Você está preparado para fazer um MBA em gestão tributária?

Uma especialização pode ajudar e muito a melhorar o seu currículo e a conquistar o emprego dos seus sonhos. Você está preparado para fazer um MBA em gestão tributária? Leia aqui mais sobre! 

O Brasil está entre as primeiras posições no ranking mundial de países que mais possuem cargas tributárias altas e complexas. Esse é um dos motivos pelos quais um MBA em Gestão Tributária é tão importante e valorizado nas empresas. Principalmente, naquelas que almejam um desenvolvimento escalável. 

Isso porque um planejamento contábil tributário, quando bem executado, garante a eficiência na administração de uma empresa e ainda evita problemas com a fiscalização e com a justiça. 

Por essas e por outros, aprofundar-se em conhecimentos sobre planejamento e controle tributário garante tanto o sucesso da organização quanto do profissional que decidir enveredar por essa área. 

E isso consegue-se ao fazer um MBA em gestão tributária. Mas calma: antes de empolgar-se com a ideia, é importante avaliar se você está realmente preparado para ingressar nessa especialização. É o que você descobre no final desse texto. 

O que é gestão tributária?

Você já deve ter uma noção que a Gestão Tributária é mais do que simplesmente pagar impostos de uma empresa. É um processo complexo, que envolve gerenciamento, planejamento e análise de todas as obrigações tributárias de uma corporação. Normalmente, é separada nos seguintes tópicos: 

 1) Compliance fiscal

Sendo simplista, essa área é responsável por deixar a empresa em conformidade com a lei de tributos do País. Sempre obedecendo exatamente o que diz a legislação. Consiste em conhecer a fundo todos procedimentos como também em como preencher os documentos fiscais adequadamente. 

2) Planejamento tributário

Um planejamento contábil tributário eficaz garante que a empresa pague o mínimo de tributo possível –  sem infringir a legislação. Assim, necessita de conhecimento a fundo de todos os sistemas tributários existentes; assim como das leis vigentes e das suas subsequentes atualizações. 

3) Auditorias preventivas

Para evitar que a empresa seja autuada em situação de verificação de fisco, a contabilidade verifica periodicamente toda a situação fiscal do negócio afim de resolver qualquer tipo de irregularidade. 

Quem pode fazer o curso de MBA Gestão tributária?

Devido a complexidade da gestão tributária, é recomendado que o profissional faça uma pós-graduação ou MBA. Isso porque ele precisa obter conhecimento específico em temas como auditoria e contabilidade.

O MBA em Gestão Tributária é uma pós-graduação lato sensu indicada para para quem pretende alcançar um cargo gerencial; oferecendo conhecimento técnico e ferramentas práticas. Principalmente, para quem gostaria de aprimorar-se a fundo nessa área. 

Para isso, é indicado que o profissional tenha no mínimo três anos de atuação no mercado. Isso porque uma boa bagagem técnica ajuda no processo de aprendizagem. Também é interessante ter em mente quais são os seus futuros passos profissionais e se essa especialização encaixa nos seus planos de carreira. 

Desta forma, o profissional finaliza o MBA em gestão tributária aberto às mudanças, desenvolvendo sua visão sistêmica do negócio e aperfeiçoando sua habilidade de tomada de decisões. 

Quais assuntos são abordados?

O MBA em gestão tributária apresenta quais os principais aspectos relacionados com as obrigações de pagamento de impostos, tanto das pessoas físicas quanto das jurídicas. Assim como detectar e resolver os problemas atuais de tributação e suas implicações econômicas, contábeis, financeiras e sociais. 

Dessa forma, são explorados os aspectos jurídicos da legislação, assim como outros assuntos como contabilidade societária, imunidade tributária, análise econômica e financeira e integração. Vários tipos de contribuições e impostos são esmiuçados a fundo, como ICMS, PIS/COFINS, ISS, IRPJ, IRPJ simples, IPVA, IPTU, ITR, IBTI,  ITCMD, entre outros. 

Fora isso, um MBA conta com profissionais renomados e experientes, que compartilham a experiência adquirida em anos de atuação em instituições como a Receita Federal. São dicas e orientações para a execução de um planejamento tributário eficiente, vividas na prática de quem está no dia-a-dia da profissão. 

Assim, fazer um MBA em gestão tributária contribui para um gerenciamento mais eficaz dos tributos nas organizações, analisando as principais variáveis envolvidas na tomada de decisões relacionadas aos aspectos tributários, visando a otimização de resultados.

Ganhe tempo e seja um profissional mais completo! Matricule-se em um MBA de gestão tributária e fique preparado para os desafios do mundo moderno. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.