Por que ter uma boa gestão de tesouraria na minha empresa?

Saiba porque a gestão de tesouraria é fundamental para o crescimento sustentável da empresa.

A controladoria é essencial para qualquer empresa que queria tomar decisões conscientes e assertivas. Gerenciar recursos financeiros, fortalecer a corporação e torná-la menos vulnerável aos imprevistos é a fórmula para sobreviver às intempéries do mercado. 

Para executar esses processos, é fundamental contar com a gestão de tesouraria, ou seja, acompanhar as movimentações financeiras e gerenciar o fluxo de caixa. 

Assim, é possível identificar eventuais desequilíbrios com antecedência e  providenciar o capital de giro, caso seja necessário. Além disso, viabiliza o alinhamento entre os processos internos e o planejamento estratégico. 

Esses já são bons motivos para investir em gestão da tesouraria. No entanto, essa área é definitiva para o sucesso do negócio. Neste post, vamos conversar mais sobre o conceito e quais as funções dentro da dinâmica empresarial. 

Vamos lá!

O que é tesouraria?

A tesouraria consiste na gestão do fluxo de caixa, basicamente, controlar o que entra e sai da empresa. Isso é fundamental para evitar o “descasamento de caixa”, o que inviabiliza projetos e, em um sentido mais drástico, levar a falência. 

Acompanhando as movimentações financeiras de perto, uma empresa pode estruturar um planejamento estratégico eficaz, definindo ações para alcançar os objetivos com os recursos em caixa. Assim, evita-se a necessidade de financiar capital de giro a um custo alto. 

Além disso, fortalece a empresa financeiramente para imprevistos, como pandemias. Dessa forma, a tesouraria assume um papel estratégico ao aumentar o lucro operacional, expandir o patrimônio com saúde financeira e assegurar o atingimento de metas com segurança. 

Principais funções da tesouraria

Claro que controlar o caixa da empresa não é tão simples quanto parece. A gestão de tesouraria engloba vários pilares, como buscar as melhores condições de financiamento, analisar as aplicações financeiras viáveis e a proteção de risco. 

Vamos aprofundar-se nesse três pilares da tesouraria: 

Linhas de financiamento

É importante esclarecer que chega em um momento que toda empresa busca um financiamento para crescer. No entanto, existem diversas opções no mercado e está dentre as atribuições da tesouraria selecionar qual a alternativa possui condições favoráveis. 

Aplicações financeiras

A gestão de tesouraria abrange analisar quais as melhores aplicações financeiras do mercado. Diversos fatores são considerados nessa avaliação, como necessidade de capital de giro e liquidez. 

Proteção de risco

Todas as empresas estão expostas a riscos de crédito, de mercado, cambial, etc. Gerenciar essas ameaças é uma das responsabilidades centrais da gestão de tesouraria. 

Importante destacar que esses riscos inviabilizam planos e podem levar a empresa a estagnação. Por isso, a gestão de tesouraria é uma área de negócio decisiva para decisões estratégicas. 

Como fazer uma boa gestão de tesouraria 

Agora você conhece como funciona a gestão de tesouraria, deve ter uma ideia do que precisa ser feito para implantá-la na empresa. Além de uma equipe envolvida nessa área de negócios, é importante ter conhecimento para controlar os dados e acompanhar o mercado. 

Assim, é importante apostar na capacitação e conhecer a fundo o funcionamento do mercado financeiro, as análises necessárias, como compilar informações e quais ferramentas utilizar. 

Ter profissionais especializados em gestão de tesouraria é fundamental para controle do fluxo de caixa e decisões estratégicas. Dessa forma, terá sucesso, estará ao planejamento estratégico e trará resultados para a empresa. 

O  mercado de trabalho está sempre em busca de mais profissionais com esse conhecimento. Se você pretende destacar-se no mercado, o MBA é um passo estratégico rumo a esse objetivo. 

O que acha de aproveitar a pandemia e começar um MBA EAD Gestão de Tesouraria Corporativa para tornar-se um profissional ainda mais desejado pelo mercado?

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.