Como tomar as melhores decisões financeiras para a minha empresa?

O que deve ser levado em conta na hora de tomar as decisões financeiras para a minha empresa? Saiba mais aqui!

O que são as decisões financeiras? Um dos significados para decisão é “habilidade para chegar a uma conclusão ou resolver algum problema com coragem e firmeza”. Tratando-se de finanças, são aquelas escolhas que impactam diretamente no futuro da organização. 

Por exemplo, quais serão os próximos investimentos, se chegou a hora de conseguir um financiamento para crescer, se a melhor aposta é abrir o capital ou emitir dividendos, ou ainda se é interessante vender uma parte da empresa ou comprar parte de outra. 

Descobrir qual a decisão estratégica é a mais adequada para assegurar o crescimento e o lucro de uma organização é uma das principais atribuições de um gestor ou diretor financeiro. Talvez por isso que você esteja aqui.

Se for esse o caso, bem-vindo. Aqui nesse post, vamos conversar mais sobre como otimizar e alavancar as suas tomadas de decisões. Acompanhe!

 Decisões financeiras: entenda o cenário econômico

Decisões financeiras fazem parte da rotina de quem está à frente de uma empresa e, se esse não é seu cargo, deve ser o que você almeja. Deliberar sobre o futuro de uma organização está longe de ser uma tarefa fácil, muito pelo contrário, é bem complexa. 

Inúmeras variáveis devem ser levadas em consideração no momento em que começamos a formular as primeiras estratégias para um negócio. Cada empresa possui uma estrutura, um mercado de atuação e diversas peculiaridades. Além disso, vale lembrar de que elaborar estratégias futuras sem contar com o viés do cenário econômico tornará inviável a sua implementação.

A crise financeira global em 2020 evidencia claramente o que estamos falando. Quem imaginou que uma pandemia ia acontecer em pleno século XXI? No entanto, algumas pessoas estavam mais preparadas do que outras. Aquelas que detinham conhecimentos sobre macroeconomia, fundamentos financeiros, econômicos e contábeis conseguiram diminuir o tempo de resposta. 

Decisões financeiras: entenda os principais indicadores e demonstrativos

Partindo dessas premissas, conseguimos traçar dois paralelos diferentes: o primeiro diz respeito sobre a importância de conhecer o contexto da empresa e outros fatores que influenciam diretamente nas decisões financeiras. O segundo, é o quanto é primordial utilizar técnicas e ferramentas avançadas sobre modelagem financeira para calcular os riscos e prever cenários futuros. 

A única forma de tomar as melhores decisões financeiras para a sua empresa está em deter um volume expressivo de dados e saber interpretá-los. Isso inclui entender quais são os principais indicadores e demonstrativo, analisá-los e selecionar quais são os próximos passos. 

Em um mercado cada vez mais competitivo e global, apenas uma sólida base teórica e prática na área da economia possibilitará a gestão e o desenvolvimento de negócios. 

Por isso, tomar as melhores decisões financeiras para a sua empresa envolve especializar-se em técnicas e ferramentas de análises avançadas de modelagem financeira. Essa é a forma mais acertada de conduzir uma corporação que se reinventa diante dos obstáculos. 

Um dos caminhos para isso é especializar-se em um MBE, uma pós-graduação que oferece visibilidade ao profissional além de ampliar os conhecimentos na área e um maior destaque na área de atuação. 

O MBE  EAD Economia Brasileira para Negócios, por exemplo, oferece oferece conhecimentos teóricos e ferramentas para que ocorra uma guinada por meio de uma promoção dentro da empresa. 

Assim, a pessoa estará apta a desenvolver o seu próprio negócio e ser responsável pelo crescimento e escalabilidade de uma empresa. Por esses motivos, o MBE torna-se indispensável para o futuro de uma carreira.

Saiba como um MBE em economia pode fazer diferença na sua vida profissional.  Aprofunde seus conhecimentos, tome decisões financeiras acertadas e ganhe destaque no mercado de trabalho! 

Compartilhe

Deixe uma resposta