Como fazer um bom perfil no Linkedin

Aprenda como fazer um bom perfil no LinkedIn e alavancar sua vida profissional. Saiba mais aqui!

Você já deve saber, no entanto, não custa lembrar: o LinkedIn é uma rede social focada em negócios. Em outras palavras, é um espaço na internet para você apresentar a sua trajetória profissional e aproveitar boas oportunidades de negócios.

Uma ferramenta chave para network, adquirir novos conhecimentos e participar de discussões interessantes para a carreira profissional, o LinkedIn é estratégico para fortalecer relações profissionais. 

Mais do que uma rede social para quem está procurando emprego, um perfil atraente nessa rede social pode encurtar o caminho entre você e o cargo de gestor almejado.  

Por isso, seguem algumas dicas matadoras para criar e melhorar o seu. Vamos lá? 

Como fazer um perfil atraente no Linkedin? 

1) Foto do perfil 

Existe um ditado conhecido que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. Outro afirma que a primeira impressão é a que conta. Essas duas sabedorias populares ilustram bem a importância de ter uma boa foto de perfil. 

Isso significa postar imagens que retratem os seus valores e reflitam a sua postura profissional. Para isso, utilize a criatividade a seu favor, faça uma boa escolha e lembre-se garantir a resolução: 1400×425 pixels. 

2) Detalhe as experiências profissionais

Depois de montado o perfil com as informações básicas, não meça esforços para completar com o máximo de dados. Isso significa focar nos detalhes da sua trajetória profissional. 

Liste detalhadamente onde você trabalha, todas as atividades desenvolvidas no cargo e as datas específicas de permanência em cada um dos empregos. Isso realmente pode ser um diferencial. 

3) Faça um bom resumo 

A capacidade de síntese é uma das habilidades mais louváveis. Coloque a sua em prática. No LinkedIn, existe um campo de dois mil caracteres para você fazer um resumo sobre sua personalidade e suas características pessoais. 

É a sua chance de apresentar-se para o mundo em um espaço relativamente pequeno. Para utilizá-lo da melhor forma possível, siga esse roteiro: 

  • Apresentação: resuma sua essência em poucas linhas; 
  • Interesses profissionais: qual a sua trajetória e suas pretensões: 
  • Área de atuação: defina seu segmento de trabalho; 
  • Motivações: o que te faz levantar pela manhã. 
  • Informações de contato: como as pessoas podem te contatar. 

Confira nosso Webinar sobre como utilizar o
Marketing online e as Mídias Sociais em seu negócio.

4) Acrescente suas habilidades 

Esse é um dos recursos mais estratégicos do Linkedin. Além de elencar as suas cinco principais habilidades, a rede social possui essa funcionalidade onde as suas conexões podem te avaliar. 

Utilize essa ferramenta a seu favor. Para isso, comece visitando os perfis e atestando quais habilidades dos seus conhecidos são verdadeiras. Essa é considerada uma maneira de garimpar recomendações. 

Essa seção também acrescenta relevância ao seu perfil. Não a deixe em branco. No entanto, não inclua qualquer informação apenas para preencher espaço. Saber como montar um perfil no linkedin com boas informações é fundamental.

5) Fique de olho nas recomendações

Como mencionado, as recomendações no LinkedIn são extremamente valiosas. Para conquistar algumas, escreva algumas para seus exs e atuais colegas de profissão.  

Além de criar novos vínculos, essa é uma maneira das pessoas sentirem-se abertas para retribuir a ação. Após essa medida, se mesmo assim você não tenha recebido nenhuma até o momento, busque os conhecidos. Não hesite em pedir para ajudá-lo. 

6) Poste conteúdo de qualidade 

Deixe seu perfil mais atrativo, escrevendo e publicando artigos de assuntos que você domina. Isso serve tanto para experiência profissional quanto para atrair as pessoas certas para a sua página. 

Assim, você pode compartilhar com outros profissionais o que está procurando e o que está pensando. Nesse momento, é fundamental redobrar a atenção para alguns pontos muito importantes como: 

  • Fique atento aos erros de digitação; 
  • Cuidado redobrado para todo conteúdo; 
  • Crie discussões construtivas

7) Networking 

Além de manter-se atualizado no que acontece no mercado, o LinkedIn é uma maneira de posicioná-lo como referência em seu segmento e ganhar visibilidade. 

Você pode tanto criar conexões, fazer parte de grupos pertinentes à sua atuação e/ou ainda participar de discussões construtivas. No entanto, cuidado redobrado. 

Evite se envolver em discussões desnecessárias, principalmente, em relação ao âmbito político. Entre em fóruns construtivos e, de que certa forma, agreguem valor a sua formação. 

8) Mantenha o perfil sempre atualizado

Vamos agora para a dica final: mantenha seu perfil atualizado. Criá-lo é apenas o primeiro passo para marcar presença nessa rede social. Para ser bem-sucedido, é importante acrescentar novas qualificações – periodicamente. 

Se por acaso você fez um curso novo, realizou algum treinamento, ganhou um prêmio ou tem alguma informação profissional, não deixe de incluir na sua conta. Essa orientação mostra a importância de manter-se constantemente em ascensão e qualificado, principalmente rumo às suas metas profissionais. 

No final da construção desse perfil, talvez você perceba de que seria necessário investir em uma especialização e manter-se atualizado no mercado. Quem sabe não seria a hora de fazer um MBA? 

O profissional torna-se mais aberto às mudanças, desenvolvendo sua visão sistêmica do negócio e aperfeiçoando sua habilidade de tomada de decisões. Quem sabe não é o próximo passo óbvio da sua trajetória? 

Agora que você já sabe como montar um bom perfil no Linkedin é hora de praticar! Sucesso!

Caso tenha dúvidas, o blog da Fundace possui conteúdos específicos para como se organizar para fazer um MBA e alavancar a sua carreira. Dá uma olhada e aprenda como descobrir quais caminhos seguir!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.