A importância do agronegócio sustentável

Como a sustentabilidade se relaciona com o agronegócio e qual a sua importância no mundo contemporâneo? Leia mais sobre isso aqui!

A sustentabilidade é um assunto em alta no mundo dos negócios. Isso não é à toa. Quando aplicada na redução de custos, as ações sustentáveis além de minimizarem os impactos criam vínculos com os investidores. 

Se você está buscando qualificação profissional, seja para ampliar seu leque de oportunidades dentro da área do agronegócio, seja para explorar novos caminhos profissionais, leia esse post até o final. 

Nele, vamos falar como a sustentabilidade se relaciona com o agronegócio, a sua importância no mundo contemporâneo e como aplicá-la no dia a dia da empresa. 

Boa leitura! 

O que é a sustentabilidade? 

Praticar a sustentabilidade no agronegócio significa aumentar a produção de alimentos e melhorar a segurança alimentar com o objetivo de garantir o suprimento das necessidades de nossa geração e das futuras. 

Envolve adotar práticas responsáveis e que respeitam o meio ambiente. Primeiro porque um dos diferenciais competitivos do Brasil são os  ecossistemas e a natureza e, por isso, devem ser utilizados de forma consciente.

Depois, os clientes e consumidores finais estão cada dia mais atentos e exigentes em relação às questões socioambientais. Assim, como o agronegócio atuam diretamente na utilização de recursos naturais, naturalmente, impactam mais visivelmente os ecossistemas.

Dessa maneira, a responsabilidade social e ambiental ganham peso. Em resumo, empresas que não adotarem a sustentabilidade na estrutura do negócio, deixando a inovação e as ferramentas tecnológicas de lado, ficarão para trás, perdendo dinheiro e investimentos. 

Aplicação da sustentabilidade no agronegócio

Assim, para garantir um agronegócio sustentável e vantagem competitiva, é crucial criar uma imagem positiva da empresa perante o consumidor. Adotar a sustentabilidade no agronegócio deve ser uma prioridade para manter-se em destaque no mercado. 

Além de contribuir para a imagem da empresa, as práticas sustentáveis ajudam no crescimento dos negócios. Um dos principais pontos está na redução de custos de produção.

Estratégias como reciclagem, reutilização de água e de sobras de matéria-prima e uso de materiais ecológicos contribuem para a economia nos processos da empresa. 

Como exemplo atual de ação de sustentabilidade no agronegócio podemos citar a ILPF- Integração Lavoura Pecuária Floresta, que tem como objetivo recuperar as áreas de pastagens degradadas para que ocorra uma diversificação das atividades econômicas nesses locais.

A Agricultura de Precisão é outro ótimo exemplo. Esse sistema de agricultura que tem como foco o controle da produção agrícola a partir de um rápido e eficaz manejo das informações do campo, contribui para a redução de custos, otimização do manejo de insumos, controle de contaminações e sustentabilidade da produção.

O desenvolvimento sustentável no agronegócio 

A inovação, quando aliada à sustentabilidade, representa uma grande estratégia para o desenvolvimento do agronegócio. A tecnologia no campo, por sua vez, está cada vez mais sofisticada, o que oferece acessibilidade a dados e informações, para melhorias nos processos produtivos. 

Sem contar que, como mencionamos acima, o uso da tecnologia ajuda o agronegócio a produzir de forma mais eficiente, evitando perdas e consequentemente aumentando o lucro.

Outro ponto importante é a diminuição dos impactos socioambientais, assim como a redução no consumo de recursos naturais, desenvolvendo os funcionários e a comunidade ao entorno.

Além disso, ações que envolvem os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030, incluindo planos para a erradicação da pobreza, emprego digno, fome zero e nutrição têm forte influência do setor agro por lidar diretamente com os alimentos.

Por isso, apostar no agronegócio sustentável é vantajoso para qualquer empresa. Significa investir em ferramentas de gestão do negócio, implantar tecnologias e inovações, aumentar a produtividade, reduzir custos e manter-se competitivo no mercado. 

Dentro dessa nova dinâmica, profissionais que possuem esses conhecimentos ganham destaque. Para quem gostaria de adquirir habilidades e aprofundar-se no tema, o  MBA EAD Agronegócio da Fundace USP é recomendado. 

Principalmente por ser uma pós desenhada para desenvolver competências estratégicas para novos negócios internacionais e soluções inteligentes, aplicadas para esses mercados em transformação. 

O MBA EAD Agronegócio da Fundace USP oferece a chance de capacitarem-se como profissionais qualificados e ajudar as empresas a aumentarem seu posicionamento estratégico e suas vantagens competitivas. 

O que acha de aproveitar a oportunidade e começar um MBA EAD Agronegócio da Fundace RP para tornar-se um profissional ainda mais desejado pelo mercado?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.