04 estratégias de Kotler que continuam atuais

Saiba mais sobre essas estratégias de Kotler, um dos expoentes do marketing, considerados por muitos como o guru e influenciador da área e veja também como ele ainda influência o marketing moderno.

É praticamente impossível falarmos de marketing e não citarmos o americano Philip Kotler. Considerado como o maior especialista em marketing do mundo e, um dos pioneiros do assunto, antes mesmo dessa área ser conhecida pelo grande público. 

Natural de Chicago, nos EUA, Kotler possui uma trajetória incrível, com algumas consultorias e planejamento de marketing de peso no currículo como IBM, Motorola e Bank of America. 

Além disso, em 1967 publicou, o que é considerado por muitos como a bíblia do novo marketing, o livro “Administração de Marketing: Análise, Planejamento e Controle”. 

Os conceitos de Kotler aplicados no marketing foram influenciadores no decorrer desses anos e suas ideias ainda são aplicadas até hoje. Um deles, conhecido como 4P´s do marketing, é extremamente atual e ajuda milhares de  empresas a montar suas estratégias. 

Aqui nesse post, vamos mostrar 04 estratégias desse grande nome do marketing que continuam atuais e ditam as regras dos negócios, ajudando as grandes empresas a alcançarem seus resultados. Vamos lá! 

04 estratégias de Kotler que são úteis até hoje em dia 

#1 Marketing 4.0 

Esse é o estado mais avançado do novo marketing, segundo Kotler. O conceito trata da urgência das empresas ingressarem no mundo digital baseado simplesmente no fato de que o marketing tradicional morreu. 

Para Kotler, o mundo agora está focado em mídias sociais e em novas formas de relacionamento com os consumidores. Assim como no uso massivo de dados. Ele explica que para a maioria das empresas, essa transição precisa ser gradual. 

#2 De olho na sociedade 

Os consumidores estão de olho nas empresas engajadas nas causas socioambientais, humanas ou aquelas que buscam o aumento do bem estar da comunidade em que está inserida. Antes era o oposto, a saúde financeira da empresa estava em primeiro lugar,  mesmo se isso significasse o detrimento da sociedade. 

Partindo do conceito do terceiro estágio, o conhecido Marketing 3.0, as empresas precisam preocupar-se em fazer do mundo o lugar melhor e focar em três pilares essenciais: produto, serviços e valor. 

#3 Aposte na segmentação de clientes 

O conceito 2.0 do marketing moderno cunhado por Kotler pressupõe que não adianta apenas oferecer produtos em massa. Com o número crescente de consumidores exigentes, é fundamental que o portfólio aproxime-se o máximo das necessidades individuais de cada cliente. 

Foi, a partir disso, que surgiu o conceito de persona – aquele você já deve ter ouvido por aí. Para traçar as suas, consideradas como clientes ideais, as companhias começaram a entender melhor sobre quais são seus clientes e como podem contribuir para melhorarem suas vidas. 

#4 Inove ou morra 

Como que as empresas somem? Para Kotler, quando recusam-se a inovar e a adotar um novo sistema. Para ele, é simples: ou as companhias inovam ou morrem. 

Mesmo as tradicionais, como o McDonald’s estão constantemente apostando em ideias diferentes, evoluindo seus produtos e acompanhando as tendências do mundo atual. 

No entanto, algumas como a Kodak, gigante da fotografia na década de 80 e 90, quase faliram devido a simples relutância em investir na inovação. 

Pronto! Agora você está familiarizado com um dos maiores expoentes do marketing. Philip Kotler é um nome que precisa ser lembrado constantemente por qualquer pessoa que queira trabalhar com comunicação, marketing moderno e vendas. 

Na verdade, deve ser lembrado por qualquer pessoa que queira estar dentro do mundo dos negócios. 

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