Você sabe qual o significado de Lato Sensu?

Descubra o que significa a expressão ‘Lato Sensu’ e como uma pós-graduação dentro desses moldes pode ajudar a sua vida profissional.

Lato sensu que dizer “em sentido amplo” em latim, uma expressão que significa que algo deve ser interpretado no sentido lato – mais abrangente. É mais utilizada em outras línguas em áreas como Direito, Linguística, Semiótica e, aqui no Brasil, é usada para distinguir os cursos de pós-graduação de menor duração – como as especializações e os MBA. 

Em contraposição, os cursos de pós-graduação longa duração como o mestrado e doutorado são chamados de Stricto sensu (em sentido estrito). De modo prático, as pesquisas conduzidas nas pós-graduações stricto sensu discutem novos problemas e comprovam novas teorias. Já as lato sensu são direcionadas a aplicar as teorias já existentes na resolução de novos problemas. 

Como funciona as pós-graduações Lato Sensu

Como dissemos acima, as pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e os Master Business Administration, conhecidos como MBA. Possuem duração mínima de 360 horas, ao final do curso, após apresentar monografia ou trabalho de conclusão de curso, o aluno obtém um certificado – e não diploma. 

Além disso, existe a modalidade de MBA realizada a distância, conhecida como EAD, uma forma de ensino online destinada a pessoas que não podem comparecer diariamente aos pólos das instituições ou ainda necessitam de flexibilidade nos horários de estudo – por diversas razões. 

A modalidade EAD possui a mesma carga horária das presenciais e, por lei, o diploma possui a mesma validade. Além disso, para ser credenciado pelo MEC, precisa ter pelo menos 50% dos professores com título de mestre ou de doutor, obtidos em programa Stricto Sensu. 

Agora, você já sabe a diferença, não é mesmo? 

Quem pode fazer uma pós-graduação EAD Lato Sensu? 

O MBA é destinado a quem gostaria de aprimorar os conhecimentos, com visão mais aprofundada e global. É o próximo passo para quem gostaria de avançar em habilidades específicas e ocupar cargos como empresários, executivos e gestores. 

A maioria dos profissionais interessam-se pelo MBA EAD porque é uma forma de desenvolver capacidades específicas para a área de negócios com horários de estudos flexíveis e sem sair de casa. 

O aluno aprende, por exemplo, a executar estratégias de inovação, aprimorar visão estratégica, conhecer as principais ferramentas de gestão dentre outras habilidades sem precisar deslocar-se todos os dias. Para aquelas pessoas que gostam da ideia de “estar em casa”, em um ambiente educacional conhecido essa é uma boa opção. 

Outra vantagem é ter acesso a uma pós-graduação de qualidade, com professores de universidades renomadas, diversificar as instituições de ensino, ampliar a rede de conhecimento e as visões de mundo. A pessoa que valoriza estar plenamente habilitado e levar sucesso para qualquer empresa que deseje atuar, pode desfrutar dessa modalidade. 

A ideia que queríamos trazer com esse texto é de que, independentemente da sua área ou do seu perfil, se sua motivação é expandir seus conhecimentos, adquirir novas habilidades, tornar-se um especialista e conquistar a carreira dos seus sonhos, a pós-graduação lato sensu EAD é um excelente caminho.

No entanto, como todas as informações que trouxemos aqui, tudo depende das suas pretensões e do seu plano de carreira. Avalie. Aqui no nosso blog, você encontra informações para te ajudar a traçar os próximos passos da sua vida profissional. 

O que acha de começar um MBA e tornar-se um profissional desejado pelo mercado? Entre aqui e conheça quais as opções!

Compartilhe

Deixe uma resposta