A importância das inovações tecnológicas no agronegócio

Você sabe como as inovações tecnológicas são importantes para o agronegócio? Saiba mais aqui!

As tecnologias mudaram o mundo em todos os aspectos e, isso inclui, naturalmente, o agronegócio. Diversas empresas do setor estão investindo em ideias disruptivas e inovadoras para acrescentarem eficiência nas produções, assegurando a sustentabilidade. 

Algumas dessas ferramentas já tiveram impactos significativos nos resultados das produções e apresentaram aumento real de desempenho, reduzindo as perdas no campo. 

Assim, para quem trabalha em alguma empresa do setor agronegócio e gostaria de alcançar um cargo de gestão ou liderança, estar por dentro das novidades tecnológicas é uma das habilidades solicitadas nos gestores do futuro.  

Além disso, um MBA é um possível meio para quem almeja um cargo de gestão, liderança ou se tornar um especialista em agronegócio.

Por isso, vamos abordar a importância dessas inovações e citar as tendências do setor que vão guiar o comportamento do mercado e as tomadas de decisões. Vamos a elas. 

A importância das inovações tecnológicas no agronegócio 

A automatização do campo revolucionou a indústria produtiva de alimentos. Agora, estamos passando pelo que é conhecido como a quarta revolução industrial, ou seja, aumento da produtividade devido a inclusão de soluções tecnológicas no dia a dia do campo. 

Hoje em dia, o profissional do agronegócio consegue, por exemplo, monitorar sua plantação de diversas formas, com mais facilidade e praticidade, apenas verificando as informações enviadas no seu celular.

Algumas empresas estão aumentando a presença digital ao criar espaços virtuais para compra e venda de insumos e mercadorias. Dentro dessa linha de atuação, a agricultura tem criado muitos aplicativos com diversas opções para ofertar os produtos disponíveis pelos produtores. 

A ideia é melhorar a relação de lucratividade dos produtores agrícolas e permitir uma melhor interação destes no mercado. No mundo atual, a tecnologia possui um papel fundamental dentro da economia brasileira. 

Agora, mais do que nunca, os profissionais do agronegócio, sejam eles formados em Farmácia, Química, Veterinária, Zootecnia, Agronomia, Biologia e afins, precisam estar atentos, principalmente, porque a inovação será um dos fatores decisivos na garantia da segurança alimentar para as próximas gerações. 

Exemplos de inovações tecnológicas no agronegócio

Citamos abaixo algumas outras inovações que já estão presentes na rotina do campo. Confira mais detalhes sobre cada uma delas: 

Drones

Os drones são aeronaves equipadas com câmeras especiais, as quais captam imagens do campo. Esses dados permitem diversas aplicações, como por exemplo, acompanhar o desenvolvimento da lavoura e mapear áreas com estresse hídrico, pragas ou doenças. 

A captação de imagens é uma das aplicações dos drones da agricultura. Em resumo, é uma tecnologia utilizada essencialmente para o monitoramento das áreas de plantio e na coleta de dados, tornando a produção mais eficaz. 

Big Data 

Não é exatamente uma novidade que dados são utilizados para qualquer tomada de decisão estratégica. No entanto, dentro da agropecuária, a utilização de Big Data promete crescer e revolucionar o setor. 

Principalmente, porque pode ser aplicada em propriedades de pequeno, médio e grande porte. Assim, o uso do big data traz avanços consideráveis e facilita o processo no campo, melhorando a gestão da propriedade, reduzindo os desperdícios e os custos de produção agrícola. 

Softwares de Gestão 

Do que adianta ter dados e não saber interpretá-los e gerenciá-los? Para isso, os softwares de gestão ganham notoriedade dentro do crescimento do agronegócio, principalmente, porque proporcionam a organização da gestão de todas as operações inseridas no processo. 

Assim, diversas opções estão aparecendo no mercado para auxiliar os profissionais da área em relação aos custos de produção e gestão das atividades do agronegócio. 

Dentro de um grande rol de alternativas tecnológicas para otimizar a produção no campo, o mercado de trabalho está demandando maior qualidade da informação e profissionais capacitados para tomar decisões respaldadas em dados. 

Como promover a inovação no campo 

Assim, a crescente importância global do agronegócio implica em uma nova estrutura, onde todos os elos da cadeia produtiva estão constantemente buscando agregar valor em seus produtos e serviços.

Dentro dessa nova dinâmica, o  MBA EAD Agronegócio da Fundace USP desponta como uma das maneiras para quem está imerso no setor revisar seus conhecimentos em transformação digital e novas ferramentas de gestão. 

Oferece a chance de capacitarem-se como profissionais qualificados para ajudar as empresas a aumentarem seu posicionamento estratégico e suas vantagens competitivas. 

O MBA USP Agronegócio busca desenvolver competências estratégicas para novos negócios internacionais e soluções inteligentes, aplicadas para esses mercados em transformação.

Esperamos que esse texto tenha mostrado como o agronegócio é promissor e a importância do conhecimento sobre as tecnologias aplicadas a esse setor.

O que acha de aproveitar a pandemia e começar um MBA EAD Agronegócio da Fundace RP para tornar-se um profissional ainda mais desejado pelo mercado?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.