Planejamento e gestão estratégica: hora de repensar o pós-crise

O mundo tornou-se ainda mais incerto depois da pandemia em 2020. Diante desse cenário, surge a urgência de repensar o planejamento e gestão estratégica da sua empresa.

No início dos anos 90, o mercado empresarial brasileiro era previsível. As empresas ofereciam ao público as mesmas soluções, tradicionais. Não exista essa atual avidez por inovação, tecnologia e disrupção. Tanto que até hoje, é comum chamar alguns produtos apenas pelo nome da marca. 

Todavia, as coisas começaram a mudar no final dessa década. A globalização fez com que o mercado abrisse as portas e as empresas foram arrancadas da zona de conforto. Investir em novas ideias tornou-se sinônimo de sobrevivência. 

Diante da necessidade de planejar e enxergar as estratégias por um olhar amplo e visionário, surgiu o conceito de gestão estratégica.  O presente é desafiador e é importante contar com uma  área eficaz e resiliente. Aqui nesse post, vamos falar sobre como repensar esse papel. 

Cenário pós-crise: hora de repensar

Existe um acrônimo em inglês utilizado para definir o mundo de hoje: VUCA. Significa Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. Desde o final dos anos 90, essa é a tônica.

Já era exigido que as empresas mapeassem suas fraquezas e ameaças, prevendo cenários. E assim, buscassem soluções ágeis e inovadoras para minimizar os danos. Esse movimento estava sendo feito. 

Porém, apesar de uma pandemia estar sendo prevista, ninguém estava preparado para o ano de 2020. A crise global surpreendeu todo o mercado. No momento em que esse post está sendo escrito, ninguém sabe ainda como será a pós-realidade. 

Está todo mundo perdido, sem saber ao certo como traçar um plano estratégico. A única certeza é de que todos estão repensando tudo – do modelo de negócios à relação diária com a tecnologia, interferindo diretamente no planejamento e gestão estratégica da empresa.

O isolamento social criou novos hábitos e comportamentos no universo corporativo. Assim, é inevitável reavaliar os processos e estruturas, visando as reais necessidades das empresas. 

Cenário pós-crise: construindo cenários 

Todo desafio traz oportunidade. Uma das premissas da gestão estratégica é exatamente traçar planos de ação, adequando-se a possíveis cenários. Estamos lidando com uma questão global com impactos diretos nas pessoas. 

Por isso, é fundamental entender de que os modelos de gestão serão diferentes daqui para frente. O gestor deverá pensar quais serão as consequências e os impactos sociais e, com o maior número de dados possíveis, traçar planos diferentes.

Dessa forma, é importante desenvolver uma visão ampla e flexível de oportunidades e estratégias. Além dos objetivos comerciais, está nas mãos dos gestores serem ágeis e resilientes nas tomadas de decisão, o que incentiva enxergar caminhos para inovar.

Cenário pós-crise: faça uma estratégia flexível

Uma lição interessante aprendida com as startups é a adaptabilidade aos cenários incertos. Esses mesmos processos podem ser morosos dentro de uma empresa tradicional. Às vezes, acrescentar flexibilidade é o maior desafio. 

As palavras de ordem são adaptabilidade e redução do tempo de resposta à imprevistos. Traçar essas estratégias não devem ser responsabilidades apenas da gestão. O mundo VUCA exige contar com ajuda mútua no desenvolvimento das soluções. 

O pensamento colaborativo é uma das chaves para criar uma estratégia flexível, reaprendendo e replanejando – utilizando a criatividade das equipes para extrair bons resultados do negócio.

Assim como no final dos anos 90, o panorama criou demanda para enxergar a longo prazo, apoiando-se em planejamentos estratégicos e dados, as próximas décadas exigirão um profissional moderno.

 Dotado de habilidades como antevisão, liderança, resiliência, capacidade de adaptação a crises e redução no tempo de resposta. Ainda dá tempo de começar desenvolver-se.  Esse tipo de pensamento tornou-se essencial para o planejamento e gestão estratégica das empresas.

Informação é poder. Por isso, sempre é bom estar atualizado com as tendências de mercado e conhecer o que está sendo adotado na resolução de problemas comuns aos seu negócio.  Invista no seu conhecimento. 

Quer saber mais sobre Gestão Estratégica? Conheça o MBA EAD Gestão Estratégica da Fundace

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.