Como fazer um planejamento estratégico de projetos que realmente funciona?

Qual a importância de um planejamento de projetos e como elaborar etapas para definir um que realmente funcione? Saiba mais aqui! 

Como fazer um planejamento de projetos eficaz para trazer bons resultados na sua estratégia? A primeira etapa consiste em definir o posicionamento, o propósito e a cultura organizacional da empresa. Dessa forma é possível partir para a segunda etapa, onde será traçado os objetivos, as metas e os indicadores. Com isso em mãos, consegue-se mensurar os resultados. 

Na sequência, é importante apresentar o planejamento estratégico para a equipe e alinhar alguns pontos-chave. Depois, chega o momento mais esperado: a última etapa, onde todo esse plano será executado. E então, colher os louros. 

Um planejamento de projetos é essencial para alcançar qualquer objetivo, seja ao nível pessoal ou empresarial. É a única forma de chegar em algum lugar em vez de ficar apenas apagando incêndio. Aqui nesse post, vamos mostrar quais são os objetivos e como funciona cada uma das etapas. Vamos lá!

Quais os objetivos de um planejamento estratégico?

Antes de entrar em como fazer um planejamento de projetos, aqueles que realmente funcionam, é importante conversarmos sobre os objetivos de criar um. Atribuindo a sua função dentro de uma empresa, assim como suas vantagens, é fácil visualizar porque é necessário investir tempo na sua confecção. 

Um planejamento de projetos é indicado para as empresas saírem daquele modus operandi de apenas “comercializar, entregar e sobreviver”. Essa maneira improvisada de “vender o almoço para comprar o jantar” possui dois problemas:

  • Não traz resultados de longo prazo;

  • Diminui o tempo de resposta a fatores incontroláveis (como pandemias, por exemplo). 

Em resumo, apenas com um planejamento de projetos eficiente, a empresa consegue pensar sobre seus objetivos e diretrizes, estabelecer-se de maneira coerente e projetar ações para alcançá-los. É o caminho mais curto para chegar-se em algum lugar, utilizando os recursos disponíveis. 

O que é abordado em um planejamento de projetos?

Antes de começar ao planejamento de projetos, é fundamental que a empresa saiba quais é a sua missão (propósito), isso é a razão de existir, o que se propõe a fazer e a entregar. Também é importante o planejamento estar totalmente alinhado com a estratégia da empresa agregando valor e contribuindo para que os colaboradores desenpenhem seu trabalho da melhor forma possível. Outro ponto importante em sua elaboração é que o planejamento precisa estar interligado com a visão e as aspirações para o futuro (posicionamento) e integrado com os valores, para assim, definir o que pretende a longo prazo. 

A missão, a visão e os valores são norteadores no levantamento de questões-chave como: 

  • Onde a empresa está atualmente? Qual é o cenário e onde quer chegar? 
  • Qual o objetivo em determinado período de tempo? 
  • Quais as ações serão necessárias para alcançar as metas traçadas? 
  • Quais recursos serão destinados? 

Então, é chegada a hora de definir as metas essenciais para o planejamento de projetos, como a análise SWOT, onde se definem as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Existem outras ferramentas e você pode definir quais fazem mais sentido. 

Nessa etapa, é importante utilizar dados confiáveis, para definir objetivos e metas detalhadas e alcançar o resultado desejado. Se você conseguir reunir essas respostas, já estará pronto para criar o planejamento de projetos para a sua empresa.

Como um MBA EAD USP Gestão Estratégica pode ajudar? 

É recomendável que nesse ponto do texto, você tenha conhecimento de que o planejamento de projetos é fundamental para uma empresa prosperar e para criar um que seja altamente eficaz é importante coletar as informações corretas e organizá-las. 

Para isso, é fundamental desenvolver capacidades estratégicas, mentalidade inovadora e habilidades de liderança. Apenas munido com esses conhecimentos é possível antecipar cenários, apostar na inovação e criar um planejamento para sua empresa manter-se competitiva no cenário. 

O MBA EAD USP Gestão Estratégica da Fundace foi criado justamente para capacitar gestores para a execução dessas atividades descritas acima, oferecendo conhecimentos práticos por meio de aulas intensas em discussão fundamentada, benchmarking e análise de experiências semelhantes em organizações diversas. 

Confira  aqui mais detalhes sobre o MBA EAD Gestão Estratégica.  Aprofunde seus conhecimentos, alavanque sua carreira e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta