A importância do RH em tempos de home office

Descubra a importância do RH e porque ele é um elemento-chave na implantação da modalidade de home office dentro das empresas.

O avanço da internet e as ferramentas de comunicação viabilizaram o trabalho remoto. Nos últimos anos, com o home office em ascensão, as empresas estavam implementando essa nova modalidade laboral de maneira gradual.

Algumas mantinham-se  resistentes ao trabalho em casa no entanto, com a pandemia de Covid-19 e a necessidade urgente de isolamento social, as organizações foram forçadas a adaptar-se. 

Pesquisadores acreditam que o home office terá um crescimento de 30% depois da pandemia. Dentro desse novo cenário, o papel do departamento de Recursos Humanos torna-se essencial no gerenciamento das relações de trabalho e na execução de tarefas em casa. 

Aqui nesse post, vamos mostrar como o RH é essencial para a implantação do home office. Começaremos definindo qual sua função dentro das empresas. Boa leitura! 

A importância do RH: qual o papel principal dentro das empresas? 

O departamento de Recursos Humanos é, na sua essência, a área responsável por gerenciar o ativo mais importante dentro da empresa: as pessoas. Isso inclui o acompanhamento de toda a trajetória dos colaboradores, desde os processos seletivos, treinamento, desenvolvimento e controle de turnover. 

Todos sabemos que o mercado de trabalho sofreu profundas alterações nos últimos anos. Naturalmente, as organizações e seus respectivos setores acompanharam essas mudanças. O RH, por exemplo, transformou-se de um setor essencialmente operacional para um cada dia mais estratégico. 

Consequentemente, foi necessário adequar-se a transição tecnológica, com processos mais digitais e, até certo ponto, autônomos. Dentro disso, despontou a implementação do home office. 

A importância do RH no home office 

Como mencionado, dentre as atribuições do RH está treinar as pessoas para novas tendências e cenários. Ou seja, a área tem uma função central na adaptação da equipe à essa modalidade. 

Existem diferenças entre trabalho à distância e o presencial. A comunicação precisa ser constante e mais efetiva, por exemplo. É necessário redobrar a disciplina e a autogestão para realizar as entregas e cumprir as metas. 

No entanto, apesar disso, o home office não representa uma mudança drástica nas ações do RH. Na verdade, vai perfeitamente de encontro ao que se espera como evolução natural: um departamento digital, moderno e eficaz na tomada de decisões.  Portanto a importância do RH tende a subir muito em tempos de home office.

A importância do RH: quais ações para o sucesso?

Definição de horários 

Uma das principais atribuições do RH na implantação do home office é auxiliar os colaboradores na criação de uma rotina organizada, na estruturação das tarefas, no comprometimento com as obrigações e na objetividade com as demandas. 

Trabalhar em casa significa ter autonomia e estabelecer seus próprios horários: o que torna a disciplina duplamente importante. Cabe ao RH analisar o comportamento dos colaboradores e, assim, incentivar a produtividade. O que nos leva ao próximo item. 

Suporte 

Comunicar-se é algo complicado mesmo pessoalmente. Imagina quando é realizado à distância. Isso torna a comunicação um dos principais pilares no funcionamento do home office. O RH tem atuação direta nisso ao: 

1) manter o diálogo diário e o contato entre os times; 

2) utilizar uma ferramenta (Skype, Slack, Hangouts). 

Por isso, é importante alinhamento em relação a horários e status das atividades. O papel do RH nesse processo está em oferecer suporte para os gestores e suas equipes para que isso aconteça. Também oferecer um canal de comunicação aberto às eventuais dúvidas e dificuldades. Falaremos mais sobre isso a seguir. 

Acompanhamento de metas 

A importância do RH no acompanhamento de metas já é muito conhecida. A área de Recursos Humanos atua, principalmente, na construção da cultura organizacional, na formação de profissionais e na comunicação com a equipe. 

Uma cultura organizacional sólida deixa claro quais são os valores prezados pela empresa. Isso respalda o funcionamento do trabalho em casa ao instruir que é esperado de que a pessoa seja proativa e dedicada. 

Dentro da formação dos profissionais, o foco está no reforço da autonomia na 

resoluções das questões do cotidiano de trabalho. Também que exista comprometimento com a equipe e com o cronograma de entregas. 

Para finalizar, o RH pode ajudar a garantir a produtividade ao estabelecer uma comunicação direta e frequente entre gestores e geridos. Apenas assim será possível acompanhar as metas, o comportamento dos colaboradores e suas entregas. 

Conheça o MBA Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis

Uma das maneiras de aprofundar-se mais no assunto é fazer uma especialização como o MBA USP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis com a Fundace. O curso apresentará fundamentos, conceitos e técnicas que habilitam o profissional de RH a pensar estrategicamente visando a otimização e melhorias na gestão estratégica de pessoas da empresa. O curso é baseado em três pilares: Financeiro, sustentabilidade ambiental e políticas sociais. O intuito é capacitar os gestores e ter uma visão geral de como fornecer essas três qualificações para um funcionário.

Além de tudo isso o curso ainda visa a pegada sustentável que nos últimos tempos tem sido cada vez mais presente e exigida dentro das empresas, sendo necessário repassá-las aos seus colaboradores e construir uma cultura voltada para a sustentabilidade. 

Essa especialização é aconselhável porque oferece bases conceituais e práticas para profissionais tornarem-se bons gestores e conduzir às organizações a alcançarem resultados surpreendentes. 

Saiba como o MBA USP em Gestão Estratégica de Pessoas e Organizações Sustentáveis  pode fazer diferença na sua vida profissional.  Aprofunde seus conhecimentos, tome decisões financeiras acertadas e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.