04 melhores áreas para se investir em 2020

Descubra quais são as seis melhores áreas para se investir em 2020 e planeje seu futuro! 

Quais são profissões em alta no futuro? As mudanças constantes no cenário atual, em decorrência do advento das tecnologias, nos fazem acreditar que as carreiras tradicionais estão com os dias contados. Afinal de contas, se em breve terão carros autônomos, por que as pessoas vão querer continuar estudando as mesmas coisas? 

No entanto, um estudo liderado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que, em 2018, repetiu um teste feito no ano 2000, constatou que as 10 profissões mais almejadas por jovens de 15 anos continuam as mesmas. Inclusive estão ainda mais procuradas. 

Veja alguns dados da pesquisa: 

  • 22% sonham em trabalhar com algo relacionado às artes, ao entretenimento ou ao esporte; 
  •  Esse índice é superior aos 20% que pretendem trabalhar com saúde
  • 16% que pensam na área da educação
  •  Entre os meninos, as engenharias são o sonho de 7,7% dos entrevistados. Enquanto a maioria feminina pensa em se tornar médica (15,6%). 

Quais são as melhores áreas em 2020? Oportunidades 

A pesquisa coletou dados de 79 países e os resultados foram divulgados recentemente, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça. 

As informações coletadas também levantam uma questão: quais são profissões em alta no futuro? Será que um dia teremos jovens sonhando em ser cientista de dados ou coaching?

Para os especialistas, o estudo mostra que, por mais que as carreiras tenham mudado drasticamente, nas últimas duas décadas, as aspirações profissionais continuam centradas nas mesmas oportunidades. 

No entanto, como dissemos no começo desse texto, o mundo é dinâmico e as relações de trabalho estão mudando. As estruturas dentro das organizações já não são as mesmas de anos atrás e passaram a tornam-se mais horizontais. 

A liderança mudou. As habilidades requisitadas mudaram. Quem é engenheiro agora viu a necessidade de ser mais criativo. Por outro lado, quem é design começou a perceber que é necessária a análise de dados para atender o usuário. Por mais que as carreiras continuem as mesmas, a roupagem é diferente. 

Quais são profissões em alta no futuro? Tendências 

Dentre as áreas que se destacam, está a administração adotando uma linha mais humana, com foco em gestão. A contabilidade ganha um novo viés com a ascensão do empreendedorismo. 

Se entender o mercado financeiro já era importante, agora, ter profundos conhecimentos sobre controladoria e finanças é estratégico. E em um mundo cada vez mais conectado, a economia assume suma importância ao oferecer insumos para decisões mais acertadas. 

Aqui, vamos falar brevemente sobre cada uma dessas áreas. 

Administração 

Administrar em sua essência sempre foi planejar, definir, liderar e controlar. Na origem, ao organizar uma estratégia e conduzir o plano de ação, o profissional aplicava princípios e práticas puramente técnicas. Hoje em dia, notou-se que, para atingir determinado resultado, é necessária a ação de um grupo de indivíduos. 

Se antes as pessoas estavam acostumadas a receberem ordens e acatá-las, agora as relações mudaram e melhores áreas tiveram que se adaptar. Muito mais do que uma série de passos para chegar a um determinado desfecho, a administração tornou-se uma atividade que exige visão estratégica.  

Para realizar a gestão de pessoas, projetos, serviços, estratégia e vendas, são necessárias habilidades de comunicação, conhecimentos de marketing e competências específicas de liderança. Isso tudo, não faz só com que seja uma das melhores áreas para 2020, mas também uma das mais requisitadas em qualquer momento.

Cada dia que passa, e aparentemente esse será um padrão no futuro também, um verdadeiro administrador será uma pessoa com visão, capaz de elevar a teoria à prática. Ou seja, alguém capaz de construir e desconstruir conceitos. 

Contabilidade 

A contabilidade sempre foi a ciência que estuda as movimentações patrimoniais (bens, direitos e obrigações) das empresas. Atrelada a uma veia tradicional, a área de atuação do contador estava restrita a manter um histórico confiável da sua empresa e cumprir com obrigações fiscais. 

Nos últimos anos, a palavra empreendedorismo entrou no dicionário em português e, desde então, ganha mais espaço no cenário nacional. Novas especialidades surgiram dentro da contabilidade já que agora, existem outras demandas. 

Moedas virtuais apareceram, ferramentas tecnológicas surgiram e agora, a contabilidade assume um novo significado: entender os principais indicadores financeiros do seu negócio e tomar melhores decisões baseadas em dados. Além de reinventar-se diante das situações desafiadoras da vida real.

Controladoria e finanças 

Como citamos no item anterior, o empreendedorismo está em alta. E isso acrescentou alguns pontos a mais na área de controladoria e finanças. Afinal, segundo dados do IBGE, 48,2% das empresas brasileiras encerram suas atividades após três anos da sua abertura.  E o profissional de controladoria é a pessoa que vai ajudar a garantir a sobrevivência das empresas. 

Isso porque vai ajudar a executar o planejamento, a coordenação, a direção e o controle das atividades de curto, médio e longo prazo. Ainda mais, em épocas de crise e turbulências econômicas, o que faz com que o planejamento estratégico caminhe alinhado ao orçamento empresarial. 

Se antes um controller era importante, atualmente, esse profissional é o pilar de apoio às decisões empresariais ao fornecer aos gestores números e dados para definição dos próximos passos. 

Economia 

Toda essa realidade empreendedora acrescentou dinamismo no mundo. Se antes, existiam apenas empresas multinacionais gigantescas, agora, surgem iniciativas e startups todos os dias. Sem contar na migração das empresas tradicionais para o meio digital, o que demanda planejamento, estudo e análise de mercado. 

No futuro, a atuação desse profissional ganha ares de orientador financeiro, avaliando qual o momento adequado para cada ação estratégica da empresa. Isso vai desde indicar quando uma determinada empresa ou pessoa deva realizar um investimento até acompanhamento integral das mudanças que podem interferir nos negócios. 

A função do economista nos próximos anos será estratégica, apontando nortes e direcionamentos sobre como reagir o mercado. Também será uma peça-chave para fazer projeções e levantar as possíveis fontes de recursos. 

Mesmo que a sua graduação tenha sido em uma área específica, fazer uma pós-graduação como o MBA oferece a possibilidade de desenvolver as habilidades acima e transformar a sua carreira dentro das melhores áreas. Caso você esteja procurando uma nova linha de atuação ou mesmo queira uma promoção, uma especialização sempre será uma boa opção. 

Esperamos que esse texto tenha mostrado quais são as melhores áreas para se investir em 2020! Confira algumas opções de cursos no MBA de Ribeirão Preto. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.