Contabilidade internacional: por que aprender mais sobre esse tema?

Descubra o que é a contabilidade internacional e porque aprofundar-se nesse conceito traz chances reais de conquistar cargos mais altos 

A Contabilidade Internacional é uma área criada com o objetivo de alinhar a linguagem contábil entre os países. Com isso, acrescenta transparência e confiança nas operações da área da contabilidade das empresas. 

Vivemos em um mundo globalizado, sem fronteiras para negociação. Assim,  demonstrações e resultados contábeis passaram a ter um valor ainda mais alto dentro das corporações. 

Dentro desse contexto, a contabilidade internacional, aliada à controladoria, são duas áreas responsáveis pela transição de informações corporativas essenciais. Por isso, ambas assumem papéis estratégicos dentro das corporações. 

São de suma importância para o desenvolvimento e crescimento das empresas no cenário internacional. Para descobrir mais sobre a importância de se aprofundar pelo tema, convidamos você a investir uns minutinhos nesse post. 

Como surgiu a contabilidade internacional?

A Contabilidade Internacional define métodos para que a área contábil consiga adaptar-se a um contexto internacional. Foi criada a partir da necessidade de adequar relatórios de acordo com as normas contábeis vigentes de cada país.

Em outras palavras, a contabilidade internacional, com suas normas e padronizações, tem como objetivo colocar os órgãos governamentais e empresas na mesma página –  tratando-se de termos e operações contábeis.

Assim, a Contabilidade Internacional é um assunto essencial para quem pretende atuar em ambiente de negócios cada vez mais globalizado. Em outras palavras, aprofundar-se no assunto é essencial para os indivíduos que almejam cargos mais altos em empresas que, independentemente do porte, vislumbram outros mercados.

Como a contabilidade internacional funciona no Brasil? 

Nesse ponto, você deve saber que cada país possui uma linguagem contábil. Para padronizar a nível mundial, foram criadas as chamadas Normas Internacionais de Relatórios Financeiros. Em inglês, International Financial Reporting Standard (IFRS). 

Aqui no Brasil, essas normas são emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), tradução para o Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade. Conhecer a fundo as IFRS é fundamental para conquistar cargos de destaque. 

Isso porque essas normas são consideradas essenciais para empresas nacionais  que buscam projeção internacional. Além disso, apenas seu profundo entendimento possibilita a captação de recursos no exterior. 

Fora isso, a IFRS confere transparência e credibilidade às demonstrações brasileiras. Para ajudar a entender, pense em uma relação entre uma matriz situada no Brasil e em sua filial em outros países. 

Os princípios básicos da contabilidade internacional precisam estar alinhados para alcançarmos diferentes mercados. Dessa forma, será possível trocar informações corretas considerando ambientes onde técnicas contábeis sejam distintas. 

Por que especializar-se em Contabilidade Internacional? 

Em resumo, a Contabilidade Internacional surgiu para padronizar a linguagem contábil, criando um ponto comum para os relatórios financeiros e demonstrativos contábeis adaptarem-se aos padrões internacionais.

Para isso, foram criadas as IFRS e a adesão às essas normas de contabilidade torna-se cada vez mais importante tendo em vista a globalização do mercado.

Empresas alinhadas com a linguagem contábil nacional e internacional e, portanto, estão muito mais aptas a atender às exigências dos investidores, do mercado e de interessados.

Assim, as principais empresas ao redor do mundo buscam profissionais que conheçam a fundo mais sobre como funciona as IFRS,  assim como transparência corporativa, disclosure e adequação à contabilidade internacional. 

Por isso, fazer uma especialização em contabilidade é essencial para alcançar cargos mais altos dentro do mercado de trabalho. O conhecimento em IFRS é necessário dentro da área de contabilidade e governança uma vez que influencia na tomada de decisão e, consequentemente, nos resultados da empresa. 

O  mercado de trabalho está sempre em busca de mais profissionais com esse conhecimento. Se você pretende destacar-se no mercado, o MBA EAD Contabilidade em IFRS é um passo estratégico rumo a esse objetivo. 

O que acha de começar um MBA EAD Contabilidade em IFRS e tornar-se um profissional desejado pelo mercado? Entre aqui e conheça quais as opções!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.