Aprenda a como definir o seu objetivo profissional!

Muitas pessoas não sabem muito bem como escolher o seu  objetivo profissional. Aqui você encontra diretrizes para definir o seu! 

Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve. Isso pode ser bom por um lado, afinal, adaptabilidade é algo inerente à vida. Porém, tratando-se de trajetória profissional, saber o seu destino norteia suas decisões. 

É necessário conhecer o que almejamos para nossa própria carreira. Seja conquistar um cargo mais alto ou um salário maior. Seja conseguir reconhecimento pessoal ou ainda exercer seu propósito. 

Esses são exemplos de objetivos profissionais, o que nada mais é do que um indicativo de onde você quer chegar e como. Ao defini-lo, é possível traçar um plano estratégico para alcançar suas metas mais rapidamente. 

Caso você ainda não saiba como fazer isso, não se preocupe. A função desse post é justamente essa. Acompanhe! 

Como definir o objetivo profissional? 

Como mencionado, é muito importante que esses objetivos profissionais ou metas para a carreira, estejam bem definidos, estruturados e palpáveis. Assim, torna-se mais fácil criar estratégias e trabalhar para conquistá-las. 

No entanto, muitas vezes, saber qual o seu objetivo profissional não é tão simples. Por isso, o primeiro passo nessa descoberta é dedicar-se a um processo de auto-análise. Mentalize onde você gostaria de estar daqui um ano e daqui cinco anos. 

E então, o que você viu para a sua carreira? Quer alcançar um cargo de gerência? Ou simplesmente ser um bom líder? Quem sabe criar sua própria empresa? Ou ocupar um cargo executivo em uma multinacional?

Esse exercício vai mostrar algumas premissas fundamentais para começar a definição do seu objetivo profissional.

Estruturando seu objetivo profissional 

Para ajudar a clarear qual é o seu objetivo profissional, pense nas suas experiências, nos pontos alto da sua carreira, no caminho que trilhou e nas suas conquistas. 

E, então, crie uma linha do tempo com a sua trajetória, conquistas, aprendizados. Pontue seus pontos positivos, negativos e o que precisa melhorar no âmbito pessoal e profissional para chegar até lá. 

Essa visualização de futuro com base nas suas habilidades e competências é decisiva. É uma maneira de descobrir o que precisa ser estudado ou quais aspectos precisam ser trabalhados. 

Busque informações de qualidade. Quais as tendências do mercado? O que as grandes empresas buscam em profissionais? Durante esse processo, vá refletindo se é isso que você quer ou almeja. 

Se nessa coleta de dados você concluir que não era bem aquilo que desejava e mudar de rumo, não tem problema. A parte boa é que pode desistir no começo

em vez de aventurar-se por um caminho que não condiz com seus objetivos.

Como atingir seu objetivo profissional? 

Aprender é sempre válido para um profissional – é assim que adquirimos conhecimentos e habilidades que podem mudar nosso dia a dia e o rumo da nossa carreira. 

Na hora de planejar as ações para atingir seus objetivos, é importante pensar em como desenvolver habilidades de gestão, comunicação, liderança e condução de processos. 

Pesquisas mostram que uma pós-graduação pode aumentar o salário em até 118%. Dentre as opções existentes, um MBA deve ser levado em consideração como uma estratégia para garantir seu sucesso profissional e mudar seu futuro. 

Um estudo realizado com 400 executivos brasileiros em cargo de liderança  mostrou que 68% desses profissionais possui uma ou mais pós-graduações. Está mais do que provado de que o MBA é uma boa oportunidade de ganhar destaque em sua carreira. 

Dentre as opções do mercado, o MBA Fundace é aconselhado para adquirir esses conhecimentos, atualizar-se na sua área, compreender melhor como funciona o mercado de trabalho e aumenta as chances de conseguir uma promoção. Acesse nosso site e conheça mais sobre os cursos que oferecemos!

Caso tenha dúvidas, o blog da Fundace possui conteúdos específicos para como se organizar para fazer um MBA e  alavancar a sua carreira. Dá uma olhada e aprenda como descobrir quais caminhos seguir!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.