Relatórios financeiros: tudo o que você precisa saber

Aprenda aqui tudo o que precisa saber sobre relatórios financeiros e como utilizá-los na tomada de decisão na empresa 

Relatórios financeiros são essenciais na tomada de decisão das empresas porque reúnem dados financeiros, métricas e informações estratégicas. 

Existem muitos modelos, cada um criado especificamente para direcionar diversas vertentes e realmente serem úteis na gestão do negócios.  Algumas das suas funcionalidades, por exemplo, é analisar a saúde financeira ou ainda diminuir a taxa de inadimplência. 

No entanto, mesmo que possuam uma grande relevância para o sucesso do negócio, muitos empresários ou gestores têm dúvidas sobre o que são relatórios financeiros, sua importância ou ainda o que precisa ser feito para montar um. Aqui nesse post, vamos conversar sobre cada um desses pontos. Vamos lá. 

O que são relatórios financeiros?

Para retomar, os relatórios financeiros são compilações de dados financeiros sobre uma atividade ou transação específica dentro de uma empresa – levando em consideração um determinado período. Por exemplo, os registros de contas a pagar e a receber dão origem a um relatório sobre o fluxo de caixa. 

Como dissemos acima, o objetivo dos relatórios é fornecer informações inteligentes para a gestão do negócio permitindo a extração de dados para ajudar na tomada de decisão. Assim, é fundamental que existam registros verdadeiros e confiáveis para traçar a atual situação da empresa.

Por isso, quando falamos de relatórios é muito importante atestar a veracidade das informações extraídas dos indicadores. Dessa forma, o primeiro passo para saber tudo o que você precisa fazer em termos de relatórios financeiros é definir o que são os dados financeiros. 

O que são dados financeiros?

Os dados financeiros são constituídos de métricas e mecanismos usados para coletar e gerar inteligência sobre uma determinada situação e essenciais para os relatórios financeiros. Em outras palavras, são utilizados para demonstrar quão saudável é um determinado empreendimento.

Alguns exemplos são: 

  • Índice de liquidez; 
  • Margem de contribuição; 
  • Fluxo de caixa; 
  • Regime de competência; 
  • Demonstrativo de Resultado do Exercício; 
  • Dentre outros. 

Como montar um bom relatório financeiro?

O primeiro passo para gerar um relatório financeiro é escolher qual indicador será analisado e quais serão as métricas envolvidas. Apenas a partir disso, você poderá gerar o seu relatório financeiro e ainda registrar essas informações. 

Dessa maneira, tenha sempre em mente que, para gerar os relatórios financeiros, é fundamental ter os registros reais das atividades e transações verdadeiras sobre o seu negócio.

Munido dessas métricas é possível tanto organizar as informações quanto colher o indicador desejado e, assim, ter uma maior compreensão do cenário atual e sobre quais decisões deverão ser tomadas. 

Dependendo da gestão financeira da sua empresa, existe a oportunidade de montar uma planilha auxiliar e gerar seus relatórios manualmente. Hoje em dia, existem ferramentas que podem orientar esse processo. 

Resumidamente, o passo a passo para a montagem de relatórios financeiros é: 

  • Definir qual o indicador será analisado;
  • Escolher quais as métricas serão utilizadas no processo;
  • Organizar esses dados em um documento, gráfico ou tabela para facilitar a visualização. 
  • Analisar os dados e tomar decisões estratégicas. 

Caso você queira aprofundar-se em como analisar os melhores relatórios e entender quais são os melhores dados para a tomada de decisão, modelagem financeira,  e como definir um planejamento estratégico, existem especializações criadas justamente para esse fim.  

Por exemplo, o MBA de Controladoria e Finanças cujo conteúdo programático prepara seus participantes para enfrentarem novos desafios além de desenvolver habilidades gerenciais e técnicas como a análise profunda de relatórios financeiros. No final, o estudante sai apto a tornar-se um empreendedor de sucesso, com conhecimento estratégico para a gestão do capital da empresa.

O que acha de dar uma olhada e conferir quais as opções de cursos disponíveis? Entre aqui,  conheça detalhes do MBA de Controladoria e Finanças e encontre os mais adequados para você!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.