Gestão de Pessoas e Empreendedorismo: novos desafios.

O ano de 2020, sem dúvida alguma, está sendo um ano desafiador para empresários e líderes empresariais.

A pandemia do coronavírus instaurou uma crise mundial com impactos significativos na economia. Grande parte dos negócios vem amargando resultados ruins e com frequência temos visto, seja nos noticiários ou até mesmo no contexto em que cada um vivemos, negócios que não estão sobrevivendo a este cenário atual. 

O que de fato devemos nos ater no momento é que sempre há uma luz no fim do túnel. Diante de toda crise ou períodos de turbulência há espaço para aprendizados e oportunidades.

Visto isso, tome este momento para repensar seu plano de negócios, seu modelo de gestão, quem são as pessoas que compõem sua equipe de trabalho, sua carteira atual de clientes e quem você gostaria que fossem seus futuros clientes.

Ou seja, preste atenção em como seu negócio está se transformando e se faça as perguntas que julgue adequadas levando em consideração todos os aspectos do negócio e outros que envolvem o universo da empresa.

Tenha esse tempo para pensar e fazer as reflexões necessárias, e, talvez ainda mais importante, saiba usar o tempo na hora de executar suas ações. Grandes empreendedores são reconhecidos pelo poder de decisão e execução. E este é um fator que pode ser crucial e decisivo para dar a volta por cima e trilhar um caminho próspero.

Em meio a este cenário de pandemia mundial e crises de diferentes vertentes um papel vem assumindo cada vez mais importância no dia a dia de empresários e lideranças empresariais trazendo questões importantes a serem solucionadas e se tornando mais um desafio, a Gestão de Pessoas.

Este assunto já há algum tempo é tema de discussões acadêmicas e empresariais, principalmente destacando o protagonismo dos profissionais de Gestão de Pessoas como parceiros de negócios nesses tempos de mudanças.

Porém, como podemos observar, não somente os profissionais de Gestão de Pessoas são responsáveis por desempenhar esta função, cabendo as lideranças e direção das empresas participarem ativamente do cotidiano deste assunto cada vez mais estratégico e determinante para o futuro do negócio.

Para fins de exemplificação, podemos citar os recentes desafios enfrentados pela área de Gestão de Pessoas mediante o acontecimento do coronavírus, como o isolamento social que trouxe à tona a adoção do modelo de trabalho remoto e também o cuidado com a saúde mental dos colaboradores, a queda de receita das empresas que em determinados casos acarretou em suspensões de contrato de trabalho e reduções de salário, dentre outros vários desafios que estão surgindo tanto devido ao cenário atual de pandemia quanto a própria velocidade de mudança que é empregada nos negócios atuais.

Dessa forma é notório como muitas das decisões de um negócio também tem sido influenciada pelas demandas de Gestão de Pessoas, e na verdade, sempre o foram, mas com menos reconhecimento em épocas passadas.

Portanto, você que é empresário, ou que exerce um papel de liderança, ou até mesmo você que é um profissional que engloba todas essas responsabilidades em sua função, e esteja passando por este momento desafiador, faça valer o aprendizado e busque as oportunidades certas, se atente a como a Gestão de Pessoas tem impactado e pode vir a impactar seu negócio.

Pense, reflita e aja. Tenha em mente que o risco sempre existirá em um negócio e é inerente a sua atuação. Use o tempo a seu favor e busque o empreendedor que há em você, com iniciativa, persistência, perspicácia, intuição, ponderação, espírito de fazer, espírito de inovação e gestão de pessoas.

Texto escrito por Vinícius Goiris Calderaro, sócio da Support Assessoria Empresarial e ex-aluno do MBA Gestão Estratégica de Pessoas e Org. Sustentáveis da Fundace USP.

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.