O impacto dos tipos de perfil de liderança nas equipes

Descubra como o perfil das lideranças podem influenciar no desempenho das equipes. Leia aqui!

Uma das competências mais exigidas no mundo contemporâneo é ser bom líder. O caminho para descobrir como você será um é por meio do autoconhecimento.

Afinal, o ser humano é multifacetado e, por isso, nenhum líder é igual ao outro. Existem diversos fatores, como valores e crenças, formação e estilo de trabalho que influenciam. Além da própria personalidade. 

Por isso, antes de pensar em liderar, sugerimos a reflexão de qual é o seu perfil de liderança. Depois, conhecer a fundo sobre o impacto de cada um dos tipos para, depois, pensar qual faz sentido seguir. 

Existe uma grande variedade de perfis de liderança que podem ser aplicados para situações específicas e em determinadas funções dentro de uma equipe. Vamos falar mais sobre isso no decorrer desse conteúdo.
A variedade dos perfis de liderança

A variedade dos perfis de liderança

Antes de entrarmos na variedade dos perfis de liderança existentes, precisamos ressaltar que não existe um estilo que seja melhor do que o outro. A ideia é conhecer a fundo cada um deles e, depois, ajustar de acordo com a meta, a composição da equipe e ritmo de trabalho. 

Em suma, para escolher qual o estilo de liderança mais adequado, é necessário analisar uma série de fatores envolvidos. Outro ponto a ser ressaltado é que todos possuem pontos positivos e os negativos. 

Assim, conhecer quais as vantagens e desvantagens de cada tipo é importante para trabalhar os pontos fortes e fracos do seu perfil, desenvolvendo novas habilidades e competências.

Dessa maneira, é necessário investir em atualização constante, principalmente, para encontrar alternativas,  melhorar o desempenho e apresentar bons resultados. Isso é fundamental não apenas para a empresa, sua equipe como para a sua evolução como profissional.

Os principais tipos de perfil de liderança

Recapitulando, não existe um estilo que seja melhor do que o outro. Existem diversos fatores, como valores e crenças, formação e estilo de trabalho que influenciam na hora da escolha. 

A ideia é conhecer quais as vantagens e desvantagens de cada tipo e aplicá-los em diversas situações na sua vida profissional. Vamos a eles:

Autoritário

Conhecido como o líder exigente, o perfil de liderança autoritário comanda a sua equipe com firmeza e acredita de que tudo deve ser feito com excelência. 

A principal vantagem é de que esse perfil mobiliza as pessoas em prol de um ideal. A notícia ruim é a tendência de centralizar as atividades em si.

Democrático

Normalmente, esse tipo de líder é motivador e retém os talentos porque incentiva o envolvimento da equipe nas atividades, inclusive na tomada de decisão. Esse inclusive é o principal ponto forte desse perfil. Normalmente, é uma pessoa comunicativa e transpassa a ideia de confiança aos seus liderados. 

Liberal 

Autonomia é a palavra de ordem do tipo de líder liberal. É uma linha de atuação indicada para equipes multidisciplinares porque envolve um alto nível de maturidade. O objetivo é delegar tarefas e empoderar o time – mantendo-se sempre a disposição para oferecer o suporte necessário. 

Paternal 

Bom ambiente de trabalho e um relacionamento interpessoal fortalecido são os pontos estratégicos de uma liderança paternal. Esse não é um perfil ligado apenas aos resultados, e sim, ao lado emocional. Excelente para resolução de conflito, por outro lado, arriscado em algumas situações em que exija um grau maior de autoridade. 

Visionário 

É aquele sempre está de olho no futuro e seus principais feitos estão na criação de planos e projetos que vão levar a empresa a um patamar de muito sucesso adiante. Se por um lado, é fácil encontrar talentos para a equipe, por outro, pode ser ineficiente para as tarefas a curto prazo.

Qual o melhor perfil de liderança ?

Agora que você já conhece os perfis de liderança mais comuns, sugerimos que faça uma autoanálise e identifique os comportamentos que possam levá-lo a um ou mais desses estilos que listamos.

Depois, chega a hora de utilizar os seus pontos fortes ao seu favor enquanto desenvolve os seus pontos fracos. Uma das maneiras de fazer isso, é investir em um MBA com foco em gestão de pessoas. 

Por exemplo, o MBA Fundace FEA – USP/RP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis fornece bases conceituais e práticas para os profissionais desenvolverem-se como líderes, gerenciando suas equipes como maestria e  acrescentando sustentabilidade às corporações. 

Essencial sobretudo para implementar melhorias nas dimensões financeiras, sociais e ambientais dentro do ambiente corporativo, é a pós-graduação ideal para aprender a aplicar a gestão estratégica de pessoas com conceitos, práticas e pressupostos em busca de sustentabilidade.

Essa é a hora certa para você se especializar. O MBA Fundace FEA – USP/RP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis  pode fazer diferença na sua vida profissional.  Aprofunde seus conhecimentos, tome decisões estratégicas acertadas e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.