Se você quer se tornar um gestor de marketing, então precisa saber disso!

Todo gestor de marketing precisa saber qual o seu papel dentro da empresa assim como o que é esperado no dia a dia da profissão. Saiba mais aqui!

Faz alguns anos que o mundo despertou para o papel estratégico do marketing a qual promete ser uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho na próxima década. 

Dentre as diversas vertentes que existem dentro do segmento, o gestor de marketing destaca-se por possuir um papel estratégico e adequar os produtos ou serviços às necessidades e linguagem do público alvo.

Também está dentre as funções, manter-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos, às mudanças culturais e sociais e outros índices que podem impactar no seu mercado de atuação. 

Aqui nesse post, você vai saber mais sobre a profissão de gestor de marketing, como funciona a rotina, sua principais atribuições e outras informações que você precisa saber. Confira. 

Como funciona o dia a dia do gestor de marketing? 

Marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor. E para isso, é importante conhecer a fundo o público-alvo. O gestor de marketing é exatamente quem vai coletar todas as informações que influenciam o processo de compra do consumidor. Depois disso, estratégias de vendas que influenciam na tomada de decisão.

Isso inclui analisar o mercado no qual está inserido, realizar pesquisas de comportamento do consumidor, levar em conta as tendências da economia, demografia, idade e gênero por região. Além disso, o profissional deve levar em consideração fatores externos como: 

  • avanços tecnológicos; 
  •  mudanças culturais; 
  • ambiente ecológico ou natural; 
  • fornecedores e concorrentes. 

Com isso em mãos, o gestor de marketing pode pensar em como aumentar as vendas de produtos e serviços por meio do engajamento social, boa comunicação com o público e inovação. 

Quais as atribuições de um gestor de marketing?

MBA Marketing
Confira nosso Curso EAD Gestão de Marketing Estratégico

Como você pode reparar acima, são muitas atribuições de um gestor de marketing e normalmente, existe uma equipe qualificada para conseguir lidar com as tarefas e desafios. 

Um dos maiores desafios dessa função é ser um bom líder, o que inclui conhecer seus colaboradores e aprender a explorar as potencialidades de cada um de forma positiva. Mas, claro, não adianta ter qualidade se as pessoas não estiverem comprometidas e engajadas com sua forma de liderar. 

Assim, é possível determinar qual profissional é o mais qualificado para executar determinada tarefa. Além disso, o gestor de marketing precisa saber como oferecer liberdade e autonomia para que outras pessoas resolvam determinados tipos de situação. 

Dentro desse contexto, o gestor de marketing precisa saber organizar as atividades, o cronograma, a condução das pesquisas e definir os indicadores para acompanhar os resultados das ações. E tornar tudo mais produtivo e eficiente.

O que acha de começar uma especialização em marketing e tornar-se um profissional desejado pelo mercado? Entre aqui e conheça o nosso curso!

Compartilhe

Deixe uma resposta