Comportamento do consumidor: Entenda sua importância

Conhecer a fundo o comportamento do consumidor ajuda a traçar a jornada de compras, aumentar as vendas e fidelizar o público. Saiba mais! 

Antigamente, o marketing caminhava lado a lado com a publicidade e propaganda, uma vez que seu objetivo final é ajudar a uma empresa a vender mais e aumentar o faturamento. No entanto, nos últimos anos, o conceito transformou-se. 

Reformulado por especialistas, em especial por Philip Kotler, o marketing ganhou um viés estratégico, enfatizando a importância de conhecer-se a fundo a 

jornada do comprador. Todo esse contexto é permeado pela necessidade da construção de um plano de longo e médio prazo, com objetivos, metas e prazos bem definidos. 

Para o traçar o planejamento inicial é necessário reunir e discutir uma série de estudos a respeito do negócio e do seu mercado. Dentre elas, está a definição do público-alvo e o comportamento do consumidor. 

Aqui nesse post, vamos mostrar mais sobre: 

  • Por que conhecer seu público-alvo; 
  • Quais fatores influenciam o comportamento do seu consumidor; 
  • Como desenvolver essa área pode alavancar uma empresa. 

Acompanhe! 

Afinal, por que conhecer seu público-alvo?

Conhecer o comportamento do consumidor se traduz em descobrir qual a percepção que as pessoas têm sobre uma marca. Em outras palavras, esclarecer quais são as motivações e sentimentos influenciadores na decisão pela compra. Com essas informações em mãos, é possível pensar em estratégias assertivas para atingir diversos objetivos com o planejamento de marketing. 

Seja incremento nas vendas, fidelização, retenção dos usuários, aumento do ticket médio, melhorias do produto, gerar boas impressões, oferecer uma experiência marcante ou até antecipar-se às tendências. Basicamente, entender o comportamento de compra é o coração de qualquer ação bem sucedida dentro do marketing estratégico. 

Quais fatores influenciam o comportamento do seu consumidor? 

Sim, entender como, quando, onde e o porquê de determinada escolha do consumidor, tanto individualmente como em grupo possibilita melhorar seu produto, aumentar as vendas, agradar e fidelizar o seu público. E isso abre um 

leque de oportunidades. 

Mas afinal, quais são os fatores influenciadores do comportamento do seu consumidor? Para defini-los, realiza-se uma série de estudos e experimentos baseados em vários elementos da psicologia, sociologia, economia e antropologia social.

Assim, é possível avaliar quais são os medos e necessidades do público-alvo.  Isso porque os seres humanos são influenciados pela sua cultura, família e ambiente onde vive. E essa construção social repercute nas suas escolhas. 

Como estudar essa área pode ajudar sua empresa?

Traçar o comportamento do consumidor é o primeiro passo para criar um relacionamento duradouro com o seu público. Lembre-se de que um cliente fiel volta a adquirir mais do seu produto ou serviço e ainda indicam para outras pessoas porque confiam em você. 

Em um mercado cada vez mais competitivo, determinar quais produtos ou serviços serão mais atraentes aos consumidores é o grande desafio do gestor das organizações modernas. Assim, para o profissional de marketing, aprofundar-se nessa área é um diferencial para a carreira. É sobretudo uma possibilidade de visualizar por completo a experiência de compra e oferecer insumos significativos para que a empresa construa e otimizar suas estratégias. 

Além disso, ajuda a antecipar tendências, aumentar o faturamento, desenvolver produtos que agregam valor real à vida das pessoas e orientar a empresa na conquista de mais espaço dentro do mercado. Isso é essencial para qualquer profissional que queira aumentar suas possibilidades de atuação.

Por isso, o comportamento do consumidor é um conhecimento explorado dentro do  programa MBA USP Gestão de Marketing Estratégico, capacitando os gestores modernos para atuarem de maneira efetiva na gestão do marketing estratégico de suas organizações. 
Confira  aqui mais detalhes sobre o MBA USP Gestão de Marketing Estratégico. Aprofunde seus conhecimentos, alavanque sua carreira e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Confira  aqui mais detalhes sobre o MBA USP Gestão de Marketing Estratégico. Aprofunde seus conhecimentos, alavanque sua carreira e ganhe destaque no mercado de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta