Entenda o que é capital social e qual a sua importância para uma empresa

Saiba o que é capital social e qual a importância para o início de uma empresa financeiramente saudável e bem sucedida 

O que é capital social? É o impulso monetário inicial levantado em sociedade de pessoas para a construção de uma empresa. Ou seja, é o dinheiro necessário para iniciar a operação, levantado por sócios, onde cada parte injeta dinheiro do próprio bolso em troca de uma participação específica do negócio. 

Apesar de alguns empresários não conhecerem o conceito, todas as pessoas que abriram negócio juntas contavam com esse montante.  

O capital social também é conhecido pelos empresários e especialistas da área contábil, como capital inicial. Devido à ausência de garantias, é difícil solicitar esse dinheiro por meio de um empréstimo, por exemplo. Dessa forma, a melhor forma de conseguir recursos financeiros é com o investimento de cada sócio; daí o nome. 

Por isso, vamos aprofundar mais nesse conceito. Aqui você vai aprender o que é capital social e como calculá-lo corretamente. 

A importância do capital social 

É por meio do capital social que a empresa nasce e é o começo da jornada do empreendedorismo. Aliado a um planejamento estratégico e um bom plano de negócios é com essa quantia de dinheiro que se inicia a construção do patrimônio e influencia no primeiro balanço.  

Iniciar uma empresa nunca é fácil, ainda mais no Brasil, devido o número de encargos e a burocracia. Por isso, o capital social é um ponto de atenção relevante, tão fundamental quanto outros fatores considerados na hora de empreender, como um plano de negócios ou planejamento financeiro. 

Em outras palavras, o capital social é a soma de valores monetários para abrir um empreendimento e mantê-lo funcionando. É importante que essa soma seja suficiente para que a empresa funcione até começar a gerar lucro e alcançar equilíbrio financeiro.  Fora isso, esse montante também vai formar o capital de giro da empresa. 

Como calcular o capital inicial? 

Como você deve ter percebido, a resposta para essa pergunta depende diretamente do tipo de empresa que será aberta. E também de qual gama de produtos será ofertado ao público. Fora isso, o custo para manter a empresa funcionando durante um período determinado deve ser levado em consideração. 

Para calcular o capital social, é importante que o valor cubra todos os custos variáveis e fixos da empresa, além das despesas iniciais – até que comece a gerar lucros. Isso inclui dívidas que possam ser geradas, situações atípicas, incidentes… 

Fora isso, é essencial traçar um planejamento estratégico completo para calcular o custo médio das operações da futura empresa e aprender a controlar o estoque e seu giro. Levando em consideração essa série de itens, além de outras métricas, é mais fácil chegar em um valor. 

Para finalizar, não deixem de analisar tudo, planejar com cuidado, e executar tudo com planos específicos de ação. Lembre-se que ter conhecimento sobre o assunto garante a estabilidade da empresa e ajuda no início do empreendimento. Invista nisso. 

O que acha de dar uma olhada e conferir quais as opções de cursos disponíveis para adquirir conhecimento e começar uma empresa financeiramente saudável  com altas chances de ser bem sucedida?

Compartilhe

Deixe uma resposta