Entenda como funciona a pós graduação

Aqui você vai aprender mais sobre o que é, como funciona o processo seletivo, quanto tempo dura,  entre outras informações. Leia! 

É muito comum que as pessoas busquem por novas formas de qualificação depois da graduação. Afinal de contas, independentemente dos seus planos profissionais, seja crescer no mercado de trabalho ou abrir um negócio, é fundamental continuar aprendendo – ainda mais no atual mundo competitivo. 

Nesse momento, a pós-graduação surge como uma boa ideia. É uma opção viável para dar continuidade nos estudos, abrir as portas para novas oportunidades e ainda para impulsionar a carreira. 

Esse post foi criado para que você entenda como funciona uma pós-graduação, tire suas próprias conclusões e consiga definir qual é a melhor opção para seu plano de carreira. 

Boa leitura!

O que é e como funciona a pós graduação? 

Como o próprio nome diz, a pós-graduação é um curso realizado depois de formado na faculdade. Dentro do leque de opções, existem vários caminhos que podem ser seguidos, como uma especialização, MBA ou ainda um mestrado ou doutorado. 

Cada um dessas opções possuem suas particularidades e especificações. Vamos nos aprofundar melhor em cada uma delas: 

Especialização

Dentro das chamadas lato sensu, a especialização é voltada para quem quer aprofundar seu conhecimento em determinado assunto. O processo seletivo, normalmente, é mais simples, onde é exigido apenas o diploma e uma avaliação do currículo. O aluno precisa desenvolver uma monografia final para conseguir o certificado de conclusão de curso. 

MBA 

O MBA também é uma pós-graduação  lato sensu e um dos seus diferenciais é a estrutura focada nos pilares da administração e da gestão empresarial. É indicada para profissionais com pelo menos três anos de experiência no mercado e que querem refinar suas capacidades nessas áreas. 

O processo seletivo do MBA costuma ser mais meticuloso e, em geral, o curso demora cerca de dois anos – dependendo da instituição de ensino. 

Mestrado

Dentro da modalidade stricto sensu, o mestrado tem duração de dois a três anos e destaca-se por ser uma pós-graduação voltada para quem gostaria de conduzir uma  pesquisa científica para aprofundar-se em um assunto em específico. É ideal para quem deseja seguir carreira acadêmica ou ser docente. 

Para obter a titulação, o aluno precisa defender uma dissertação diante de uma banca. O processo seletivo é criterioso, envolvendo entrevistas sobre o projeto de pesquisa e provas escritas. Normalmente, é exigido o conhecimento em uma língua estrangeira. 

Doutorado

O funcionamento é semelhante o do mestrado, com a diferença de que os 

níveis de exigência são maiores e o tempo de pesquisa para a conclusão da tese são de quatro anos. Nessa modalidade stricto sensu, o nível filosófico, teórico e o propósito da pesquisa são mais profundos. 

Como funciona o processo seletivo de uma pós-graduação?

O vestibular  analisa o conhecimento do aluno por meio de um prova. Já o processo seletivo da pós-graduação costuma ter uma diversidade maior de critérios, dependendo do tipo e da instituição de interesse. 

Como você pode notar no item anterior, as pós-graduações stricto sensu (mestrados e doutorados) costumam ser complexo nos seus processos seletivos. Já as lato sensu (especializações e MBAs), no entanto, baseiam o processo seletivo em análise de requisitos, curricular e a aplicação de uma prova. 

E sobre a duração, como dissemos acima, isso depende do tipo de curso você escolher. 

Normalmente, as pós de especialização costumam durar um ano. O MBA pode durar de um a dois anos, geralmente. A duração dependerá do tipo de curso, carga horária, frequência de aulas e da instituição. Já o mestrado e doutorado duram dois e quatro anos, respectivamente. 

A Fundace oferece opções de cursos de MBA presencial e por EAD ministradas por professores que fazem parte do corpo docente da USP e que possuem experiência de mercado. O tempo de duração são de 12 a 24 meses, dependendo do curso escolhido. 

O que acha de dar uma olhada e conferir quais as opções de cursos disponíveis? Entre aqui, conheça detalhes dos MBA a distância e encontre os mais adequados para você! 

Compartilhe

Deixe uma resposta