Saiba como a gestão financeira pode otimizar os resultados da sua empresa

Como está a gestão financeira da sua empresa? Como estão aplicados os investimentos? Qual deles gera mais despesa e qual precisa de mais atenção em seu negócio, para tomar decisões assertivas que levem ao sucesso? Se você não sabe a resposta para essas perguntas, cuidado! Você não tem o controle real da saúde financeira do seu negócio.

Não se preocupe, se você se identificou nas frases acima, é hora de solucionar esse problema! Continue a leitura, nesse artigo você vai entender tudo sobre a gestão financeira. Vamos lá?

O que é gestão financeira?

A gestão financeira é o conjunto de medidas, ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os ganhos de uma empresa. Ou melhor, são análises, avaliações, decisões e as estratégias relacionadas à administração e à captação de recursos econômicos.

Dessa forma, vários são os fatores que devem ser acompanhados. O controle de caixa, a gestão de clientes e a conciliação bancária são alguns dos exemplos. Vamos explicar um pouco mais sobre cada um deles e quais as ferramentas de gestão financeira essenciais que todo bom gestor precisa ter em mãos.

Quais as vantagens de adotar a gestão financeira no seu negócio?

A aposta em um sistema automatizado com essa finalidade rende diversas vantagens para o seu negócio. Veja os principais benefícios da gestão financeira:

Automação das tarefas operacionais

Com o auxílio de um sistema de gestão financeira, as atividades desse setor podem ser automatizadas. Um sistema de gestão financeira consegue integrar as finanças de toda a empresa e gerar relatórios seguros e precisos. Dessa forma, executa diferentes atividades rapidamente, o que assegura mais precisão ao processo e aumenta a produtividade da equipe.

Assim, sobra mais tempo para os colaboradores focarem em ações estratégicas do negócio e os gestores nas tomadas de decisões. Por exemplo: verificando como é possível aplicar os recursos financeiros para que eles tragam rendimentos e aumentem o lucro do negócio.

Facilidade no acesso das informações e relatórios

As informações são armazenadas no sistema de gestão financeira e podem ser facilmente acessadas pelo software, site ou nuvem. Assim, você consegue ter uma visão ampla das informações e fazer uma análise dos recursos disponíveis para o seu negócio. Além disso, pode aplicar ações imediatas em redução de custos, nos setores que já extrapolaram o orçamento ou investir recursos de melhorias, nos departamentos que tiveram sobra de caixa.

Os relatórios são mais consistentes e oferecem informações gerais e específicas, que diminuem as interpretações equivocadas e garantem uma análise correta. Também apresentam informações mais relevantes do que as planilhas de Excel, gerando uma melhor vantagem competitiva.

Agilidade nos resultados

Adotando um sistema de gestão financeira, os processos tornam-se mais rápidos, pois, com alguns comandos, consegue-se importar ou exportar dados. Assim, reduz da equipe as atividades manuais, como a digitação do extrato bancário no fluxo de caixa, por exemplo.

Outra vantagem é que essa agilidade também é repassada para outros setores, já que muitos departamentos dependem do financeiro para gerir os seus recursos. Assim, com uma simples checagem no sistema, as equipes conseguem informações rápidas e não precisam mais esperar por um posicionamento durante semanas.

Diminuição de riscos

Todos os negócios possuem riscos inerentes à gestão financeira, pois, as informações são geradas através de dados históricos, que são usados para definir as previsões financeiras. Se esses dados estiverem errados, consequentemente, as projeções também vão estar. Vale lembrar que o mercado está em constante mudança e isso impacta diretamente nos negócios.

Quando as finanças são controladas através de um sistema, você consegue reduzir o risco de usar informações desatualizadas ou erradas, aumenta-se o compliance e a precisão dos dados, evitando assim o descumprimento de obrigações financeiras. É importante evitar o atraso de pagamento das contas e manter-se sempre atualizado as legislações aplicadas a sua empresa. Logo, não vai precisar se preocupar com os juros e processos judiciais, que podem prejudicar as operações diárias do negócio.

Redução de arquivos físicos

A ocupação de espaços gera custos, que são desnecessários, se a empresa adotar o armazenamento de documentos no formato digital. Dessa forma, com a gestão financeira, as informações ficam salvas digitalizadas em um servidor externo ou na nuvem e podem ser acessadas facilmente pela equipe.

É interessante criar procedimentos de padronização na organização dos documentos, como a forma de armazenamento, as manutenções e prazos de descartes, conforme previsto na legislação. Os documentos são criptografados e não correm o risco de serem extraviados ou perdidos, porque são realizadas diferentes cópias digitais.

Aplicação nas PME’s

Os gestores das pequenas e médias empresas muitas vezes acreditam que o sistema de gestão financeira é uma despesa desnecessária. Contudo, o investimento compensa, por conta das funcionalidades que eles apresentam, a redução dos custos e a segurança das informações.

Vale lembrar que o valor investido na implantação ou até mesmo no pagamento da mensalidade, oferece o retorno por meio da economia de tempo, aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos operacionais, foco em atividades estratégicas e na diminuição dos riscos do negócio.

Quais são as principais funcionalidades da gestão financeira?

Agora que você já compreendeu o que é gestão financeira e os benefícios que ela traz para a sua empresa, que tal entender as principais funcionalidades disponibilizadas? Confira abaixo!

Controle de caixa

É fundamental que o gestor tenha o controle do caixa como uma ferramenta de gestão financeira. Com ele é possível saber quais são as contas a receber e a pagar, se existe atraso de pagamentos, e é possível fazer projeções de resultados a curto e longo prazo conhecendo essas informações.

Essa ferramenta é similar ao fluxo de caixa, só que mais simples, já que se torna um controle diário para fazer uma visualização rápida. Assim, a diferença do controle para o fluxo de caixa é que no segundo existe uma análise completa da saúde financeira, enquanto o primeiro apresenta uma visão geral do saldo e indica se o mês está apresentando um resultado positivo ou negativo.

Conciliação bancária

A conciliação bancária é a conferência das contas em relação ao controle interno das finanças. A importância dessa ação é poder verificar se os dados estão corretos ou divergentes, indicando as inconsistências que porventura tenham ocorrido. Desta maneira, você confronta saldos, saídas e entradas da conta em movimentação com o fluxo de caixa projetado da empresa.

Com a ajuda de um sistema de gestão financeira você consegue essas informações rapidamente e realiza o processo de comparação de forma automática. Quando há divergências, o sistema indica a situação, o que permite verificar onde está o erro, a partir de uma análise mais aprofundada das contas.

Gestão de clientes

É de suma importância a busca contínua por captação de novos clientes e a manutenção dos existentes. Eles são a sua fonte de renda, é deles que virá o dinheiro para manter o seu negócio. Portanto, tenha uma variedade de clientes para garantir um fluxo de caixa que não dependa apenas de um deles.

Mantenha um contato próximo com seu cliente, procure entender a expectativa dele em relação à sua empresa e obter informações que o ajudarão a garantir e melhorar a experiência que ele tem com seu produto ou serviço. Fidelizar os clientes é tão importante quanto manter a qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

Como puderam perceber, muitas pessoas acreditam que sabem o que é gestão financeira, só que na hora de administrar uma empresa, acabam cometendo erros que podem resultar em grandes problemas. Diante disso, é necessário realizar muitas análises sobre o que a sua empresa precisa fazer, o que acompanhar e como tirar o melhor proveito dela para evitar alguns erros. E você, sabe o que é gestão financeira? Aplica algumas das funcionalidades acima na sua empresa? Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Inscreva-se no MBA EAD Finanças!

Compartilhe

Deixe uma resposta