Por que aprender modelagem financeira vai alavancar sua carreira?

Modelagem financeira

Modelagem financeira é uma ferramenta de gestão que pode ser um verdadeiro diferencial no seu currículo e na sua atuação profissional 

Modelagem financeira refere-se a modelos de projeções financeiras, fundamentados em determinado conjunto de premissas, com o objetivo de 

prever o desempenho futuro de algo. Pode ser uma empresa, uma ação, uma carteira de negócio… etc. 

Em outras palavras, um modelo de projeções financeiras, ou financial projection model, é um cálculo complexo para trazer uma visão de futuro.

 É um conhecimento extremamente útil, cuja aplicação prática consiste em compreender melhor o desempenho da empresa e potencializá-lo. Com essas informações, é compreensível que modelagem financeira é uma das habilidades mais valorizadas no mundo dos negócios e das finanças na atualidade. 

Adquirir conhecimento no assunto é pode alavancar a sua carreira dentro da gestão financeira além de possibilitar a ascensão profissional que tanto deseja. Como? Aqui nesse post, vamos contar com mais detalhes. 

Para que serve o modelo de projeções financeiras? 

Como falamos acima, a modelagem financeira consiste na construção e organização de dados numéricos e equações com o intuito prático de representar uma versão simplificada de um desempenho X no futuro. 

E como dissemos também, essa informação é muito útil para tomar grandes decisões. Um fundo de investimentos, por exemplo, pode apoiar-se nesses dados para comprar uma determinada empresa ou ainda para colocar um aporte financeiro nela. 

Criar um modelo financeiro para uma empresa envolve uma compreensão bastante específica sobre como o negócio funciona: quais são os produtos, como são vendidos, como os processos criam receitas e custos e o impacto na economia e no setor em que atua.

Além de dados concretos, a modelagem financeira também baseia-se em premissas, os chamados inputs, ou seja, as informações fundamentais para tornar projeções ainda mais precisas. 

Por isso, aprender a modelagem financeira é especialmente útil para algumas profissões específicas, como: 

  •  analistas de equity research; 
  •  fusões e aquisições (M&A); 
  •  gerentes de bancos e fundos; 
  • private equity; 
  • consultores;
  • contadores; 
  • analistas de private banking; 
  • avaliação profissional. 

Por que aprender modelagem financeira vai alavancar a sua carreira?

Curso de Finanças
Aprenda mais sobre modelagem financeira no nosso curso MBA EAD Finanças!

A capacidade de criar e entender modelos matemáticos é um grande diferencial para o profissional que deseja destacar-se nas áreas de finanças e contabilidade. 

Muitas empresas procuram pessoas que estejam habilitadas em solucionar os problemas no mundo real por meio de modelos matemáticos e tratamento numérico dos resultados.

Para isso, quem pretende aprender sobre modelagem financeira precisa atualizar e reciclar as competências e identificar as oportunidades, riscos e compreensão do comportamento do mercado.

Assim, é recomendável desenvolver habilidades específicas e relacionar informações como projeções de resultados, balanço patrimonial e demonstrações de fluxo de caixa. Além disso, é fundamental dominar uma ferramenta de projeção, como o Excel. 

Porém, para que o profissional seja bem-sucedido na área de modelagem financeira, recomenda-se que busque uma especialização. Para desempenhar essa tarefa, é necessário que o analista desenvolvam fortes habilidades organizacionais. Ou ainda, tenha profunda compreensão de conceitos como contabilidade e finanças. 

Investindo no curso certo, espera-se que no final, o profissional possa criar um modelo dinâmico e prático, avaliar as projeções e resultados do investimento e destacar-se no mercado. 

O que acha de começar uma especialização, capacitar-se em modelagem financeira e tornar-se um profissional ainda mais desejado pelo mercado? Entre aqui e conheça o MBA EAD Finanças da Fundace USP!

Compartilhe

Deixe uma resposta