Como garantir a segurança da sua equipe na volta ao trabalho?

Na retomada ao trabalho, a segurança dos colaboradores deve estar em primeiro lugar. Confira como garantir a segurança na volta ao trabalho.

Depois de meses, onde a única coisa a ser feita é esperar, o Brasil está aos poucos retomando as atividades. No entanto, as pessoas terão que adaptar-se a uma rotina de cuidados e distanciamento, voltando ao que foi cunhado como “novo normal”. 

Assistir a equipe nesse processo é uma das atribuições de um gestor de pessoas. Isso inclui não apenas desenhar ações coerentes e implantar medidas efetivas como também garantir a segurança dos colaboradores. 

A retomada das atividades exige atenção redobrada de todos dentro do ambiente de trabalho e depende de cada organização definir qual de fato é a melhor estratégia. 

Não existem regras pré-determinadas, mas aqui nesse post, vamos abordar algumas diretrizes básicas seguindo recomendações da OMS para te auxiliar a definir ações eficazes na proteção dos colaboradores e garantir a segurança na volta ao trabalho. Vamos lá? 

Empresas Pós-Covid: como garantir um bom retorno ao trabalho?

Transparência e acordos claros

Esse é um momento sensível, assim a conversa aberta e a transparência tornam-se ainda mais necessárias. Fora as medidas práticas de segurança à saúde física, é fundamental considerar que o momento gerou impactos na saúde emocional. 

Por isso, busque o diálogo com a sua equipe. Faça mais de um treinamento online, informe quais diretrizes e procedimentos serão adotados e qual a conduta esperada pelos profissionais. 

Importante empoderar seus colaboradores a terem voz nessas questões. Saibam quais estão sentindo-se mais vulneráveis e quais não sentem-se agredidos caso precise ser enviados em uma viagem essencial. Respeite a limitação de cada um. Isso é importante não apenas para garantir a segurança na volta ao trabalho. É importante sempre!

Reorganização do espaço 

O mantra “evite aglomerações” guia a forma como devem ser reorganizados os espaços dentro da empresa. As estações de trabalho precisam ser mais espaçadas, o que sugere novos turnos e horários alternativos além de  revezamento. 

Uma sugestão é manter as reuniões online por um período. Outra é incentivar o uso das escadas. Em um primeiro momento, diminua o fluxo de pessoas em ambientes propícios, como cafés e refeitórios. 

Fixe cartazes para lembrar as pessoas sobre as recomendações de distanciamento, rememorando de que a máscara é obrigatória, assim como a higienização das mãos, e são extremamente importantes para a segurança do indivíduo.

Higienização e orientações 

Entre os cuidados que devem ser tomados nessa fase da pandemia, está a higienização dos ambientes. Ofereça produtos para limpar as superfícies e insira dispensers de álcool em gel nas entradas e saídas. 

Além disso, oriente a equipe a manter as janelas abertas para arejar o ambiente e as portas abertas para evitar uso da maçaneta. Sem contar, as orientações de praxe como evitar contato físico, lavar as mãos com frequência, etc… 

Também é importante oferecer os materiais necessários para a saúde e segurança do colaborador, como máscaras, sanitizantes e os EPIs. Fornecer esses materiais é essencial para garantir a segurança na volta ao trabalho.

Empresas Pós-Covid: dicas extras para retomada segura 

Uma retomada segura ao trabalho preconiza manter seus colaboradores informados, treinados e equipados. Lembre-se de que esse é um dos pilares fundamentais para o retorno seguro. Bata na tecla.

Faça reuniões e treinamentos online antes da retomada, com recomendações extras para aqueles que forem usar o transporte público, com reforço das medidas de higiene pessoal e cuidado. 

Proporcione a esterilização do posto de trabalho, usando os materiais corretamente tanto para as pessoas quanto para as instalações. Também crie diretrizes para a regulação tanto dos espaços comuns quanto do fluxo de pessoas.  Estas dicas te ajudar a garantir a segurança na volta ao trabalho.

Gerir pessoas, especialmente em tempos mais complexos como o atual, sempre é uma tarefa que exige alta concentração e cuidado, pois tratam-se de pessoas. Isso exige maior aprofundamento no tema de gestão de pessoas para que sejam tomadas as melhores decisões em harmonia com a estratégia e os colaboradores da empresa.

Uma das maneiras de aprofundar-se mais na gestão de pessoas em situações sensíveis é apostar em uma especialização como o MBA Fundace FEA – USP/RP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis com a Fundace. 

Para essa especialização é aconselhável porque oferece bases conceituais e práticas para profissionais tornarem-se bons gestores e conduzir às organizações a alcançarem resultados surpreendentes. Também a pensar fora da caixa, implementando inovação nas estratégias com um viés empreendedor. 

Conhecimentos assim fazem total diferença quando falamos de ações para minimizar danos e gerenciar crises. Como as que estamos vivendo agora. 

Essa é a hora certa para você se especializar. O MBA Fundace FEA – USP/RP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis  pode fazer diferença na sua vida profissional.  Aprofunde seus conhecimentos, tome decisões estratégicas acertadas e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.