Gestão estratégica empresarial: aprenda mais sobre e melhore seu desempenho!

Aprenda a melhorar o seu desempenho organizacional com a gestão estratégica empresarial. Saiba mais aqui nesse post!

A Gestão Estratégica é um termo conhecido dentro do mundo empresarial. Como o nome já diz, consiste no gerenciamento de metas e objetivos definidos com base em análise e dados. Além de definir o planejamento, os gestores
acompanham o processo e realizam eventuais ajustes na rota.

Por ser um processo estruturado, com acompanhamento e análise de resultados constantes, grandes empresas aplicam a gestão estratégicas em diferentes áreas.
Contudo, as médias e pequenas organizações podem se beneficiar e utilizá-la para turbinar seu crescimento.

Aqui nesse post, você vai entender mais sobre o que é a gestão estratégica e como funciona dentro de cada área. No final, você vai entender melhor sobre o conceito e a sua contribuição para o crescimento das empresas. Boa leitura!

Conheça as vantagens da gestão estratégica empresarial

O que faz a gestão ser estratégica é a definição de objetivos e metas com base na análise de dados, na conjuntura atual, em informações e fatores externos. É papel dos gestores de cada área planejar como e quando os objetivos serão alcançados.

Fora isso, é responsabilidade do gestor estratégico gerenciar quais os recursos precisarão ser alocados para as metas se concretizarem. Isso inclui em capital financeiro e humano. Depois, conduzir processo e avaliar os eventuais ajustes.

A gestão estratégica empresarial acrescenta discernimento para identificar o que funciona e alcançar o resultado esperado. Outra função importante é evitar que os colaboradores percam o foco, garantindo que saibam realmente o que estão fazendo e para onde estão indo.

Em quais áreas eu posso aplicar a gestão estratégica empresarial?

Em resumo, a Gestão Estratégica empresarial envolve um processo de análise das forças e fraquezas internas e externas. Com base nisso, formular planos de ação e gerenciar a execução. Depois, reavaliar as etapas e os resultados.

Assim, pode ser aplicada na condução de qualquer área dentro da empresa. Vamos falar um pouco sobre como funciona esse processo particularmente em cada uma delas.

Gestão estratégica na área de recursos humanos

A Gestão Estratégica aplicada aos Recursos Humanos possui um papel central dentro das empresas uma vez que suas atribuições envolve motivar e engajar os colaboradores, assegurando o clima e a adesão a cultura da empresa.

Fora isso, gerencia o comportamento organizacional da equipe, com o intuito de aumentar a produtividade e prepará-los para assumir cargos dentro da empresa. É responsabilidade da Gestão Estratégica no RH a construção de equipes de alta performance.

Outra função é estimular o aprendizado do time, com capacitações e especializações além de estruturar, armazenar e direcionar todo o conhecimento produzido dentro da organização para que os setores trabalhem em sintonia e evoluam.

Gestão estratégica orçamentária

Para que seja possível uma empresa se desenvolver e atingir seus objetivos é necessária a gestão orçamentária. A controladoria das finanças, assim como o
planejamento e monitoramento constantes, é fundamental para evitar erros e tomar decisões acertadas.

Assim, a gestão orçamentária consiste em planejar e monitorar os resultados financeiros do negócio utilizando conhecimentos em matemática financeira e contabilidade gerencial.

O planejamento e controle financeiro do orçamento empresarial reflete na manutenção da empresa e no caminho para atingir seus objetivos. Assim, é possível definir o rumo da empresa.

Gestão estratégica de operações

Responsável por tomar decisões referentes a todos os recursos e processos que entram na empresa, a gestão de operações desempenha um papel fundamental na gestão estratégica empresarial. Essa área gerencia os recursos como energia, trabalho, matérias-primas, capital e informação e avalia a influência no produto final.

Essa área é importante e necessária, principalmente, nas que trabalham com inovação em mercados altamente competitivos. Por isso, assumir essa gestão inclui conhecimentos em administração de projetos e análise de indicadores para a tomada de decisão.

Gestão estratégica de marketing

A gestão de marketing é essencial para o desenvolvimento do negócio ao planejar processos de planejamento e execução das ações. Isso envolve
selecionar os mercados-alvo, manter e expandir a base de clientes por meio da criação, entrega e comunicação.

Assim, gestão estratégica em marketing é responsável por definir metas e objetivos de curto, médio e longo prazo, organizar o fluxo de trabalho, analisar os resultados alcançados em cada ação, visualizar as etapas e alcançar os objetivos estabelecidos.

Suas ações são tomadas com a análise das pesquisas de mercado, segmentação de públicos, posicionamento de marca e branding. Fora isso, está entre as suas atribuições criar estratégias personalizadas, direcionadas para o momento certo e o público certo.

Concluindo, a gestão estratégica empresarial deve apresentar resultados positivos com baixo custo. As empresas reconhecem a importância desse conceito uma vez que
existe uma a crescente exigência para que as organizações sejam mais eficientes em termos estratégicos e financeiros.

Dessa forma, para ter sucesso em qualquer área, é necessário sempre estar atualizado. Se você tem mais de cinco anos de experiência o MBA é uma boa alternativa.

Os cursos podem ser voltados para uma área específica, como MBA da Fundace em Gestão Estratégica. Nele, você vai aprender sobre as tendências e novidades, informar-se como como a tecnologia e a globalização estão afetando o mercado e aprimorar seus conhecimentos.

É uma pós-graduação indicada para qualquer profissional que queira destacar-se no mercado contemporâneo. Todas as aplicações da gestão estratégica citadas nesse post são abordadas no curso. Assim, você tornar-se um gestor completo, com foco máximo nos resultados.

Confira aqui mais detalhes sobre MBA USP em Gestão Estratégica e aprofunde seus conhecimentos, alavanque sua carreira e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.