Profissional de contabilidade: como escolher um MBA que realmente faça diferença em sua carreira?

Qual a melhor pós-graduação para quem atua na área contábil? Você confere aqui nesse post quais são as opções e como escolher uma que faça diferença na sua trajetória. Leia! 

Você deve estar se questionando sobre qual a melhor pós-graduação para quem atua na área contábil. Como escolher um MBA que realmente faça diferença na sua carreira. Por onde começar. São questionamentos bem justos e acredite, você não está sozinho. 

A contabilidade é uma área versátil que oferece inúmeras possibilidades de atuação, desde funções operacionais, táticas passando por estratégias. Tantas opções terminam confundindo na hora de encontrar aquela que faz mais sentido para a sua carreira. 

E esse rol de oportunidades vêm crescendo nos últimos anos, principalmente, porque o profissional que atua na área contábil tem se tornado um verdadeiro potencializador da economia e lucratividade das empresas. 

Sim, existe um grande leque de especializações em ciências contábeis e a seguir, apresentaremos quais são as opções, assim como quais estão mais em alta. Acompanhe! 

Como escolher um MBA que faça realmente diferença? 

Ao tentar decidir qual a melhor pós-graduação para ciências contábeis, é importante saber mais sobre você. Isso inclui refletir se desenvolver uma visão sistêmica e mais estratégica dos negócios faz sentido para a sua carreira. 

Assim, é mais fácil visualizar se um MBA é realmente a especialização indicada para você. Essa pós-graduação em específico tem o propósito de formar gestores e explorar habilidades como delegar, comandar, liderar, negociar, administrar conflitos e melhorar a comunicação.

É indicada para quem pretende alcançar um cargo gerencial nos próximos cinco anos ou abrir sua própria empresa. Por isso, reflita: essas habilidades fazem sentido para a sua trajetória?

Se adquirir e desenvolver conhecimentos nessa linha é um passo importante para alcançar a carreira que deseja, aí sim, o MBA é uma opção interessante. 

Outro ponto a ser avaliado é a sua maturidade profissional, já que é recomendável que o profissional tenha no mínimo três anos de atuação no mercado. Possuir uma uma boa bagagem técnica faz toda a diferença no processo de aprendizagem do MBA. 

 Qual a melhor pós-graduação para quem atua na área contábil? 

O conceito de “melhor” varia muito, principalmente porque não existe uma fórmula que defina qual pós-graduação para ciências contábeis é mais indicada para tal tipo de pessoa. Na verdade, como qualquer escolha, essa requer autoconhecimento e avaliação de quais as áreas têm mais a ver com você. 

De qualquer forma, como dissemos acima, a especialização dentro da contabilidade está em alta já que o controle das finanças e uma gestão tributária eficiente, por exemplo, podem influenciar diretamente no desempenho da empresa. 

Existem algumas especializações dentro da área contábil que destacaram-se nos últimos anos. Uma delas, por exemplo, é a Governança que consiste no pleno entendimento dos mecanismos contábeis. 

Um profissional com conhecimentos nesse segmento estará apto para traduzir informações em planejamento, estratégia e controle. Por isso, esse é um conhecimento desejado pelas empresas nos últimos anos. O MBA nessa área 

prepara para os processos de elaboração e tomada de decisão com base nas informações contábeis em IFRS. 

Conheça outros tipos de pós-graduação na área de contabilidade

Complementando o que discutimos acima, uma das pós-graduações mais requisitadas pelo mercado é a especialização em contabilidade em IFRS. Esse MBA precisa estar no seu radar. Entender como funcionam as International Financial Reporting Standards (IFRS) assim como interpretá-las é um insumo importante para a tomada de decisões com base em informação contábil.  Informação de qualidade e assertivas ganham cada vez mais importância e reconhecimento dentro das empresas. 

Outras áreas de destaque são a Controladoria, Gestão Tributária e Finanças. A primeira desenvolve uma visão estratégica para a gestão do capital da empresa e mostra práticas atuais de administração financeira para capacitar os profissionais para enfrentarem novos desafios. 

Um MBA nessa área amplia o potencial analítico o que ajuda a ampliar a atuação de executivos financeiros e controllers em mercados cada vez mais globalizados. 

Já uma pós-graduação em Gestão Tributária ensina o profissional a mensurar os impactos dos tributos incidentes sobre o valor agregado de produtos e serviços e oferece aos  participantes uma visão aprofundada sobre o processo de incidência dos tributos e como prever os impactos sobre o desempenho das organizações. 

Um MBA em Finanças oferece conhecimentos em fundamentos financeiros, econômicos e contábeis e o uso de técnicas e ferramentas de análises avançadas de modelagem financeira. 

Dessa forma, o profissional torna-se apto a gerenciar e desenvolver de negócios e organizações que reinventam e se consolidam ao longo do tempo. Ser um especialista em finanças é uma competência altamente estratégica, principalmente, em um mercado cada vez mais competitivo e global. 

Ganhe tempo e seja um profissional mais completo! Matricule-se em uma pós-graduação em contabilidade e fique preparado para os desafios do mundo moderno. 

Compartilhe

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.