EAD: vantagens e desvantagens desse modelo de ensino

Em tempos de pandemia, a EaD se mostra mais importante do que nunca. Confira aqui quais as vantagens e desvantagens desse modelo de ensino! 

Cidade de Boston, Estados Unidos, 1728. Essas são as coordenadas do que foi considerada a primeira oferta de ensino à distância (EaD): um curso de taquigrafia enviado, semanalmente, por carta. 

Passados quase 300 anos, a EaD tornou-se uma modalidade de ensino essencial para a capacitação técnica e a única possibilidade de acesso ao ensino superior para muitas pessoas ao redor do mundo. Principalmente, após o advento da internet. 

Assim, o que já era um método atrativo devido à flexibilidade de horário, liberdade de escolha e praticidade ganhou um novo capítulo com a pandemia de Covid-19 em 2020. 

Aqui nesse post, vamos falar sobre as vantagens e desvantagens do EaD e sobre o aumento dessa modalidade de ensino depois do isolamento social. Vamos lá? 

Mundo pós-pandemia: quais são as previsões para a EaD

Estima-se que, em 2019 aproximadamente 1.5 milhão de brasileiros optaram pela graduação a distância— 18,6% das matrículas totais. Em 2004, eram apenas 60 000, 4,2% do total. 

Os números eram notáveis, no entanto, estava aquém do resto do mundo. Em termos de comparação, nos Estados Unidos, pelo menos seis milhões de pessoas utilizam a EaD. 

Contudo, a pandemia em 2020 abriu um capítulo da história do ensino online. Cerca de 1,5 bilhão de estudantes ficaram impossibilitados de irem assistir às aulas presencialmente. Isso significa mais de 90% dos alunos em nível mundial, segundo a Unesco. 

Com o isolamento social, ficou evidente a importância da EaD estruturada, de qualidade e professores referenciados. Existem uma grande diferença entre ensino à distância e aulas online emergenciais. 

Em 2023, a projeção é de que mais alunos vão utilizar a EaD em vez das aulas presenciais. A adversidade oferece uma oportunidade. A pandemia do novo coronavírus mostrou a importância da adoção de tecnologias educacionais. Abaixo confira as vantagens e desvantagens do EaD.

Conheça as vantagens da EaD 

Flexibilização dos horários 

Fora o fato de que suas aulas não seriam interrompidas durante a pandemia, a EaD permite a flexibilidade em relação aos horários. Isso permite que as pessoas consigam conciliar trabalho e estudos.

Enquanto no curso presencial, o aluno precisa estar em sala de aula na hora X e sair na hora Y, na EaD, fica a critério do estudante gerenciar seus horários e consumir as aulas quando for mais conveniente. 

Liberdade de escolha 

Autonomia e liberdade de escolha são outras vantagens do ensino à distância. O aluno fica livre para ser impactado por conteúdos e passar por todo o processo de aprendizagem, da maneira que quiser. 

As aulas e os materiais didáticos estão disponíveis todo o momento e pode ser acessado a qualquer momento. Sem contar de que os tutores e professores ficam à disposição e ainda existem os fóruns para interação com os colegas. 

Local de estudos 

Fora o fato de poder escolher o que consumir, na hora que quiser, a EaD torna possível o estudante estudar de ONDE quiser. Por isso, essa modalidade de ensino oferece acesso a um ensino de qualidade em qualquer lugar do Brasil. 

Por exemplo, os cursos de pós-graduação EaD da Fundace possuem certificação da USP. Você pode morar no Amazonas e ter acesso ao ensino de uma das instituições mais renomadas do País. 

Qualidade garantida 

Muitas pessoas questionam-se se a EaD possui a mesma qualidade do ensino presencial. Basta afirmar que as universidades ofertantes passam por um rigoroso controle do Ministério da Educação (MEC). 

Para assegurar o alto nível, são avaliados critérios como titulação dos professores, a grade curricular, os recursos didático-pedagógicos, a infraestrutura física dos polos de apoio e a infraestrutura tecnológica dos sistemas de comunicação.

E quais são as desvantagens da EaD? 

Necessidade de mais disciplina 

Grandes poderes implicam em grandes responsabilidades. A EaD oferece mais autonomia, liberdade de escolha e flexibilidade de horários. E isso acarreta mais disciplina para cumprir as demandas. 

Além disso, a gestão de tempo e a capacidade de concentração serão necessárias interagir com colegas e professores para potencializar o conhecimento. Se por um lado, a EaD requer mais organização, por outro lado, essas habilidades são bastantes valorizadas no mercado de trabalho.

Contato presencial 

Algumas pessoas veem a falta de contato presencial como uma das desvantagens da EaD. Outras acreditam que essa é a verdadeira vantagem. Alunos mais introvertidos costumam encontrar  mais espaço nos ambientes virtuais para fazer suas contribuições, por exemplo. 

Inclusive, uma boa parte da aprendizagem acontece justamente na interação com professores, colegas e tutores. Nesse tipo de modalidade, o contato com as pessoas é estimulado, o que em muitos casos, diminui o isolamento. 

Quais são os cursos EaD oferecidos pela Fundace? 

A Fundace atua há 25 anos para o desenvolvimento da gestão empresarial no Brasil. Os cursos de pós-graduação presencial e EaD oferecidos pela instituição são reconhecidos pelo mercado por sua excelência no ensino, corpo docente qualificado e conteúdo programático relevante e atual. 

Referência como Escola de Negócios, a Fundace é considerada uma das melhores instituições de MBA do Brasil. Já capacitou mais de 8.560 gestores e líderes nas áreas de Administração, Contabilidade e Economia, com certificação de conclusão com selo da USP. 

Confira quais são os MBA EaD ofertados pela Fundace: 

Dessa maneira, ao concluir o MBA EaD na Fundace, o profissional possui um título que engrandece qualquer currículo, podendo facilitar o seu acesso ao mercado de trabalho ou uma mudança de posição.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do EaD confira  também mais detalhes sobre o MBA EAD Fundace e aprofunde seus conhecimentos, alavanque sua carreira e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta