Quando é o momento certo de fazer um MBA?

Está em dúvida sobre qual o momento certo para fazer um MBA? Esse conteúdo vai te ajudar a refletir melhor sobre o assunto. 

“Nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir “, disse Sêneca. 

Por isso, antes de questionar-se sobre “quando é o momento certo de fazer um MBA”, pergunte a si mesmo onde deseja estar daqui cinco anos. 

Fazendo essa projeção mental, você consegue traçar uma trajetória. Antes de cogitar se é o momento certo, é importante refletir se desenvolver uma visão sistêmica e mais estratégica dos negócios faz sentido para a sua carreira. 

E então é mais fácil visualizar se um MBA realmente cabe nesse caminho.

Lembre-se de que essa pós-graduação em específico tem o propósito de formar gestores e explorar habilidades como delegar, comandar, liderar, negociar, administrar conflitos e comunicação. 

Se adquirir essas habilidades é passo importante para alcançar a carreira que deseja, você está apto a descobrir o momento certo para tomá-lo. 

Quando é o momento certo de fazer um MBA? Pense no seu futuro profissional 

Em outras palavras, o que queremos dizer é que ao saber quais são os seus futuros passos profissionais, fica mais evidente descobrir quando é o momento certo de fazer um MBA. 

É recomendável que o profissional tenha no mínimo três anos de atuação no mercado. Isso porque uma boa bagagem técnica ajuda no processo de aprendizagem. 

Desta forma, o profissional sai de um MBA mais aberto às mudanças, desenvolvendo sua visão sistêmica do negócio e aperfeiçoando sua habilidade de tomada de decisões. 

O MBA ainda é indicado para quem pretende alcançar um cargo gerencial nos próximos cinco anos ou abrir sua própria empresa. É uma ferramenta fundamental para aprimorar-se em gestão e indicada para quem quer estruturar uma empresa. 

Quando é o momento certo de fazer um MBA? Avalie 

Assim, como dissemos acima, o MBA oferece base técnica, entendimento de processos, ensina a trabalhar em equipes e a formar líderes. É preciso tempo para dedicar-se e fazê-lo com empenho.  

Ao fazê-lo, você estará apto a alcançar cargos mais altos de liderança e desenvolver competências e capacidades essenciais para chegar lá. 

Para finalizar, vale a pena ressaltar o momento certo de fazer um MBA não está relacionado diretamente com a idade. 

Estamos referindo-se a etapa da vida que você se encontra, a sua bagagem adquirida e a percepção de mercado. E não aos dígitos da sua carteira de identidade. 

Fazer ou não um MBA tem relação com a sua maturidade profissional, conhecimento dos reais desafios e oportunidades presentes e futuras. E não, exatamente, com quantos anos você têm. 

Quando é o momento certo de fazer um MBA? A resposta é quando você definir seus objetivos. E isso pode acontecer em qualquer momento da vida. 

No final, você que estabelece qual o momento ideal para ingressar em um curso de pós-graduação. Apenas saiba quais serão seus próximos passos e tenha ideia das ferramentas que vai te proporcionar. 

Para isso, elabore um planejamento embasado, questione suas motivações e objetivos e então, defina quando é o momento certo de fazer um MBA. 

Ganhe tempo e distancie-se dos outros profissionais do mercado! Veja quais as opções das pós-graduações em EAD e esteja preparado para os desafios do mundo moderno.

Compartilhe

Deixe uma resposta