Você deseja saber mais sobre gestão de projetos?

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa? Aqui nesse post, você entende mais sobre essa área estratégica para as organizações. 

Qual a importância da gestão de projetos para uma empresa? A palavra “gestão” refere-se a gerenciamento visando a otimização de recursos. Se esse processo for dotado de inteligência de mercado e ferramentas para traçar ações estratégicas, os resultados de toda a organização serão maximizados. Além de ser possível construir planejamento executável e assertivo.  

Por isso, dentro desse panorama, fica evidente que, na prática, a gestão de projetos é fundamental para o sucesso de toda e qualquer organização. Principalmente nos dias atuais, onde a jornada de compra do consumidor está em constante mudança e ainda sendo desbravada pelas empresas. 

Conhecimentos sobre como gerir projetos sinaliza que o profissional está apto para tomar decisões mais assertivas, aprimorar processos e alcançar as metas previstas. Em suma, ser um especialista em gestão de projetos, por si só, é um título impactante para qualquer carreira. 

O que você deseja saber mais sobre a gestão de projetos? Aqui nesse post, vamos mostrar: 

  • Por que estudar gestão de projetos;
  • Qual tipo de atuação é necessária para atuar nessa área; 
  • Como funciona o MBA em gestão de projetos. 

Vamos lá? 

Por que estudar gestão de projetos?

Como dissemos no começo do texto, ser um especialista em gestão de projetos é essencial para quem pretende alcançar outro patamar dentro das empresas. Um profissional dotado de conhecimentos aplicáveis em gerenciamento das áreas é visto como uma referência e alguém capaz de guiar a organização rumo aos resultados esperados. 

A gestão de projetos, muitas vezes, engloba todos os setores da empresa, desde o financeiro, recursos humanos, projetos até vendas e marketing. Uma das suas principais atribuições é exatamente gerenciar os processos de forma eficiente e menos burocrática.

Além de priorizar as tarefas, organizar e gerenciar recursos e tempo, esse gestor tem como função: 

  • Aprimorar a comunicação; 
  • Evitar ruídos indesejados; 
  • Aumentar a produtividade de toda a equipe; 
  • Interligar os setores; 
  • Centralizar a comunicação. 

 Quem atua em gestão de projetos precisa ter qual tipo de formação?

 Além das funcionalidades descritas acima, o gestor de projetos precisa ter um conhecimento em marketing, inovar e pensar fora da caixa. Nesse momento, você deve estar se perguntando: mas qual formação é adequada para quem gostaria de atuar nessa área? Normalmente, quem segue essa área tem uma formação em engenharia, administração, marketing ou áreas afins.

No entanto, isso não impede que qualquer graduação possa especializar-se em projetos. Afinal, diversas formações capacitam pessoas a administrar os recursos, pensar em soluções tecnológicas, ferramentas inovadoras, contratar sistemas de automatização, melhorar os processos e mensurar resultados. Isto é, literalmente, fazer a empresa lucrar mais, gastando menos. 

Ou seja, qualquer profissional graduado pode ampliar seus conhecimentos em gestão estratégica, adquirir um diferencial competitivo e dar uma guinada na carreira. 

 MBA em gestão de projetos. Expanda seu conhecimento.

Como é possível perceber, ocupar um cargo de gestor de projetos exige muita responsabilidade. E além das habilidades técnicas é necessário aplicar os conhecimentos, na prática, e ter atitude para conduzir o processo. Fora toda essa lista de competências que citamos acima, um bom gestor precisa estar aberto a inovação. 

Por isso, especializar-se em MBA em gestão de projetos inovadores pode 

facilitar muito o dia- a-dia do profissional. Ainda mais em um mundo onde surge uma grande variedade de projetos, extremamente complexos, com orçamentos expressivos, diferentes graus de novidade, prazos desafiantes e riscos inerentes. 

O MBA USP em Gestão de Projetos Inovadores foi criado justamente para ajudar os profissionais a adquirir conhecimento, desenvolver a aplicação prática e criar a atitude necessária para o exercício da atividade gestora de projetos. Todo profissional, independentemente da área de atuação, pode aprender competências contextuais, técnicas e comportamentais através dessa especialização. 

Ser um especialista em projetos é quase uma condição obrigatória para qualquer pessoa que deseja ascender dentro de uma empresa. Ou ainda que queira adquirir conhecimentos para gerenciar seu próprio negócio. Se essas são as suas ambições profissionais, não perca tempo. 

Ganhe tempo e seja um profissional mais completo! Matricule-se no MBA em gestão de projetos inovadores e esteja preparado para os desafios do mundo moderno. 

Compartilhe

Deixe uma resposta