade dos produtos e aproveitar as oportunidades no mercado mundial. Afinal, não é fácil e simples manter a posição de primeiro lugar na exportação para diversos países. 

É fundamental automatizar e utilizar tecnologias com o intuito de facilitar a rotina de trabalho no agronegócio. Além disso, é uma das maneiras de garantir a qualidade das produções, aumentar o valor agregador e alavancar o país a posição de um dos principais competidores do mercado. 

Como se preparar para ocupar uma boa posição no agronegócio? 

Muitas pessoas possuem conhecimentos técnicos sobre o agronegócio, porém, na hora de competir pelas melhores vagas esbarram em um problema comum:  falta conhecimentos específicos sobre gestão.

Por isso, se você quer ocupar as posições mais elevadas, com as melhores qualificações do mercado, é importante investir em adquirir esses conhecimentos. 

Assim, além de ampliar a empregabilidade no cenário nacional, aumenta as possibilidades de explorar mais oportunidades no mercado agrícola mundial. Sem contar a possibilidade de explorar nichos no mercado mundial – criando oportunidades de crescimento para o setor.

Se você sente que não possuir os conhecimentos na área de gestão está dificultando a sua ascensão profissional, e esteja preparado (a) para o crescimento profissional e aceite um novo desafio, invista em um MBA. 

O MBA EAD Agronegócio da Fundace RP, desenvolve competências estratégicas para novos negócios internacionais e soluções inteligentes, aplicadas para esses mercados em transformação.

Esperamos que esse texto tenha mostrado como o agronegócio é promissor e a importância do conhecimento sobre as tecnologias aplicadas a esse setor.
O que acha de explorar o contexto atual e investir no  MBA EAD Agronegócio da Fundace RP para tornar-se um profissional ainda mais desejado pelo mercado?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.