Como me organizar para fazer um MBA?

Fazer um MBA é uma etapa importante da sua vida profissional e para isso é fundamental organizar-se para desfrutar o melhor dela.

Fazer uma pós-graduação traz inúmeros benefícios para a sua carreira e a sua vida pessoal. Mas como me organizar para fazer um MBA? Aqui nesse post, você vai entender que com organização e planejamento, consegue reorganizar a rotina, equilibrar as finanças e estar um passo mais próximo do que você imagina.

Aqui estamos partindo do princípio de que você já analisou se esse é momento certo da sua carreira, possui experiência de mercado, avaliou se tem disponibilidade de tempo e ainda condição financeira. Caso não, dê um passo atrás e pense em todos esses itens com cuidado. 

Se sim, prossiga! 

 Como me organizar para fazer um mba? Defina seu curso 

Sua primeira preocupação deve ser decidir qual curso você quer fazer. Isso envolve, além da sua área de atuação, onde deseja ir profissionalmente. Com isso em mente, a próxima etapa é decidir entre pós-graduação lato sensu (especializações e MBAs) ou  pós-graduação stricto sensu (mestrados/doutorados). 

Depois, optar pela modalidade de ensino presencial ou a distância, e então, conhecer as universidades que possuem sua formação de interesse. Vamos falar um pouco de cada um desses itens: 

Lato sensu ou stricto sensu 

Depende de onde você pretende atuar, por exemplo, caso queira ir para o ambiente universitário, pesquisas, para o meio acadêmico, a pós stricto sensu é a mais indicada pois é voltada especialmente para isso. Caso seu interesse seja a carreira executiva, o ambiente empresarial, a área de negócios, escolha a lato sensu.

Modalidade presencial ou à distância

Esse ponto depende tanto do seu tempo disponível quanto da sua disponibilidade para frequentar a faculdade quanto a deslocar-se até o local. Muitas pessoas possuem dificuldade para conciliar estudos e trabalho e, nesse caso, a modalidade a distância pode ser a melhor opção. 

Instituição de ensino adequadas 

Na sequência, leia sobre as universidades e pesquise sobre a qualidade delas. É fundamental verificar se são reconhecidas pelo MEC, qual a infraestrutura oferecida e quem integra o corpo docente. Ainda se a carga horária  do curso pretendido está adequada. Além disso, esteja atento aos valores de mensalidade. 

Como me organizar para fazer um MBA? Mudanças na rotina 

Confira também nosso post: Fazer MBA: a solução para
conseguir uma carreira de sucesso

Uma pós-graduação envolve planejamento financeiro. Por isso, o ideal é começar a poupar seu dinheiro antes mesmo de começar a formação. Algumas condutas recomendadas são: 

  • priorizar gastos; 
  • evitar desperdícios;
  • definir valores a serem poupados e ter foco e determinação.

Uma vez que tenha condições financeiras de iniciar seus estudos é o momento de passar a etapa final: a reorganização da sua rotina. Planejamento é fundamental para garantir seu sucesso como estudante. Para isso, recomendamos utilizar uma agenda ou um planner, definir seus horários de estudo e pensar no deslocamento. 

Como me organizar para fazer um MBA? Dicas finais 

Nesse ponto, você deve saber que organizar-se para fazer um MBA é essencial para você conseguir dedicar-se ao seu curso. Acredite: se você planejar a sua agenda, vai conseguir separar um tempo na sua rotina para dedicar-se aos estudos, rever os conceitos aprendidos e levar as dúvidas nas próximas aulas. 

Segundo pesquisas, realizadas com mais de 400 executivos brasileiros, 68% desses profissionais contavam com uma ou mais pós-graduações em cargo de liderança, o MBA é uma boa oportunidade de ganhar destaque em sua carreira. 

Uma das razões é que fazer e finalizar seu MBA é uma prova social de que 

você tem potencial para organizar, executar e alcançar seus objetivos. 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Então acesse nosso site e conheça mais sobre os cursos que oferecemos!

Compartilhe

Deixe uma resposta