O que é ativo biológico e produto agrícola?

Aprenda a diferenciar um ativo biológico de um produto agrícola e outros detalhes sobre cada uma dessas classificações. Leia aqui. 

É considerado um ativo biológico tudo que obedece ao ciclo natural da vida, ou seja, nasce, cresce e morre. No momento em que percorre todas as etapas, ou seja, no momento em que não é mais um ser vivo, o ativo passa a ser considerado produto agrícola. 

Para ser mais ilustrativo, seguem alguns exemplos: 

– O gado leiteiro é ativo biológico e o produto agrícola é o leite;

– Uma árvore é um ativo biológico e o produto agrícola é a madeira;

– A parreira é um ativo biológico e a uva é o produto agrícola.

Ou seja, a produção agrícola é o produto colhido do ativo biológico. Aprender essa diferenciação é fundamental para qualquer carreira ligada o setor agrícola

Aqui nesse post, vamos falar mais sobre o que é o ativo biológico e produto agrícola, mostrar a relação entre os dois e sua importância para o setor agropecuário. 

O que é ativo biológico? 

Como foi dito acima, são denominados ativos biológicos, basicamente, plantas e animais que estão vivos. São seres sujeitos à transformação biológica, ou seja, ao processo que compreende o crescimento, degeneração, produção e procriação. 

Devido justamente a essas mudanças qualitativas e quantitativas, como crescimento, degeneração e morte, além das condições climáticas, o valor do ativo biológico pode mudar consideravelmente. Por isso, um dos maiores debates acerca desse tema diz respeito à mensuração do preço. 

Alguns pronunciamentos técnicos discorrem sobre qual o valor justo no qual um ativo pode ser negociado ou um passivo liquidado, levando em conta as partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si. 

No caso específico sobre a mensuração do valor justo e o reconhecimento contábil o ativo biológico, de onde se extraem os produtos agrícolas, e para o estoque derivado da produção agrícola no momento da colheita ou obtenção, temos a norma contábil CPC 29 correspondente à IAS 41 nas normas internacionais de contabilidade.

O que é um produto agrícola? 

Imagine uma árvore viva na plantação. Você já sabe que se trata de um ativo biológico que passa um ciclo: foi plantada, cresceu e floresceu. No momento em que essa árvore é cortada, transforma-se em um produto agrícola. Quando é serrada e/ou beneficiada, a madeira passa a ser o produto resultante do processamento. 

Com essa definição em mente, podemos ressaltar quais são os produtos agropecuários de destaque no Brasil. Estamos em primeiro lugar no ranking de produção da cana-de-açúcar, do café e da laranja. Ocupamos a segunda posição  na cultura de soja, fumo e carne bovina. Somos o terceiro país em volume na produção anual de milho. 

Estima-se que a produção agrícola brasileira cresça nos próximos anos. Isso deve-se a alguns fatores como vasto território, clima favorável e boa qualidade do solo. Assim, atuar em profissões ligadas o setor, ter conhecimentos sobre temas mais específicos como ativo biológico e produto agrícola sempre despontam como uma boa opção. 

Dentro de um grande rol de alternativas, destaca-se profissionais qualificados e capacitados para o entendimento e a interpretação das normas internacionais de contabilidade financeira. Essa linha de atuação vem ganhando importância e reconhecimento uma vez que permite a representação da situação econômica das empresas de maneira mais fidedigna.

Dessa forma, a cobrança por maior qualidade da informação é uma tendência e é preciso estar preparado para decisões respaldadas em dados e conhecimento técnico. O MBA USP Online em Contabilidade em IFRS, por exemplo, tem uma estrutura focada no entendimento e na interpretação das normas internacionais, tanto para fins de aplicação como de análise e tomada de decisões com base na informação contábil. 

Esperamos que esse texto tenha mostrado como o agronegócio é promissor e a importância do conhecimento sobre ativo biológico e produto agrícola. Uma maneira de aprofundar-se em como funciona o mercado exterior de commodities é o MBA EAD Contabilidade em IFRS. Saiba mais!

Compartilhe

Deixe uma resposta