Como me tornar um bom gestor para minha equipe?

Como ser um bom gestor? Aqui nesse texto, você vai conhecer o que é preciso para tornar-se um e entender porque a atualização é mais do que indicada. 

Como ser um bom gestor? Empatia, liderança, administração de recursos, planejamento, gestão de tempo… Essas são algumas das qualidades que se espera de um gestor e desenvolvê-las vai te tornar um profissional ainda melhor.  Principalmente, se levarmos em conta o mercado competitivo atual, o qual exige desempenho acima da média e habilidades bem específicas para quem resolve seguir na carreira de gestão de uma empresa e deseja uma promoção no trabalho. 

Estar em cargo gerencial demanda uma grande responsabilidade, afinal, além dos próprios projetos, existe uma equipe e tarefas burocráticas para gerenciar. 

Aqui nesse texto, você vai conhecer o que é preciso para tornar-se um bom gestor e entender porque a atualização mais do que indicada, é essencial para galgar alguns degraus na sua carreira. Vamos lá? 

Dicas de como tornar-se um gestor ainda melhor 

1. Desenvolva a empatia

Empatia é uma palavra muito citada mas pouco aplicada na prática.  Desenvolver essa habilidade requer mente aberta, saber escutar, aprender com os outros e formar novas ideias.Ter empatia é uma característica fundamental em um gestor porque melhora o relacionamento com a equipe, além de ajudar a valorizar e reconhecer verdadeiramente o trabalho dos seus colaboradores. 

2. Administre os recursos  

Quando falamos de recursos, estamos nos referindo a tudo que abrange uma empresa: desde a parte financeira quanto o próprio capital humano. Um bom gestor precisa ser um administrador, essa é uma condição primordial para ter um desempenho excepcional na profissão. Para isso, é fundamental saber: 

  • Otimizar os processos;
  • Diminuir a burocracia; 
  • Contratar as pessoas certas; 
  • Criar um bom clima organizacional; 
  • Oferecer bons treinamentos; 
  • Delegar as funções corretamente; 
  • Ser assertivo nos feedbacks; 
  • Fomentar o trabalho em equipe. 

3. Planeje-se 

Esse é um item complementar ao outro, afinal, para gerenciar os recursos disponíveis é importante ter um bom planejamento. Isso significa: 

  • Ordenar as tarefas; 
  • Estabelecer prazos; 
  • Estruturar quem está fazendo o quê; 
  • Criar cronograma de reuniões individuais e de equipe;
  • Acompanhar as tarefas; 

Além disso, é muito essencial estabelecer uma comunicação eficiente com a equipe. Esse é um fator elementar para a interação das pessoas envolvidas. Existem algumas frases que demonstra a sua confiança como “Confio na sua decisão” ou “O que você acha que pode melhorar”?.

4. Gerencie o seu tempo 

Como ser um bom gestor inclui saber gerenciar o tempo. Isso quer dizer planejar as atividades sempre pensando em como melhorar a produtividade e acrescentar eficiência de cada ação. Saber administrar o dia garante a entrega das tarefas e evita atrasos. 

Por isso, o gerenciamento de tempo começa por um fator muito importante: o autoconhecimento. Apenas sabendo quanto você irá demorar em cada tarefa, será possível dividir as atividades em momentos alternados, tornando-as executáveis. 

5. Seja um líder 

O autoconhecimento também é muito importante quando falamos sobre liderança. Somente conhecendo a si mesmo que a pessoa será capaz de 

avaliar seu próprio comportamento, ter empatia com as atitudes dos outros e conquistar a confiança da equipe.

Ser um bom líder inclui alguns dos itens anteriores como construir um bom relacionamento com todos, mantendo a cordialidade e o respeito, ser capaz de planejar e delegar tarefas com eficiência. Portanto, inclui possuir inteligência emocional, ter visão do futuro, conseguir antecipar-se, buscar atualização e desenvolvimento constante. 

Em relação a isso, é fundamental ter em mente que o aprimoramento de um gestor é um processo contínuo. É importante estar sempre atualizado sobre as tendências de mercado e compartilhar a experiência com profissionais e gestores mais experientes. Uma das maneiras de fazer isso é investir em um MBA. 

Para finalizar, uma dica final de como ser um bom gestor: lembre-se de celebrar as pequenas vitórias. Não é necessário abrir uma garrafa de champanhe cada resultado positivo, mas é importante criar reconhecimento e valorizar a performance de quem esteve envolvido naquela conquista. 

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