Vale a pena formados em administração fazer uma especialização em Administração?

Uma especialização em administração sempre vale a pena, mesmo que sua graduação tenha sido na mesma área. Aqui nesse post, vamos mostrar o porquê. 

Você está a procura de uma especialização em administração? Que bom. 

Assim que seguramos o diploma da graduação, já ficamos com a cabeça pensando nos próximos passos da carreira profissional, não é mesmo? 

Esse momento é crucial e pode ser comparado a um jogo de xadrez: é necessário analisar o tabuleiro com calma e atenção para mover a rainha. Afinal, qual seria o próximo movimento estratégico? Por isso, é importante saber quais fatores analisar antes de qualquer ação. 

Dentre eles, descartar a possibilidade de fazer uma especialização em administração por achar que seriam abordadas as mesmas matérias é um erro muito comum. Mesmo que a área seja a mesma, vale a pena lembrar que o MBA é voltado para quem quer aprimorar os conhecimentos obtidos na graduação. 

Mais do que isso, para quem gostaria de aprofundar a sua visão sobre o mundo corporativo, em nível mundial. Por essas razões, o MBA é procurado por empresários, executivos e gestores.

Existem diferenças marcantes entre a graduação de administração e um MBA voltada para a mesma área. Aqui nesse post, você vai entender melhor quais são. E assim, estará preparado para dar o xeque-mate. 

O que é MBA em administração?

Vamos começar do conceito básico: no que realmente consiste um MBA. Como você talvez já saiba, essa é uma sigla para Master in Business Administration, uma pós-graduação lato sensu a qual, normalmente, abrange várias áreas como finanças, contabilidade, recursos humanos, marketing, entre outras.

Uma especialização em administração, como o MBA, especificamente, tem como objetivo formar agentes de mudança e profissionais extremamente qualificados para gerenciar equipes. O programa inclui: 

  • Atividades de desenvolvimento do potencial humano; 
  • Transferência de tecnologia; 
  • Senso de liderança. 

Assim, o MBA em administração consiste em uma formação executiva de primeira linha por meio de uma estreita interface entre corpo docente e alunos. Com o objetivo de atender o complexo cenário organizacional e o mercado contemporâneo, o profissional torna-se mais aberto às mudanças, desenvolve sua visão sistêmica do negócio e aperfeiçoe a sua habilidade na tomada de decisões. 

Vale a pena fazer um MBA em administração?

Uma das principais diferenças entre a especialização em administração e a graduação está na abordagem dos temas. Enquanto na faculdade você tem contato com matérias técnicas, no MBA, desenvolve habilidades de gestão estratégica destinados à profissionais que pretendem ampliar as possibilidades de carreira. 

Além disso, por ser uma especialização, os assuntos são tratados mais a fundo, muitas vezes complementados com a experiência de profissionais que estão anos no mercado. É uma aplicação mais profunda e prática dos conhecimentos, tanto que na maioria dos MBAs são desenvolvidos cases e apresentadas ferramentas para solucionar problemas frequentes na rotina de trabalho. 

Por essas e por outras, a verdadeira pergunta aqui não é se vale a pena fazer uma especialização em administração mesmo já sendo formado na mesma área, e sim, se você tem a maturidade profissional para fazê-la. Isso porque é recomendável que o profissional tenha no mínimo três anos de atuação no mercado já que uma boa bagagem técnica influencia no processo de aprendizagem. 

Especialização em administração: vale a pena sim! 

Se vale a pena investir no seu conhecimento é uma pergunta cuja resposta sempre vai ser sim. O que precisa ser avaliado na hora de optar por uma especialização em administração é se está alinhado com seus objetivos profissionais, uma vez que é indicado para quem pretende alcançar um cargo gerencial nos próximos cinco anos ou ainda quem quer abrir sua própria empresa.

Como dissemos acima, é importante ter maturidade profissional para extrair o máximo possível do curso. 

Uma graduação e um MBA, mesmo que sejam na mesma área, não são excludentes e, sim, complementares. A especialização em administração é fundamental para aprimorar-se em gestão e tratar assuntos abordados na faculdade com outro viés: o de desenvolver habilidade gerenciais e senso de liderança.

Ganhe tempo e seja um profissional mais completo! Matricule-se no MBA Administração USP e fique preparado para os desafios do mundo moderno. 

Compartilhe

Deixe uma resposta