Quem pode fazer pós graduação?

Quem pode fazer mba

A pós-graduação é o próximo passo na carreira profissional de quem quer ser reconhecido no mercado. Saiba mais sobre o perfil dos alunos que ingressam nessa etapa profissionalizante.

Quase todos os seres humanos sonham sobre o seu futuro e sobre o que querem para suas vidas. No entanto, pouquíssimas pessoas mantêm o hábito de planejá-lo de forma estruturada. Estima-se que apenas 3% das pessoas conseguem definir seus objetivos, traçar as suas metas e criar um plano para de fato alcançá-las. 

Realmente, planejar o futuro é uma arte. Independentemente de qual seja o seu desejo, comprar uma casa, um carro ou viajar o mundo, qualquer objetivo requer planejamento. E naturalmente, para construir a sua carreira profissional, não poderia ser diferente. 

Planejar a sua trajetória profissional é importante para ocupar um cargo que traga realização pessoal, desafios profissionais, status desejado e remuneração financeira satisfatória. 

E quando organizamos quais seriam os passos indicados para  garantir um currículo melhor e assegurar as melhores oportunidades, fazer uma pós-graduação é com certeza um deles. 

Se procurar uma especialização é algo que está no seu radar, esse post é para você.  Aqui, vamos falar sobre as principais dúvidas em relação pós-graduação, quais os modelos existentes e outras orientações relacionadas com o tema. 

Nosso objetivo é que no final desse texto, você tenha o conhecimento necessário para compor os 3% que planejam seus futuros. 

Quem pode fazer pós graduação?

Quanto tempo depois de formado seria o ideal para começar uma pós-graduação? Essa é uma pergunta recorrente para muitas pessoas. Algumas questionam se ainda vale a pena se matricular, uma vez que já passaram-se anos desde a graduação. 

É importante ressaltar que não existe tempo adequado quando estamos falando sobre aprender. Todo momento é oportuno para adquirir um conhecimento específico e essa deve ser a verdadeira motivação por detrás da procura de uma pós-graduação. Toda hora é hora para tornar-se um especialista em uma área ou assunto. 

Só vale a pena relembrar de que você não pode fazer uma pós-graduação enquanto estiver cursando uma faculdade. Como o próprio nome diz, é uma especialização feita depois da graduação. Tudo tem seu momento, e o seu, com certeza, vai chegar. 

Posso fazer uma pós-graduação em uma área diferente? 

Outra pergunta que escutamos com frequência é se é possível fazer uma pós em outras áreas que não sejam relacionadas com as da graduação. E a resposta é sim. Claro. 

Qualquer pessoa que tenha em mãos um diploma de graduação (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) pode cursar uma pós-graduação lato sensu (especializações, voltadas para atuação profissional) e/ou stricto sensu (mestrados e doutorados, mais voltado para a formação científica e acadêmica) em qualquer área, quantas vezes quiser. 

Só vale lembrar que algumas vezes existem pré-requisitos que devem ser atendidos, como a proficiência em alguma língua estrangeira. Na hora de escolher, é interessante analisar as suas opções dentro dos seus conhecimentos, assim como estar alinhado com seus objetivos de carreira.

Quem pode fazer MBA?

Um dos modelos de pós-graduação Lato Sensu são as especializações Master in Business Administration (MBA), voltadas para quem quer aprimorar os conhecimentos, com visão mais aprofundada e global. É indicada para quem quer avançar em habilidades específicas, com objetivo de ocupar cargos como empresários, executivos e gestores. 

Muitas pessoas interessam-se pelo MBA porque é uma forma de desenvolver capacidades específicas para a área de negócios. Como, por exemplo, executar estratégias de inovação, aprimorar visão estratégica, conhecer as principais ferramentas de gestão e estar plenamente habilitado para levar sucesso para qualquer empresa que deseje atuar. 

Além disso, o profissional capacitado pelo MBA pode formar seu próprio negócio e tornar-se peça chave no crescimento e escalabilidade de uma empresa. Por isso, que o MBA tornou-se indispensável para quem quer alcançar uma carreira de sucesso dentro da área de gestão, vendas, finanças, etc.  

Uma opção viável e imensamente procurada são os MBAs à distância. Existe um leque de opções em diversas áreas, disponíveis tanto para quem 

concluiu uma graduação à distância ou presencial. 

O interessante dessa modalidade é que você poder fazer uma pós graduação em uma universidade renomada, diferente da cursada durante a graduação, sem necessariamente frequentar a estrutura física. Dependendo do seu perfil, isso pode ser vantajoso. 

Algumas pessoas gostam da ideia de diversificar as instituições de ensino, ampliar a rede de conhecimento e as visões de mundo. Outras preferem o conforto de “estar em casa”, em um ambiente educacional conhecido. 

Assim como todas as informações que trouxemos aqui, tudo depende das suas pretensões e do seu plano de carreira. 

A ideia que queríamos trazer com esse texto é de que, independentemente da sua área ou do seu perfil, se sua motivação é expandir seus conhecimentos, adquirir novas habilidades, tornar-se um especialista e conquistar a carreira dos seus sonhos, a pós-graduação é um excelente caminho. 

E de que existe uma perfeita esperando por você. 

O que acha de começar um MBA e tornar-se um profissional desejado pelo mercado? Entre aqui e conheça quais as opções!
.

Compartilhe

Deixe uma resposta