6 dicas infalíveis para se tornar um gerente e decolar sua carreira

Como se tornar gerente? Se essa pergunta passou muitas vezes pela sua cabeça, entre aqui nesse post e descubra algumas respostas. 

Como decolar sua carreira? Como tornar-se gerente? Planeje, avalie suas habilidades, renove seu currículo… Essas são algumas dicas infalíveis para você alavancar a sua vida profissional, conquistar o emprego dos seus sonhos ou um cargo mais alto (e melhor remunerado). Vamos explorar cada uma delas a seguir. Acompanhe! 

Dicas de como se tornar gerente

1. Como se tornar gerente? Reflita 

Algumas vezes, o planejamento de carreira tem seu início antes do ingresso  no mercado de trabalho; na hora de escolher a graduação. Se esse foi seu caso, parabéns. No entanto, nem todas as pessoas tiveram direcionamentos e optaram por uma carreira que tinha a ver com seu perfil e suas ambições profissionais

Independentemente de você ter escolhido uma faculdade que queira seguir, ou não, o ideal é planejar com cuidado quais são as próximas etapas. Para isso, sempre é importante o autoconhecimento, afinal, essa é a chave para as boas escolhas. Mesmo que você tenha tomado caminhos que te distanciam do seu propósito, agora é o momento de reavaliar e refletir. 

2. Como tornar-se gerente? Avalie 

E então? Quais são os seus talentos e suas habilidades? O que faz sentido seguir e o que é melhor deixar para trás? O que vale a pena desenvolver e aprender? No item anterior, relembramos a importância de refletir sobre a sua carreira até o momento. Agora, queremos que você analise suas opções. 

Por isso, avalie sobre o que você faz bem, quais são as suas habilidades atuais e quais você poderia ou gostaria de desenvolver. Pense em quais características as pessoas costumam te elogiar no trabalho e em qual tipo de tarefa ou assuntos se destaca. 

3. Como tornar-se gerente? Estude o mercado 

Com as informações dos itens anteriores, você já consegue buscar algumas informações sobre qual caminho seguir. Conheça a fundo quais são as alternativas de atuação e então, analise quais são as possibilidades oferecidas no mercado de trabalho. 

É importante pesquisar quais são as funções, características e demandas das empresas para o cargo gerencial que você almeja. Isso inclui rotina de trabalho e a faixa salarial. A demanda no mercado pode ser um fator decisivo na hora de escolher quais são os próximos passos da sua carreira. Para isso, use a internet a seu favor e converse com pessoas que atuam na área. 

4. Como tornar-se gerente? Planeje sua carreira 

Com todo esse insumo em mãos, chegou o momento de separar uma parte do seu tempo para planejar a sua carreira. Aqui nessa etapa, vale a pena pensar sobre suas experiências, conquistas e aprendizados. Reflita sobre seus resultados alcançados em suas experiências passadas. Depois, pense onde quer chegar nos próximos anos. 

Então, está na hora de pensar no seu currículo. Quais são as especializações que poderão dar um verdadeiro up na sua carreira? O que você pode aprender que vai ser útil na sua rotina de trabalho e chamar a atenção aos olhos dos recrutadores? Mapeie as suas opções. 

5. Como tornar-se gerente? Invista em você 

Agora, você já tem o norte e sabe para aonde ir. E está na hora de investir em você. A resposta para a pergunta “como tornar-se gerente?”, está em aumentar seu conhecimento na área que gostaria de seguir. Uma das opções mais indicadas para profissionais que possuem um tempo considerável de mercado são os Master of Business Administration (MBA). 

Se você quer tornar-se gerente nos próximos cinco anos, essa é a pós-graduação mais indicada para aprimorar-se em gestão e para quem quer estruturar uma empresa. Oferece base técnica, entendimento de processos, ensina a trabalhar em equipes e a formar líderes. Ao fazê-lo, você estará apto a alcançar cargos mais altos de liderança e desenvolver competências e capacidades essenciais para chegar lá. E ainda existem as opções de ensino à distância, mais acessíveis e com horários flexíveis. 

Para finalizar, segue uma dica extra: quem quer decolar a carreira precisa ter uma ampla rede de contatos. Lembre-se de que não é visto não é lembrado. O famoso network cultiva seus contatos profissionais e pessoais constantemente. É uma habilidade que precisa ser desenvolvida mesmo quando não se está pensando em mudar de carreira ou recolocar-se no mercado. Invista! 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então acesse nosso site e conheça mais sobre os cursos que oferecemos!

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.